Jesus disse: “Se podes…? Tudo é possível para quem crê”. (Marcos 9,23).

Jesus disse: “Se podes…? Tudo é possível para quem crê”. (Marcos 9,23).

Com razão nos ensina São João: E esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé (1 João 5,4).

leia mais…

A carta aos Hebreus no capitulo onze nos faz uma grande exposição sobre o poder da fé, por dezessete vezes narra os prodígios que simples viveram em toda historia da salvação.

Pela fé Abraão mesmo sendo idoso e tendo sua esposa estéril viu diante dos seus olhos a promessa se cumprir se tornando pai de Isaac.  – Moisés pela fé atravessou o mar vermelho a pé enxuto.  – Elias pela fé clamou e desceu fogo do céu.  – Daniel mesmo sendo jogado na cova dos leões saiu ileso, pois a mão do Senhor estava com ele.

Mas um versículo saltou do meu coração: (v,30) Pela fé, ruíram os muros de Jericó, após as voltas ao seu redor durante sete dias (Hb 11,30).

E compreendi que Deus quer derrubar marralhas que estão impedindo nossa salvação.

Abramos as nossas Bíblias em Josué 6,1-6.

O livro de Josué é conhecido como livro das conquistas, os Israelitas com a graça de Deus venceram 31 cidades. Mas sem duvida a conquista mais importante foi à cidade de Jericó, destruir a muralha de Jericó era fundamental para que os Israelitas chegassem a terra prometida.

Qual é a muralha que tem impedido você de viver a plenitude do projeto de Deus?

O pecado? uma enfermidade? Um vicio? Problemas de relacionamento? Desemprego?…

Algumas lições que aprendemos no texto: (Js 6,1) Jericó estava fechado, trancada por causa dos israelitas, e ninguém ousava sair nem entrar.

Isso porque a cidade de Jericó era cercada por uma grande muralha. Segundo os historiadores a muralha de Jericó, tinha seis metros de largura por nove de altura. Os olhos humanos essa barreira era impossível de ser ultrapassada e vencida.

As muralhas tinham quatro funções:

  1. Paralisar o avanço e ataque dos inimigos.
  2. Impedir a visão.
  3. Gerar medo.
  4. Colocar aqueles que estão na muralha em uma posição favorável.

 

Existem em nossas vidas muralhas espirituais:

– Que nos impedem de avançar progredindo na ia de santidade.

– Que limitam a nossa visão da glória de Deus e seus propósitos para nossa vida.

– Que geram medo, um dos maiores inimigos da fé é o medo. O medo nos imprime, paralisa, quando Pedro estava andando sobre as aguas ele só afundou porque tirou os olhos de Jesus olhando para ondas e teve medo.

– Que nos colocam em posição desfavorável – Nos sentimos fracos e impotentes diante da ação do inimigo.

Então o Senhor revela uma grande estratégia para que essas muralhas possam ser vencidas.

O Senhor da a Josué quatro ordens:

1º Ao invés de homens na frente da batalha esta a arca da aliança!

1 Mc 3,19 – Em toda historia da Salvação todas as vezes que o Senhor foi colocado à frente, Israel não perdeu uma batalha. Mas todas as vezes que os Israelitas iam para a batalha sem a benção de Deus, os mesmos eram facilmente derrotados pelos inimigos.

Diz o Salmo 127,1 – Jesus exorta em João 15,5  “Sem mim nada podeis fazer” coloque Jesus em primeiro lugar em sua vida, e você verá que a luta não será mais sua, mas do próprio Deus.

2º Ao invés de soldados a frente da batalha, o Senhor ordena que estejam os sacerdotes.

O sacerdote é aquele que se coloca como mediador entre Deus e o povo. Ele é o intercessor, aquele que oferece como sacrifício para que outros tenham vida.  No batismo todos nós recebemos essa unção sacerdotal e podemos interceder por aqueles que estão paralisados diante de suas muralhas;

3º Ao invés de armas, trombetas.

As trombetas  representam o anuncio da presença de Deus.  O livro do apocalipse fala que eles anunciaram no apocalipse a vinda definitiva de Jesus.

Mas essas trombetas hoje representam a palavra. É necessário que aqueles que estejam diante da muralhas toquem as trombetas (Pregue a palavra, profetize a palavra) – Ez 37.

4º Ao invés de ataque a muralha, cum forte clamor!

(Js 6,10)  Oração –  Se há muitas guerras na terra é porque existem mais combates que oração.

A oração apressa conversão, paralisa a ação do inimigo, apressa as bênçãos de Deus. (Jr 33,3).

(2 Cor 10,4) As armas do nosso combate não são carnais. São armas poderosas aos olhos de Deus, capazes de derrubar fortalezas. Destruímos sofismas.

 

Leave a Reply


6 + 8 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas