A embriaguez espiritual!

A Sóbria Embriaguez do Espírito !

1. O que é embriaguez espiritual?

Quando o Espírito Santo vem poderosamente na vida de uma pessoa, a manifestação de carismas não é o único resultado. Frequentemente, há também uma experiência de estar tão repleto pelo poder e pelo amor de Deus, que a pessoa
começa a sentir e a agir como embriagada “eles estão fora de si” (ver 2 Coríntios 5, 13).

2. A embriaguez espiritual no dia de pentrcostes e como promessa Bíblica:

Isto foi o que aconteceu no Dia de Pentecostes, quando algumas testemunhas céticas viram o comportamento dos discípulos e encontraram a única explicação que poderiam imaginar: “Eles estão cheios de vinho novo” (Atos 2, 13). Ironicamente, havia verdade neste comentário desdenhoso.
Nos profetas, “vinho novo” era imagem da abundância de vida divina que Deus derramaria quando o Messias viesse: “Contemplai, eis que vêm os dias’ – oráculo do SENHOR – ‘quando… as montanhas derramarão vinho doce e todos os montes se derreterão’ (Amós 9, 13).
No Pentecostes, aquele “vinho novo” veio do Espírito!

3. A embriaguez espiritual na visão dos padres da Igreja :

Os pais da Igreja estavam bem conscientes desta ironia e gostavam de comentar sobre isso.
Santo Ambrósio de Milão escreve em um de seus hinos: “Bebemos com alegria da sóbria embriaguez do Espírito!”.
São Cirilo de Jerusalém explica aos catecumenos que se preparavam para o batismo, Eles (os discípulos no Pentecostes] não estão bêbados no sentido que se possa pensar. Eles estão realmente bêbados, mas com a sóbria embriaguez que mata o pecado e dá vida ao coração e que é o oposto da embriaguez fisica.
A embriaguez física faz uma pessoa esquecer o que sabe; a sóbria embriaguez no Espírito, ao contrário, traz a compreensão de coisas que antes não eram conhecidas. Eles estão bêbados na medida em que beberam o vinho daquela mística videira que afirma: “Eu sou a videira, vocês são os ramos” (João 15, 5).

Então, como para esclarecer com o que devemos ser embriagados, São Paulo ele acrescenta: “Mas, enchei-vos do Espírito.
Recitai entre vos salmos, hinos e cânticos espirituais. ( Efésios 5, 18-19). Uma pessoa que se alegra no Senhor e canta para
Ele exuberantemente não parece com uma pessoa que está bêbada? Eu gosto desse tipo de embriaguez. O Espírito de Deus é tanto bebida como luz”.
Na maior parte da história da Igreja, foi dado como certo que receber o Espírito Santo era um fato da experiência, como era para os primeiros Cristãos em Atos – não algo que meramente se aceita pela fé.

4. Quais são os efeitos dessa embriaguez espiritual?

Eis alguns efeitos :
Júbilo de salvação, fé renovada , amor profundo a Cristo , libertação no agir do Espirito, despartamento de dons espirituais, audácia e ousadia na pregação e coragem para enfrentar até mesmo o martírio.

5. Concluindo: Não tenha medo de se embriagar do Espírito!

Quando ingerimos um pouco mais de bebida alcoólica temos medo dos efeitos : Extravasar pensamentos , o que falamos, cair e machucar , passar mal , ter ressaca.

No sentido natural todos esses efeitos são danosos porque se tornam fruto do pecado e não devemos passar do ponto nos embriagar exorta São Paulo: “Isso leva a devassidão ” (Efésios 5,18).

Mas no sentido espitual de se embriagar do Espírito Santo não devemos ter receio , o Senhor quer mais do que nos saciar mas embriagar ao ponto de não vivermos mais na carne mas totalmente sobre os efeitos do Espírito Santo.

Busquemos com intensas e perseverantes orações o derramamento do Espírito Santo, vinho de Deus que traz alegria plena aos corações, aleluia !

Leave a Reply


3 + 8 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas