Por tua palavra lançarei as redes!  –  (Lucas 5,1-6)

Vamos ver nesse texto uma grande teofania de Jesus no milagre da pesca milagrosa – Os discípulos vão ter uma experiência do poder de Deus. Uma experiência tão forte que Pedro vai cair de joelhos e adorar Jesus como verdadeiro Deus (Lucas 5,8)  “Afasta-te de mim, pois sou pecador”.

Semelhante ao profeta Isaías quando esta adorando no templo e é surpreendido pela manifestação da glória de Deus. Isaías diz: “Ai de mim, estou perdido! Sou um homem de lábios impuros, vivo entre um povo de lábios impuros e, no entanto meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos”. (Isaías 6,5).

Resultado de imagem para por tua palavra lançarei as redes

leia mais…

Hoje podemos chegar a Deus sem medo, por que fomos lavados pelo sangue do cordeiro. Na cruz Jesus pagou todos nossos pecados, fomos reconciliados com Ele na cruz em cristo temos paz. Quando Deus olha para nós, ele não vê o nosso pecado, mas o alto preço que Jesus pagou na cruz. Você é tão precioso para Deus que no livro de (Zacarias 2,12) Quem toca em vós está tocando na pupila dos meus olhos! Aleluia!

Podemos aprendermos inúmeras lições nesse texto (v,1):

 “Certo dia, Jesus estava à beira do lago de Genesaré, e a multidão se comprimia a seu redor para ouvir a Palavra de Deus”.

Note que ainda o Senhor não fala permanece calado enquanto a multidão o aperta de todos os lados, mas procura o ambiente perfeito para proclamar sua palavra e realizar suas maravilhas.

  1. O primeiro elemento é um barco, o texto diz: Ele viu dois barcos, e escolheu o barco de Simão, aquele que será Pedro, a pedra ao qual o Senhor edificará a sua Igreja.

O barco é visto pelos padres da Igreja como figura da Igreja. A Igreja é porta voz a mensagem da salvação! Diz o livro do Apocalipse: Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz as Igrejas (Ap 2,7).

  1. A segunda condição é que esse barco esteja afastado da terra. Ao subir no barco, Jesus pede que Simão afaste o barco da margem e se adentre as águas.

As águas representam o Espírito Santo. Para que o Senhor fale, Ele exige que sua Igreja se afaste das coisas terrenas e busque as coisas do alto deixando se navegar nas águas do Espírito de Deus.

Nesse ambiente favorável, Cristo o verbo de Deus, comunica sua palavra que onde toca e transforma os corações: (v,3) “Então sentou-se e, do barco, ensinava as multidões”.

(v,4) Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança mais para o fundo, e ali lançai vossas redes para a pesca”.

Nada passa despercebido diante dos olhos do Senhor, Lucas enfatiza: (v,2) Ele viu dois barcos à beira do lago; os pescadores tinham descido e lavavam as redes.

Lavar as redes era o ultimo serviço da jornada de trabalho de um pescador. Após a pescaria as redes precisavam ser lavadas, das sujeiras: folhas, gravetos, lodo… Que ficavam impregnados na mesma, se os pescadores não lavassem a rede, a mesma com o passar do tempo começavam a apodrecer.

As redes que serão usadas para o milagre precisavam ser lavadas. “Atrevo-me a assegurar que o Senhor também fará de nós instrumentos capazes de realizar milagres, e até, se for preciso, dos mais extraordinários, se lutarmos diariamente por alcançar a santidade, cada um no seu próprio estado, dentro do mundo e no exercício da sua profissão, na vida normal e corrente”  (São Josemaría Escrivá, Amigos de Deus, 262).

Nesse dia o mar não estava para peixe, “elas haviam trabalhado a noite inteira e não haviam pescado nada” os mesmos estavam exaustos, frustrados… Jesus sobe no barco para mudar a história dos mesmos, para transformar seus fracassos em vitória, resinificando suas vidas através de um milagre.

Pedro tenta caminhar para a mediocridade: (Lucas 5,5) “Senhor trabalhamos uma noite inteira e não pescamos nada”. Pedro fala ao Senhor que haviam pescado a noite inteira sem  apanhar, sequer, um peixe. As vezes nos sentimos tão impotentes diante de algumas situações, trabalhamos a noite inteira, tentamos de toda maneira  reverter uma situação e nada.

“Mas por tua palavra lançarei as redes”… Pedro era um homem de fé, e exorta o livro de Habacuc “O justo viverá pela fé”.

Observe no Evangelho de todo milagre supõe a cooperação humana (fé). Ensina São Tomas de Aquino: “A graça atua sobre a natureza e supõe a cooperação humana” Jesus de forma antecipada dá uma ordem: (v,4) “Avança mais para o fundo, e ali lançai vossas redes para a pesca”.

O milagre que esta para acontecer supõe ousadia, ousadia de avançar para aguas mais profundas. Precisamos crer mesmo contra todas as impossibilidades, precisamos avançar com ousadia! Precisamos sair da periferia da fé, da mediocridade, mas mergulhar de cabeça nos projetos de Deus. Deus pede tudo, por que ele quer nos dar tudo. Não adianta molhar somente os pés, é necessária se lavar por inteiro, submetendo tudo ao Senhorio de Jesus.

Essa submissão necessária exige três elementos: Escuta da palavra; Obediência, e fé expectante.

Pedro mesmo contrariado pela razão, desenganado por seus fracassos, se ancora na palavra de Jesus: (v,5) Simão respondeu: “Mestre, trabalhamos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, pela tua palavra, lançarei as redes”.

Aprendemos nesse texto uma lição para vivermos debaixo de uma unção sobrenatural: Se crermos no poder da palavra de Deus e agirmos com ousadia de fé teremos abundancia e vida plena.

Quando Jesus deu a ordem, Pedro não duvidou, apenas acreditou e lançou as redes, o texto diz:  (v,6) “Agindo assim” ou seja  com uma fé expectante, sem medo e confiança plena, Pedro viu a gloria de Deus.  Suas redes encheram de tal maneira que os dois barcos quase afundaram.

Creia! A obediência de fé fará também que nossos barcos quase afundem, tamanha será a gloria de Deus derramada em nossos corações!

JESUS É A FONTE DE TODA PROVISÃO, ELE É GENEROSO E QUER DISPENSAR SUA GRAÇA SEM MEDIDAS.

A palavra de Deus fala: (Rm 5,20) Onde abundou o pecado superabundou à graça. Em (João 10,10)  Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância.

Se você esta vivendo uma vida cristã apática, sem unção, comendo migalhas, é por que você não esta agindo na fé, existe um banquete para nós, mas é preciso tomar posse de toda graça pela fé.  O Senhor fala para aqueles que ainda duvidam: Tudo é possível àquele que crê! (cf Marcos 9,23).

Vamos rezar?

Apresente para Jesus seus pecados, fracassos, dores, medos… Acredite já estamos lavando as nossas redes, tirando toda a sujeira, libertando de todo cansaço.  Jesus nos vê, entra em nosso barco, que avança gradativamente para águas mais profundas, e agora Ele ordena:

Lançai vossas redes! Que possamos viver na oração a palavra que é viva e eficaz:  Agindo assim,

Leave a Reply


3 + 4 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas