Doce hospede da alma!

Espírito Santo doce hospede da alma, que nos inflama com seu fogo interior, nos cumulando de graças para nossa santificação. Confira essa meditação na íntegra.


Vamos ver na Escritura que por onde Jesus passava todas as realidades eram transformadas. Não poderia ser diferente com o publicano Zaqueu, que teve a honra de receber como hospede Jesus que passava por Jericó. Quando a salvação entrou em sua casa, Zaqueu sentiu tão feliz que prometeu mudar radicalmente de vida.

“Foi hospedar-sena casa de um pecador!” 8 Zaqueu pôs-se de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, a metade dos meus bens darei aos pobres, e se prejudiquei alguém, vou devolver quatro vezes mais”. (Lucas 19.7-8).

Muito mais felizes nós deveríamos sentir se realmente a salvação de Cristo nos alcançou, isso porque temos agora como hospede o Espírito Santo, que uma vez fazendo morada em nossos corações nunca irá embora.  Essa felicidade deveria nos levar a decisão de mudar de vida radicalmente exatamente como  Zaquel.

Nesse sentido nos provoca do Catecismo: (CiC 2744). Ora, como pode o Espírito Santo ser a «nossa vida» se o nosso coração estiver longe d’Ele?

Somos templos do Espírito Santo, mas podemos extingui-lo, entristece-lo, sufoca-lo em nós. Quando nos abrimos ao arrependimento, Ele começa a operar a sua obra de amor nos purificando, penetrando em nossos corações eu fogo de amor, comunicando a nós todas as graças que precisamos para alcançar a santidade.

Os primeiros Cristãos viveram essa radicalidade ao extremo. Com audácia defendiam essa verdade até mesmo diante dos tribunais.

Santa Feliciana , no instante que ia ser martirizada justamente com seus filhos, respondia ao juiz: “As tuas caricias não me enfraquecerão, nem as tuas ameaças me amedrontarão, por que eu levo dentro de mim o Espírito Santo, que não permitirá que eu seja vencida pelo demônio. Eis o que me torna intrépida diante de ti”.

Deus em sua misericórdia infinita te agraciou, o Espírito Santo mora dentro de ti. E que acolhimento você tem dado a Ele?

Que possamos acolher em nossos corações, o Espírito Santo como Zaquel acolheu Jesus em seu coração. Aleluia!

Fontes:

Catecismo da Igreja Católica

O dom de Deus. G. Zafonnato

Biblia CNBB

Leave a Reply


6 + 4 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas