ICABOD: Quando perdemos a Glória de Deus…  

O avivamento precisa começar de nossa casa. Leia mais na íntegra!

Na Bíblia não encontramos apenas histórias de vitórias, mas derrotas, fracassos, escanda-los. Homens que tiveram grandes chamados e perderam a unção… São Paulo ensina em Romanos 15,4 que tudo que foi escrito na Antiga Aliança foi para nossa instrução.

Podemos aprender e tirar lições preciosas para progredir na vida de Santidade com homens virtuosos e não nos cairmos mesmos erros com aqueles que se desviram do caminho do Senhor.

Israel estava em luto, diante de uma grande derrota contra os Filisteus  (v,10).

  • 30.000 homens foram abatidos no campo de batalha
  • 2 Sacerdotes (Consagrados ao Senhor) Hofine e Finéias foram mortos.
  • A arca da aliança foi capturada.

A glória de Deus não estava mais no meio de Israel!

O desespero foi tão grande que o sacerdote Eli já velho com 98 anos, ouvindo a noticia, caiu para traz e quebrou o pescoço. Sua nora mulher de Finéias gravida diante da terrível noticia, deu a luz de forma prematura, e aquilo que deveria ser uma benção um filho, foi motivo de grande tristeza  (v,21).

A nora de Eli representa aqueles que realmente vivem uma profunda intimidade com Deus e já experimentaram a unção em suas vidas. Os íntimos de Jesus sabem que se sua presença e glória forem banidas de suas vidas os mesmos morrem, a vida perde o sentido, não há prazer, alegria em uma vida distante de Deus.

De fato, se Deus retirar sua benção de nossas vidas e comunidade estamos perdidos, todo esforço se torna ineficaz, infrutífero, estéril. Ao longo da Sagrada Escritura rebemos muitas exortações a esse respeito, saparei alguns textos que gosto de meditar:

Ageu 1,6  –  Plantais muito e colheis pouco, comeis e não ficais satisfeitos, bebeis e não matais a sede, vestis as roupas e não esquentais o corpo e o trabalhador está guardando seu salário numa sacola furada.

Salmo 127,1 –  Se o Senhor não construir a casa, é inútil o cansaço dos pedreiros. Se não é o Senhor que guarda a cidade, em vão vigia a sentinela.

Eclesiastes 10,10 – Se o machado estiver embotado e não afiares o seu gume, aumentará a fadiga: a sabedoria é que faz render o esforço.

João 15,5 – Eu sou a videira e vós, os ramos. Aquele que permanece em mim, como eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim, nada podeis fazer.

A glória de Deus é tudo!  A ausência da unção em uma comunidade a faz experimentar amargos frutos:

  1. Tibieza dos lideres.
  2. Rachaduras internas: Maledicência,  magoas, escanda-los, falta de perdão…   Quando falamos de adoração nada nos faz perder a Comunhão com Deus como as rachaduras internas, o Senhor diz no Sermão da Montanha:  (Mateus 5,24)

Portanto, quando estiveres levando a tua oferenda ao altar e ali te lembrares que teu irmão tem algo contra ti, deixa a tua oferenda diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão. Só então, vai apresentar a tua oferenda.

  1. Apostasia –

 

No texto temos uma grande revelação: A glória de Deus foi deixou a Comunidade por causa da conduta daqueles que estavam à frente da nação.  (veja 1 Sm 2,12 a -17) 

–  Os filhos de Eli eram consagrados, mas viviam em desordem moral e não serviam o Senhor de todo o seu coração.  Os mesmos estavam servindo ao Senhor mas de forma profana.

– Segundo por causa de Eli (v,22)  Eli como autoridade maior e Pai foi negligente com as mas condutas dentro da casa de Deus.

 

Então o Senhor levantou um profeta e o Icabod foi profetizado  ( 1 Sm 3,12-14).

 

Esse texto nos traz uma grande lição: O avivamento que queremos ver em Andradas precisa começar por nossa casa.

Creio que o Avivamento, a aniquilação do ICABOD nos tempos de hoje só vira quando começarmos uma profunda conversão a partir de dentro de nossos corações, de nossa liderança e família.

A missão Evangelizadora passa por uma Evangelização continua. Deus não joga pérolas aos porcos e não trará sua glória enquanto nossos corações não forem voltados para Ele.

São Tiago exorta: (Tg 4,7-10) Aproximai-vos de Deus, e ele se aproximará de vós. Limpai as mãos, ó pecadores, e purificai os corações, homens ambíguos. Entristecei-vos, vesti o luto e chorai. Transforme-se em luto o vosso riso, e a vossa alegria, em desalento. Humilhai-vos diante do Senhor, e ele vos exaltará.

Aprenda não existirá avivamento sem aquebrantamento de corações, só quando o Senhor ver que realmente nos convertemos e estamos decididos a voltarmos para Ele,  de todo o nosso coração, como nos primeiros dias de nossa conversão veremos a glória de Deus enchendo essa casa.

Concluindo: A arca da aliança ficou capturada com os Filisteus por sete meses, e só voltou quando Deus encontrou um homem segundo o seu coração: Samuel.

Samuel significa “Estou aqui”  Samuel foi consagrado a Deus desde o ventre materno, vivia em oração, formação, serviço e profunda escuta interior,  e através dessa intimidade se tornou sacerdote, juiz e profeta, e foi em seu ministério que a arca da aliança voltou, quando Israel novamente alinhou  os seus caminhos ao caminho de Deus.

Quero convidar você a ser um Samuel (1 Sm 3,10) Um líder de escuta e prontidão para missão e profetizo que o Avivamento virá. Aleluia!

 

 

 

 

Leave a Reply


5 + 6 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas