O vento sopra onde quer! (João 3,8)

O vento sopra onde quer? (João 3,8)

O vento sopra onde quer e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim é também todo aquele que nasceu do Espírito”.

Confira uma reflexão sobre o vento um dos símbolos do Espírito Santo. 

  1. O vento

Deus para revelar seus mistérios sobrenaturais usa de coisas naturais. O vento é um dos símbolos do Espírito Santo, a Sagrada Escritura nos revelam duas formas de manifestações do vento: A brisa leve e o vento impetuoso.

A brisa leve: “E depois do fogo ouviu-se o murmúrio de uma leve brisa (1 Reis 19,12).

A brisa leve se refere às experiências de consolação de Deus, o Espírito nos leva a uma paz  interior, como Elias experimentou um grande refrigério em sua alma que o curou do medo.

Mas também como de um vento impetuoso, como em pentecostes (veja Atos 2,1-4) que se refere a poder de Deus.

Esse vento “brisa leve e vento impetuoso” por onde passa sopra!

  1. O vento sopra

No livro de Gênesis quando Deus criou o homem, sua obra foi realizada em duas dimensões, primeiro fez o homem da terra, como um oleiro conduz um vaso em suas mãos. Aqui temos a dimensão material do homem.

Mas faltava alma, vida, inteligência racional ao homem. Então o Senhor Deus, soprou nas narinas de Adão o seu Espírito, folego de vida. “Então o Senhor Deus formou o ser humano com o pó do solo, soprou-lhe nas narinas o sopro da vida, e ele tornou-se um ser vivente” (Gn 2,7).  Temos a segunda dimensão, a espiritual, o homem possui essas duas dimensões material e espiritual.

No novo testamento Jesus ressuscitado recria a obra do Pai. Os discípulos estavam trancados por medo dos judeus. Então Jesus vem e deseja a paz, soprando sobre eles o Espírito Santo para que pudessem ter vida  nova. (veja João 20,19-22).

Peça a Jesus hoje: Sopra seu vento de vida nova em meu coração, o seu ruah como diziam os Hebreus, o seu vento, sua respiração, seu poder. Vem dos lábios do ressuscitado, Espírito Santo preenche o vazio do meu coração.

  1. Sopra onde quer

Mas ao clamar vem Espírito saiba:  O Espírito Santo é Senhor.   (2 Cor 3,17) Pois o Senhor é o Espírito, e onde está o Espírito do Senhor, aí está a liberdade.

                    Muitas vezes queremos determinar  a forma do Espírito Santo agir, queremos fazer algo impossível estocar o vento, controla-lo. O Espírito Santo é vento impetuoso ou ar condicionado?

 Se quisermos recebe-lo precisamos nos render, ser dóceis, deixar ele agir.  Não precisamos ter medo de sua ação em nós, quando o vento passa ele só destrói, leva o que esta morto, sem raiz.  

 Que o Espírito venha e leve para longe nossas sujeiras, os entulhos e poeiras de nossa alma, o orgulho do homem velho que ainda existe em nós.

 Se nos rendermos a sua ação purificadora, ouviremos a sua voz;

  1. E ouves a sua voz: (Ap 2,7) Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Ouvir implica em intimidade, comunhão, estar atento, se voltado para aquele que deseja se comunicar. Como temos dificuldade para ouvir o Espírito Santo?  Temos dificuldade por que nosso relacionamento com ele ainda é superficial, falta nos intimidade.

Aprenda a desenvolver essa escuta  espiritual, ouça o que o Espírito quer lhe revelar.

  1. Mas não sabes de onde vem ! Sem uma vida de oração nunca descobriremos o agir de Deus. O Espírito revela a obra do Pai de duas formas: Inspiração e revelação.

Inspiração é o que ele nos faz intuir, conhecer no mais profundo do coração o desejo de Deus para nós. Revelação significa tirar o véu, levar ao conhecimento que de maneira anterior estava oculto. Os homens carnais não conseguem discernir as coisas espirituais e acham loucura afirma São Paulo (veja 1 Cor 2,14).

Esse conhecimento só é dado pelo Pai, que procura os verdadeiros adoradores, aqueles que buscam a sua face, que tem fome e sede de sua glória.

  1. E nem para onde vai.

Deus tem planos maiores e melhores para nós. Ele opera de múltiplas formas e pode agir infinitamente mais do que já o experimentamos.

Deus quer nos levar com sua unção:

A lugares onde jamais chegaríamos. A conquistar o que jamais conquistaríamos. A ser o que jamais seriamos se não fosse a sua poderosa graça.

Concluindo:  Todos eles elementos nos revelarão uma verdade:  Seremos novas criaturas.

  1. Assim é também todo aquele que nasceu do Espírito”.

Como precisamos de um novo nascimento. De nascer do alto como Nicodemos e experimentar Jesus de uma forma sobrenatural. Clamemos a Ele:

Vem, vem, vem… Espírito Santo!

Leave a Reply


8 + 1 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas