Como vencer as oposições à obra de Deus?

Resultado de imagem para oposições

Como Enfrentar a Oposição à Obra de Deus?

Aprenda como avançar mesmo diante de muitas oposições. Confira esse ensino na íntegra!

No capitulo quatro de Atos dos apóstolos, São Lucas revela que os apóstolos uma vez soltos da prisão e proibidos de falar no Nome de Jesus não se intimidaram, mas foram anunciar com coragem a palavra de Deus, sem temer as oposições levantadas. “Agora, Senhor, olha as ameaças que fazem, e concede que os teus servos anunciem corajosamente a tua palavra” E em resposta ao desejo de avançar independentemente das oposições o Senhor manifestou a sua glória: Quando terminaram a oração, tremeu o lugar onde estavam reunidos. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus. (Atos 4,29;31).

A Igreja de Jesus sofria uma grande perseguição que podemos ver em todo o livro de Atos dos apóstolos, onde os mesmos diante da pregação do Evangelho são presos e até martirizados. Mas mesmos diante dessas oposições a semente do Evangelho continuava a ser lançada e a graça se espalhava como o fogo no canavial.

A oposição sempre foi uma realidade constante e presente na obra de Deus. Em todas as épocas e lugares onde algo começou a ser feito para a glória de Deus, pessoas e instituições se levantaram contra, na tentativa de impedir a todo custo à implantação, o avanço e a conclusão do projeto divino.

Na Bíblia temos vários exemplos de oposição à obra, e/ou às pessoas envolvidas na obra. Vejamos alguns deles:

A- Oposições exteriores:

– A oposição de Faraó na libertação do povo do Egito (Êx 5,1-23ss)

– A oposição dos reis dalém Jordão na conquista da terra de Canaã (Js 1,10ss)

– A oposição de Senaqueribe contra Judá (2 Rs 18,13ss)

– A oposição dos príncipes e presidentes no reinado de Dario contra Daniel (Dn 6,1ss)

– A oposição de Sambalate e Tobias contra Neemias na reconstrução dos muros de Jerusalém (Ne 4,1-23ss)

  1. B) Oposições internas:

– A oposição nem sempre vem de fora. Quem faz a obra de Deus com zelo e integridade enfrenta oposição de dentro:

– A oposição de Coré, Datã e Abiram contra Moisés e Arão (Nm 16,1-50)

– A oposição de Saul a Davi (1 Sm 18,10ss)

– A oposição sofrida por Jesus da parte do povo, escribas, fariseus, saduceus, etc. (Hb 12,3)

– A oposição dos judeus e dos falsos irmãos contra Paulo (At 28,19; 2 Cor 11.26)

As oposições sempre existirão, não é atoa que o livro de Eclesiastico 2,1 diz: Se te apresenta para servir ao Senhor permanece na justiça e no temor e prepara a sua alma para provação! (Eclo 2,1).

Mas afinal qual seriam as causas dessas oposições?

AS CAUSAS DA OPOSIÇÃO

  1. OPOSIÇÕES EXTERNAS

As causas da oposição infligida contra a obra de Deus, e contra os que estão realizando a obra são diversas, e passa pelo receio ou medo do crescimento da obra, e pela ameaça que este crescimento infringe aos paradigmas e cosmovisões mundanas. No livro do Êxodo, por exemplo, ao ver o crescimento dos hebreus os Egípcios ficaram com medo e escravizaram os Hebreus (cf Ex 1,12-13).  A obra e os que a fazem são perseguidos porque alguém (ou grupos) teme perder o poder, o espaço, o cargo, etc. Se sentem ameaçados em seus postos e em suas convicções ou ideologias. Em se tratando da oposição que vem de fora, ela pode ser realizada por políticos governantes, por legisladores e juízes, ou seja, pelos poderes instituídos.

Os mecanismos de oposição são os mais diversos, dentre os quais: leis, censuras, violência moral em forma de ridicularização e menosprezo, como sofreram Neemias, Daniel, Jeremias (cf Ne 4.2) e física, os apóstolos foram por varias vezes presos e flagelados.  A oposição é feita também por formadores de opinião (professores, jornalistas, artistas, celebridades, líderes de movimentos sociais… Como muitos jovens cristãos sofrem nas faculdades hoje.

  1. OPOSIÇÕES INTERNAS

Na oposição que vem de dentro, os opositores buscam de todas as formas e maneiras impedir o avanço do trabalho de indivíduos e de ministérios eficazes. A inveja é uma das motivações mais comuns para a oposição que vem de dentro. Infelizmente, a tristeza com a fecundidade apostólica do próximo ainda é bem presente em nosso meio. Na oposição que vem de dentro, sofrem também aqueles que resolvem denunciar o erro, a mentira e o pecado. Quando os dominadores se sentem ameaçados em seus reinos pessoais, logo se utilizam de ameaças, retaliações, censuras e outros artifícios para calar a boca, ou impedir o trabalho daqueles que estão restaurando os “muros”.

Assim como no mundo, a própria imprensa oficial é utilizada como mecanismo de oposição e opressão. Os questionadores e denunciadores das mazelas do sistema (reconstrutores de muros) são barrados ou perdem os espaços conquistados em programas, jornais e revistas. Seus livros não são publicados, e seus artigos são censurados. Um sistema opressor, doente e perverso não admite críticas. Mas nem sempre a oposição é barulhenta e explícita, podendo ser silenciosa e discreta. O desprezo e o descaso também fazem parte dos métodos dos opositores (cf Neemias 4,4). Você pode ser duramente afrontado ou simplesmente ignorado, desprezado e humilhado.

QUAL DEVE SER A NOSSA ATITUDE DIANTE DA OPOSIÇÃO: 

A ORAÇÃO!

Como Neemias reagiu diante das oposições? “Porém nós oramos ao nosso Deus e pusemos uma guarda contra eles, de dia e de noite, por causa deles” (Ne 4.9)

Moisés, Josué, Davi, Ezequias, Neemias, Jesus, Pedro e Paulo, todos estes recorreram à oração quanto sofreram oposição. Enquanto oravam avançavam na realização da obra lhes confiada.

Neemias não buscava projeção pessoal ou qualquer tipo de reconhecimento. Neemias só queria o bem do seu povo, só desejava dar a sua contribuição no processo de restauração e reconstrução. Neemias só buscava a glória de Deus.

Estás sofrendo oposição? Estás dentro da vontade de Deus? Caso tenhas certeza disto, não desista. Ore, vigie e avance, pois o Senhor é contigo. Use a oração, a vigilância e as armas (dons e talentos )que o Senhor te concedeu.

“[…] O Deus dos céus é o que nos fará prosperar; e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos; […]” (Ne 2,20b)

 Creia, é tempo de anunciarmos com coragem a palavra de Deus, confie, pois a obra será concluída!

Leave a Reply


9 + 5 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas