Cincos passos que aprendemos com Maria para vivermos debaixo de uma poderosa unção do Espírito Santo!

O segredo para vencermos o medo é ficar cheio do Espírito!

Cincos passos que aprendemos com Maria para vivermos debaixo de uma poderosa unção do Espírito Santo!

Texto Base: Lucas 1,26-39

Maria assim como Zacarias recebe a visitação de um anjo trazendo uma grande revelação. Zacarias ficou com medo e ficou mudo. Maria também ficou com grande temor diante da revelação, mas diferentemente de Zacarias não se fechou a graça de Deus, mas se dispôs inteiramente para que a vontade de Deus fosse realizada. Vamos ver essa abertura a vontade de Deus se concretizando em vários elementos, quero destacar cinco para nossa meditação.

leia mais…

1º APRENDER A CONVIVER COM O MEDO

(v,29 a) Ela perturbou-se com estas palavras…

Maria não estava preparada para o grande projeto que Deus havia preparado para ela, alias nunca estaremos totalmente preparados, sempre nos faltará sabedoria, recursos, mão de obra… O sonho que Deus tem para nós será sempre maior que nossas capacidades e recursos.

Maria teve medo, mas não se deixou dominar por ele se fechando a graça. Esse é o primeiro elemento, não podemos ter medo de viver os planos que Deus para nós, mesmo quando os obstáculos forem maiores que nossas forças, se Deus nos chama Ele garante os meios para vivermos toda  vocação, Ele capacita.

 

2º VIDA DE ORAÇÃO

(v,29 b) …e começou a pensar qual seria o significado da saudação.

Maria começou a meditar, ouve a Boa Nova trazida pelo anjo e começa a refletir qual era o significado da saudação.  O catecismo revela que Maria é modelo de oração, que em sua vida de oração “o Dom de Deus encontra o acolhimento que esperava desde o começo dos tempos”. CIC § 2617

É por meio da oração que vamos mergulhando nos planos que Deus tem para nós. É por meio da oração que receberemos força para tomarmos uma decisão que agrade ao Senhor e é por meio da oração que receberemos a capacitação para cumprir aquilo que Ele nos revelou. É por meio da oração que Deus encontrará o acolhimento que Ele deseja para realizar em nossas vidas uma grande obra de Salvação.

3º SE ABRIR A VIDA NO ESPÍRITO

(v,34-35 a) Maria, então, perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?” O anjo respondeu: “O Espírito Santo descerá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus.

Maria já era Karitomene ou seja toda cheia de graça desde seu nascimento. Mas agora se abre há uma unção maior para um propósito especifico se tornar Theotokos  “a mãe do Salvador”.

O anjo responde a meditação de Maria: Como vai acontecer isso? A resposta é direta: “O Espírito Santo descerá sobre ti! Gosta da expressão usada por Lucas para revelar como nela o Espírito habitará:

“o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra”.  Sombra indica intimidade, quando estamos próximos a luz, a sombra sempre nos acompanhará. Maria esta tão perto de Deus que a sombra do Espírito Santo nunca se afastará dela.

Precisamos nos abrir a vida no Espírito Santo, devemos ser como Maria Karitomenes cheios da graça, para que o projeto de Deus se cumpra em nós.

4º ESTAR EM CONSAGRAÇÃO AO SENHOR CONSTANTE

(V,38) Maria disse: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo retirou-se de junto dela.

A palavra consagrado significa “ser para” Maria morre para si mesmo, desejosa de fazer a vontade de Deus, por isso ela se entrega “Faça-se em mim segundo a tua palavra”.

Viver em consagração é viver em Santidade, a Santidade é a vida de Deus em nós, Maria se consagra com tamanha perfeição a Deus que a palavra encontra espaço para dar frutos em 100%.

Os Santos em suas experiências místicas diziam ao Senhor: Antes morrer do que pecar! Não por medo das consequências do pecado, mas porque sabiam que o pecado fere o coração de Deus e quebra a consagração.

5º MISSÃO

(V,39) Naqueles dias, Maria partiu apressadamente se a uma cidade de Judá.

Porque Maria acolhe Cristo em seu coração, a visita de Maria diz o Catecismo se tornou a visita de Deus ao seu povo.

Maria como afirma o Papa Franscisco na Evangelii Gaudium Maria é a estrela da Evangelização, Maria foi a primeira que levou Jesus aos corações humanos, primeira missionária da boa nova.

Um detalhe: Maria não pensou duas vezes, mas partiu apressadamente… Essa é uma grande  característica daqueles que são batizados no Espírito Santo “ a fome do anuncio” a pressa de levar as pessoas o Cristo que transforma vidas e preenche de sentido.

Peçamos a Estrela da Evangelização que nos conduza com muita ousadia a sermos missionários ousados do Senhor Jesus Cristo!

Leave a Reply


3 + 1 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas