Não sejas como o cavalo ou o jumento sem inteligência;  (Salmo 32,9)

Imagem relacionada

 

Não sejas como o cavalo ou o jumento sem inteligência se avanças para dominá-los com freio e rédea, de ti não se aproximam.”  (Salmo 39,9).

O cavalo no contexto Bíblico é um animal muito apreciado, por ser um animal de guerra. Nos cânticos dos cânticos encontramos Salomão dando uma bela cantada elogiando sua amada como uma potranca:

“A uma potranca das carruagens do Faraó eu te comparo, ó minha amada” (Ct 1,9).

Mas nesse texto Davi fala da ignorância do cavalo que não tendo consciência da sua foça e do perigo de morte, deixa seu coração ser conduzido pelo cavalheiro para o centro do campo de batalha. E por que o cavalo se arrasta para esse precipício?

Por que não age pela razão mas pelos instintos. Quando o ser humano se deixa arrastar por suas inclinações perversas o mesmo se torna pior do que um animal. Pior devido ao fato do animal não ter razão, enquanto o homem é imagem e semelhança de Deus.

Ao referir a essa ignorância produzido pelo pecado, Davi tem em seu coração o pecado que cometeu com Betsabéia (cf 2 Sm 11,1-5). Davi foi arrastado por suas paixões, usou as influência de ser rei, ungido por Deus para se deitar com a esposa de seu fiel soldado Urias, uma vez que a mesma ficou gravida, articulou uma plano de morte para Urias para acolher Betsabéia em sua casa como sua esposa. Um rei que poderia ter muitas esposas e centenas de concubinas, se curvou diante dos seus prazeres cometendo graves pecados que destruíram a sua vida.

“Não podemos ser como o cavalo e o jumento”

1º Não podemos agir pelo impulso! Precisamos aprender na tentação a medir as consequências de nossos atos.

2º Necessitamos de uma vigilância constante!  Existe um inimigo que nos espreita, não podemos dar ocasião o pecado.

3º Precisamos aprender a arte de controlar nossos temperamentos! Nosso temperamento precisa ser controlado pelo Espírito Santo!

4º Precisamos aprofundar nossa vida de oração! A oração torna aquilo que é difícil, fácil, o impossível, possível, tudo pode ser mudado pela força da oração!

A juventude como estado de vida é muito semelhante ao cavalo, nessa fase temos muita força mas pouca sabedoria. Por isso somos facilmente conduzidos para situações onde corremos risco de morte. Nesse momento que corremos o risco de destruir toda a nossa vida por causa das armadilhas do diabo, que se apresenta com suas propostas atraentes e sedutoras, para roubar, matar e destruir nossa vida com sua arma de sedução destruidora, o pecado.

Por isso precisamos rezar e rezar muito, só existe uma força que é maior do que nossa inclinação a perversão para o mal, o poder do Espírito Santo!

Precisamos nos revestir da força do alto (cf Atos 1,8; Zc 4,6).

Oração: Senhor Jesus lhe pedimos de todo o nosso coração, nos de a graça de sermos vigilantes, fortes nas tentações, não queremos ser como o cavalo e o jumento impelido por nossos impulsos, entregamos o controle de nossas vidas em tuas mãos em o Nome de Jesus!

Leave a Reply


9 + 5 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas