O segredo de Simeão para fazer um encontro com Jesus!

O segredo de Simeão para faze rum encontro com Jesus!

Confira na íntegra

Texto: Lc. 2,25-31

Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem era justo e temente a Deus, esperando a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele.

E fora-lhe revelado, pelo Espírito Santo, que ele não morreria antes de ter visto o Cristo do Senhor. E pelo Espírito foi ao templo e, quando os pais trouxeram o menino Jesus, para com ele procederem segundo o uso da lei, Ele, então, o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse: Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, Segundo a tua palavra; Pois já os meus olhos viram a tua salvação, A qual tu preparaste perante a face de todos os povos.

Simeão vivia em uma profunda expectativa, ver o messias que fora prometido pelo Senhor. O messias era aquele que traria a salvação da humanidade, realizando todas as promessas de paz feitas pelos profetas no Antigo Testamento. Mas Simeão foi além não apenas o viu mais o abraçou, beijou e o apresentou a Deus. Fez uma profunda experiência mística com Ele.  Mas qual foi o Segredo de São Simeão para encontrar verdadeiramente Jesus?

Quero apresentar a vocês as três características na vida de Simeão que o levaram a fazer esse impactante encontro:

  1. Espírito Santo estava sobre ele. (v. 25)

O Espírito Santo também esta sobre você?

Precisamos buscar mais a presença de Deus, até sermos repletos de sua presença, porque dependemos totalmente Dele. É o Espírito Santo que nos leva a ter Comunhão com Cristo. Sem o Espírito Santo dizia Inácio IV Hazim de Constantinopla (1920-2012):

Deus é um ser distante, Cristo é um personagem do passado, o Evangelho é letra morta, a Igreja é uma simples organização, a autoridade é dominação, a missão é propaganda, o culto é evocação, o agir cristão é uma moral de escravos.

Mas, com o Espírito Santo e no Espírito Santo: o Universo é elevado e clama pelo Reino de Deus, a presença do Cristo Ressuscitado é reconhecida, o Evangelho é vida e poder, Igreja significa comunhão trinitária, a autoridade é um serviço libertador, a missão um Pentecostes, a Liturgia é memorial e antecipação do mistério, o agir humano é divinizado.

  1. Simeão recebeu uma grande revelação, pelo Espírito Santo. (v. 26)

“E fora-lhe revelado, pelo Espírito Santo, que ele não morreria antes de ter visto o Cristo do Senhor”. São Paulo ensina: (1 Cor 2,10) A nós, Deus revelou esse mistério por meio do Espírito. Pois o Espírito sonda tudo, mesmo as profundezas de Deus.

É o Espírito Santo quem nos revela os mistérios de Deus. Ele revela convencendo nossos corações sobre as coisas espirituais, nele obtemos a convicção interior daquilo que não vemos mas sabemos que irá se cumprir.   Todas as promessas de Deus para nossa vida são reveladas pelo Espírito Santo.

Cabe a nós vivermos como Simeão em docilidade interior ao Espírito, através de uma vida de oração, a mortificação constante contra os pecados e a meditação constante na Palavra de Deus e o Senhor falará em nossos corações revelando coisas que ainda não sabemos.

  1. E pelo Espírito foi ao templo. (v. 27)

        Outra coisa muito importante é também ouvir a voz de Deus. Não basta apenas Tê-lo, é necessário ouvir e obedecer. Lembro-me das histórias de Davi e suas vitórias, como se deu, não foi apenas porque Davi tinha Deus, mais também porque Davi sabia ouvi-lo e obedece-lo.

Esses dois elementos ouvir e obedecer nos levam a sermos guiados pelo Espírito Santo.  Simeão era cheio do Espirito Santo, ouvia o Espirito Santo e era guiado pelo Espirito Santo, que maravilha. Que estas características na vida de Simeão seja as nossas, em nome de Jesus.

Aleluia a paz e pentecostes!

Leave a Reply


1 + 4 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas