Projeto Jesus nas escolas

anglo-2 anglo-4


O projeto Jesus nas escolas é um projeto de evangelização nas escolas, que acontece em horários da sala de aula e nos intervalos com o (GOI) Grupo de oração de intervalo.  Segue o projeto na integra:

Porque evangelizar a Juventude?

A juventude é a etapa da vida que precede a maturidade; fase de novas descobertas e escolhas, namoro, vida profissional, grandes crises existenciais e amadurecimento da personalidade. Porém assistimos a um quadro bastante preocupante: “os jovens são vítimas da influência negativa da cultura pós-moderna”(DAp 318)¹ especialmente dos meios de comunicação, trazendo consigo a fragmentação da personalidade, a incapacidade de assumir compromissos definitivos, a ausência da maturidade humana e o enfraquecimento da identidade espiritual.

1.1 Uma alerta:

 

De acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 150 milhões de pessoas no mundo têm depressão. E estima-se que, nos próximos anos, 10% da população mundial sofrerá dessa doença.

A perda do sentido da vida pode levar ao suicídio. A cada um minuto, 20 pessoas se suicidam no mundo, em sua maioria na faixa de 15 a 34 anos.

 

1. Uma Análise da Juventude Contemporânea

       As famílias estão em crise, os jovens passam por profundas carências afetivas e conflitos emocionais. Há também outras ameaças que os atingem de maneira grave, entre elas o crescente número de usuários de drogas, o aumento da criminalidade, da gravidez precoce etc.

2. JUSTIFICATIVA

“A igreja não pode permanecer indiferente diante desse flagelo que está destruindo a humanidade, especialmente as novas gerações”. (DAp 422)

O jovem tem capacidade para se opor às falsas ilusões de felicidade e aos paraísos enganosos das drogas, do prazer, do álcool e de todas as formas de violência. Em sua procura pelo sentido da vida, são capazes e sensíveis para descobrir o chamado particular que o Senhor Jesus lhes faz.  Apesar das nuvens sombrias lançadas em nosso futuro, percebemos com alegria que os jovens são sensíveis para descobrir sua vocação, comprometendo-se na renovação do mundo à luz do Plano de Deus. Não temem o sacrifício nem a entrega da própria vida, mas sim uma vida sem sentido. (Papa João Paulo II)

¹Dap Documento de Aparecida

2.1 Projeto Aviva Andradas

O Ministério Marcos (juventude) da Comunidade Javé Nissi, atendendo a esse apelo, realiza atividades permanentes de evangelização: grupos de jovens promovendo maior entretenimento e laços fraternos; aulas de teatro, dança e violão, acampamentos e dias de lazer com momentos de espiritualidade e recreação. Além dessas atividades, também desempenha o projeto Jesus nas Escolas, no qual os jovens participantes da Comunidade evangelizam os alunos, mostrando a face jovem da igreja, dando testemunho do que Jesus fez e faz em suas vidas, por meio de pregações, teatros, danças e testemunhos de vida.

3. METODOLOGIA

·         Levamos até as escolas o anúncio da palavra de Deus e temas referentes ao contexto da juventude.

·         O projeto é ecumênico, sem pretensões de discutir assuntos religiosos; mas com o único objetivo de anunciar a pessoa de Jesus Cristo e promover a formação humana.

·         Dentro dessa evangelização inicial, promovemos Grupos de Oração de Inervá-lo (GOI) semanais.

·         Será proposta uma extensão do GOI para aprofundar relações fraternas: práticas de esportes, retiros de espiritualidade, atividades de lazer.

·          Promoveremos a evangelização familiar: Escola de pais entre outras atividades.

     MAIORES INFORMAÇÕES:

Comunidade Betânia – Casa de Formação Santa Teresinha;

Rua Esmeralda Atanásio, 251.  Andradas. Minas Gerais

Tel.: (35) 3731-5589    E-mail:  rsantosjesus@yahoo.com

Open chat
Pular para a barra de ferramentas