Sete atitudes que os Apóstolos tiveram para receber o Espírito Santo!

A graça atua sobre a natureza e supõe e cooperação humana (São Tomás de Aquino ). Para que o Espírito Santo venha é necessário se preparar adquirir virtudes, confira nessa reflexão sete atitudes que os Apóstolos tiveram para receber o Espírito Santo!

Leia mais!

O Espírito Santo veio sobre os díscipulos por sete motivos!

Primeira qualidade, tinham espírito calmo, pois isso aconteceu  “chegado o dia de Pentecostes”,14 isto é, dia de descanso. De fato, aquela festa era consagrada ao repouso, como mostra Isaías, 66: “Sobre quem repousará meu espírito, senão nos humildes e tranqüilos?”
Segunda qualidade, eram unidos pelos laços do amor, daí se dizer: “Estavam todos juntos” 15 Eles formavam, de fato, um só coração e uma só alma, porque assim como o espírito do homem só vivifica os membros corporais se estes estão unidos, também o Espírito Santo só vivifica os membros espirituais se estiverem unidos. Da mesma maneira que o fogo
apaga quando afastamos os pedaços de madeira que o alimentam, o Espírito Santo fica ausente quando há discórdia entre os homens. Daí se cantar no ofício dos apóstolos: ”.Ao encontrá-los unidos pela caridade, a divindade inundou-os de luz”
Terceira qualidade, eles estavam em lugar secreto e fechado, o cenáculo, como está dito em Oséías, 2: “Eu o conduzirei na solidão e falarei a seu coração”
Quarta qualidade, eles eram assíduos nas orações: “Perseveravam unanimemente na prece” 16 Por isso cantamos: “Os apóstolos estavam em prece, quando um barulho repentino anunciou a vinda de Deus” Ora, para receber o Espírito Santo a oração é necessária, como diz Sabedoría, (“Invoquei e o espírito da sabedoria veio sobre mim”) e]oão, 14
(“Pedirei a meu Pai que envie para vocês outro Paracleto”) .
Quinta qualidade, eram dotados de humildade, como se percebe pelo fato de estarem sentados quando o Espírito chegou. Atos dos apóstolos 2,1. Tratava-se, é claro, do Pentecostes judaico, pois apenas mais tarde, naquele mesma data, é que o Espírito Santo desceria sobre os apóstolos, evento futuramente festejado pelo Pentecostes cristão.
Sexta qualidade, estavam em paz, como se nota pelo fato de estarem então em Jerusalém, que significa: “Visão de Paz”.]oão, 20, mostra que a paz é necessária para receber o Espírito Santo, pois logo depois de dizer: “A paz esteja com vocês”, o Senhor soprou sobre eles e completou: “Recebam o Espírito Santo”
Sétima qualidade, eram elevados em contemplação, o que é demonstrado pelo fato de terem recebido o Espírito Santo quando se encontravam na parte superior do cenáculo. Sobre isso diz a Glosa: “Aquele que deseja o Espírito Santo deve se elevar acima da morada da sua carne e desprezá-la pela contemplação do espírito”

Que possamos conquistar uma a uma essas virtudes para que o Espírito venha e permaneça em nós!

Leave a Reply


4 + 6 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas