Eis que estou convosco !

♥ “E eis que estou convosco todos os dias até o fim do mundo” (Mt 28,20).

“Eis que estou convosco ”  uma das promessas mais consoladoras de Cristo para sua Igreja de todos os tempos , podemos desfrutar de sua presença viva no meio de nós. Aleluia!

Leia mais…

Diante dessa promessa quero fazer duas exortações:

1° Essa promessa poderosa não se restringe aos apóstolos!

Jesus, morrendo na cruz, restituiu-nos a vida,
a sua própria vida; ressuscitado dentre os mortos, concedeu-nos o direito à sua glória. No dia de Pentecostes, o Espírito Santo trouxe de volta ao mundo o Cristo ressuscitado, não por um dia, ou só para a primeira comunidade cristā, mas para que “permaneça conosco todos os dias
do mundo”, isto é, até quando estiver realizada até o fim dos tempos.

Exortava Pedro no dia de Pentecostes:
(Atos dos Apóstolos 2,39)
“Pois a promessa é para vós, para vossos filhos e para todos os que ouvirem de longe o apelo do Senhor, nosso Deus.”

As promessas de Cristo não são apenas para aqueles que estavam perto , no tempo histórico,  mas para todos aqueles que estavam longe , não só territorialmente mas em todos os tempos.

O Senhor Jesus confiou uma missão a sua Igreja : “Assim como o Pai me enviou, também eu envio a vós” (Jo 20,21).

Em outras palavras, a mesma missão que
ele recebeu do Pai, de pregar a Boa-nova e de confirmá-la com os prodígios, as curas, os milagres, os exorcismos etc., transmite-a aos apóstolos  ” aos enviados em missão “. Exatamente a mesma como a recebeu do Pai, não reduzida nem limitada. “Como o Pai me enviou, assim eu vos envio”.

O Cristo histórico de ontem e o Cristo místico de hoje, vivo na Igreja, não são duas pessoas, mas uma só, a mesma, com a mesma missão e com os mesmos poderes. Portanto, aquilo que o Espírito começou a fazer então, não pode não continuar a fazer hoje, encontrando-se diante das
mesmas necessidades.

2° O que temos que fazer para viver essa promessa é nos abrir ao poder do Espírito Santo.

“Eis que estou convosco ” Essa promessa por excelência se cumpre na Eucaristia ” Quem se alimenta da minha carne e bebe do meu sangue permanece em mim e eu nele” ( João 6,56).

Mas também podemos experimentar essa presença na Palavra ,  na oração,  em Comunhão com os irmãos em Nome do Senhor e nos pequeninos e pobres.

Mas todos esses meios se tornam uma realidade em nós por pelo Espírito Santo, é o Espírito Santo que torna Cristo vivo em nós e através de nós.

Cristo vive em nós no Espírito Santo, e o mesmo Cristo que  era ontem, é hoje e será sempre o mesmo ( Hebreus 13,8), se nós nos abrirmos a Ele pelo poder do seu Espírito.

Os apóstolos ainda não tinham uma teologia sobre o Espírito Santo, mas tinham uma experiência dele e exerciam seus dons.
Na porta do templo Pedro disse ao aleijado: “Em nome de Jesus Nazareno, levanta-te e anda” (At 3,6).
Bastava a sombra de são Pedro para curar os doentes! “E a multidão concorria a Jerusalém também das cidades circunvizinhas, trazendo os enfermos e os atormentados por espíritos imundos, e todos eram curados” (At 5,16).

Essa era a fonte de sua vida e força:  A experiência do Espírito Santo. Portanto não fiquemos apenas admirando os feitos da Igreja primitiva mas também o desejemos , o mesmo Espirito que escreveu de forma gloriosa a vida dos primeiros Cristãos hoje deseja manifestar a nós a glória de Cristo para que Cristo seja tudo em todos e continuemos a escrever a história.

Vamos rezar:

Senhor Jesus cremos em sua presença,  cremos em sua promessa , cremos em sua palavra , o Senhor está conosco agora ,  derrama sobre nós o seu santo Espírito para que possamos tomar posse de todas as suas promessas amém.

Leave a Reply


6 + 8 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas