É NECESSÁRIO PERMANECER! Estudo de (cf João 15.1-16)

Resultado de imagem para a videira a seiva

 

É NECESSÁRIO PERMANECER!  

 Quem não permanecer em mim será lançado fora, como um ramo, e secará (João 15.6). Confira o estudo dessa parábola na íntegra:

leia mais…

Para revelar a importância da vida interior aos seus discípulos o Senhor Jesus usou uma parábola muito simples ao qual todos foram capazes de compreender, ele usou a parábola da videira (cf João 15.1-16)

Nessa parábola ele falou de quatro elementos:

  1. O agricultor –
  2. A videira –
  3. Os ramos
  4. Os frutos
  5. E a seiva.
  1. O Pai é o agricultor:

O Agricultor é o profissional responsável por cultivar a terra, ele sendo o dono toma a iniciativa de toda ação, semeia, planta, poda, rega, cava… visando zelar e cuidar de todo cultivo. O Agricultor realiza suas atividades diárias em vista de um todo com sua força e sabedoria.

Nesse sentido Jesus quer nos revelar que Deus é Aquele que cuida de nós diariamente, mesmo quando Ele nos poda é para que possamos produzir mais frutos.

  1. Jesus é a videira.

A videira sustenta e alimenta os ramos. Jesus explicou que ele é a videira verdadeira, porque somente nele temos vida e o sustento diário, não existe outra fonte de vida, desligados de Jesus morremos ou como o ramo secamos.

  1. Os ramos somos nós.

Os ramos são aqueles que dão as folhas e frutos, mas os mesmos só podem produzir se estiverem ligados, bebendo continuamente da seiva. Os ramos somos nós que uma vez batizados nos tornamos os membros do corpo de Cristo, cada membro tem sua função especifica para o bom funcionamento do corpo, como os ramos na videira.

  1. Os frutos são as manifestas do Espírito Santo em nós.

Os bons ramos dão fruto, com a ajuda da videira e do agricultor. Jesus disse que Deus é glorificado quando damos fruto e os mesmos permanecem (cf João 15.8-10). Esse fruto não aparece logo, do nada. Ele nasce e cresce quando permanecemos amamos a Deus e obedecemos a Seus mandamentos.

A Bíblia diz que o fruto do Espírito, que surge quando ficamos ligados em Jesus, é: Amor, Alegria, Paz, Paciência, Amabilidade, Bondade, Fidelidade, Mansidão, Domínio próprio – (Gálatas 5.22-23).

Mas os frutos só aparecem se os ramos ligados na videira receberam a seiva.

  1. A seiva, o Espírito Santo.

Você sabe o que é a seiva de uma planta? A seiva é um líquido, parecido com água que existe dentro da planta. A seiva leva para os galhos e folhas da planta, nutrientes (alimentos) que a raiz absorve da terra. A seiva faz a planta ficar viva e saudável, é como se fosse o sangue da planta. Quando nós cortamos um galho, ele deixa de receber a seiva e em pouco tempo fica murcho e morre. Para que uma planta viva ela precisa receber a seiva que traz o alimento das raízes.

O mistério da palavra: Para receber essa vida interior é necessário permanecer.

Quando não estamos ligados a Ele, não recebemos a seiva e não podemos produzir frutos. Permanecermos ligados nele é fundamental, uma questão de sobrevivência.

Mas como então podemos fazer para permanecermos ligados à videira, que é Jesus e receber a seiva que é o Espírito Santo?

ORAÇÃO! é por meio da oração permanecemos e rebemos sua vida interior, tudo o que fazemos o estudo e anuncio da palavra, a busca dos sacramentos e nossa adesão a comunidade só terá eficácia ao ponto de nos tornarmos frutíferos se nos lançarmos em um profunda vida de oração. KBÇÃUM: #AORAÇÃONÃOÉTUDOSÓ100%

Permaneça ligado em Cristo, que Deus abençoe!

Leave a Reply


1 + 5 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas