Comentários da Carta aos Tessalonicenses

Comentários da Carta aos Tessalonicenses

leia mais….

Algumas considerações:

  • A carta aos Tessalonicenses é a Carta mais antiga de todo o novo testamento.
  • Paulo fundou a comunidade em sua segunda viagem missionária no ano 50 d C.
  • Nessa carta São Paulo fala como um pastor que cuida de seu rebanho de longe, para fortalecer a comunidade que passa por tribulações.
  • No contexto Paulo escreve estava em Corinto onde recebe noticias de Timóteo sobre a situação da comunidade e escreve para lhe falar ao coração.

Nessa Carta temos cinco capítulos, vamos expor os pontos mais relevantes de cada capitulo para facilitar sua leitura espiritual estudo.

1º No capitulo primeiro: Paulo recorda os mesmos como a comunidade foi fundada:

(v,5) Pois o nosso anúncio do evangelho aconteceu entre vós não só com discurso, mas com poder, com Espírito Santo e com muita força de persuasão.

Uma característica dessa carta é que Paulo a todo tempo revela o poder da palavra de Deus, que não é apenas uma palavra humana, mas a palavra de Deus (1 Ts 2,19) “Agradecemos a Deus sem cessar, porque, ao receberdes a palavra de Deus que ouvistes de nós, vós a recebestes não como palavra humana, mas como o que ela de fato é: palavra de Deus, que age em vós que acreditais”.

Essa palavra pregada no poder do Espírito Santo, com muita força de convicção, frutificou na Comunidade e os mesmos que a acolheram foram transformados, a comunidade em Tessalonica se tornou modelo para os membros de Acaia, Macedônia e toda região (v,8).

2º No segundo capitulo: Paulo fala de como foi sua estadia em Tessalonica, destaco versículos 7 e 8.

Paulo revela que não usou sua autoridade Apostólica, isso para não ser um peso para Comunidade, mas que trabalhou de forma árdua para o crescimento da Comunidade como uma mãe cuida de seus filhos.

O Frei Calos mesters publicou um texto fantástico fazendo uma longa entrevista com Paulo fazendo quarenta perguntas ao apóstolo. Uma delas era se Paulo tinha alguma profissão, então ele faz um comentário sobre a estadia de Paulo em Tessalônia revelando que Paulo poderia ser mantido pelas comunidades, pois era um apóstolo, mas preferiu trabalhar de forma manual dia e noite como fabricante de tendas e de outros objetos de couro (At 18,3), para ser um exemplo para comunidade.

Para ter acesso ao conteúdo acesse:

https://jovensdefogo.comunidadejavenissi.org/2018/07/12/uma-entrevista-com-o-apostolo-paulo-pdf/

3º No capitulo terceiro: Paulo fala do relatório de recebeu de Timóteo, seu fiel cooperador na obra do Evangelho.

Quando Paulo se despediu de Tessalonica foi para Atenas e de lá enviou Timóteo para ver como estava a jovem comunidade. Reencontrando Timóteo em Corinto, em reações das noticias que recebeu escreve a carta.

4º No capitulo quarto: Temos uma grande exortação a santificação:

( 1 Ts 4,3 e 7) “A vontade de Deus é que sejais santos e que vos afasteis da imoralidade sexual”. “Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade”.

O apóstolo exorta os mesmos a progredirem no conhecimento e nas obras do Evangelho, buscando diariamente a santificação, da qual foram chamados em Cristo.

Para aprofundamento, leia mais: http://www.pr.gonet.biz/kb_read.php?num=671

Leave a Reply


9 + 3 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas