Moisés Arão e Ur – A vitória contra Amalec acontece na oração e na comunidade.

(Ex 17,12) Como as mãos de Moisés se tornassem pesadas, alguns pegaram uma pedra e a colocaram debaixo dele para que se sentasse. Aarão e Hur, um de cada lado, sustentavam-lhe as mãos. Assim as mãos ficaram firmes até o pôr do sol.

Grave em seu coração, até mesmo Moisés o homem que falava com Deus face a face, não tem forças para vencer Amalec sem o sustento da intercessão da comunidade.

“Aarão e Hur, um de cada lado, sustentavam-lhe as mãos. Assim as mãos ficaram firmes até o pôr do sol”. Quando a palavra de Deus diz: “Suportai-vos uns aos outros” (Cl 3,18) ela não quer dizer que temos que aguentar os chatos, mas fala de sermos suporte, uns para os outros, assim como Araão, Ur  e Josué foram para Moisés na batalha em todas as necessidades, a luta não era só de Moisés mas de toda a comunidade.

E é justamente sobre o povo de Deus que a promessa  de vencer todos inimigos é feita, em (Mateus 16,18)  Por isso, eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as forças do Inferno não poderão vencê-la.

As forças do inferno não prevaleceram contra a Igreja. Existe uma investidura sobre a Igreja de Jesus, e por isso as forças do inferno não prevalecem contra a Igreja, mesmo com tantos contra testemunhos, pedofilia,  adultérios,  exploração do povo por causa de dinheiro e poder, a Igreja permanece de pé a mais de 2000 anos para a glória de Deus.

Há mais de 2000 mil anos a Igreja triunfa e vem! Com aquele que  brilha mais do que a luz do sol, dissipando as trevas, destruindo o mal, e mesmo tentando o inimigo, ele nunca vai conseguir acabar com a base da Igreja, por que sua base é muito forte nada pode abalar. Mesmo quando tentaram nos calar matando milhares de cristãos o plano de satanás foi fracassado, por que ao invés dela acabar ela cresceu com o sangue dos mártires.

“O sangue dos mártires é sementeira de novos cristãos”.

Em ( Atos 5,38-39) Gamiel diz aos sumo sacertodes: Quanto ao que está acontecendo agora, dou-vos um conselho: não vos preocupeis com estes homens e deixai-os ir embora. Porque, se este projeto ou esta atividade é de origem humana, será destruída.  Mas, se vem de Deus, não conseguireis destruí-los. Não aconteça que vos encontreis combatendo contra Deus!”

A Igreja é projeto  de Deus é precisamos estar unidos a  ela para vencer os ataques do inimigo feroz que avança contra ela.  (Ex 17.8) Então os amalecitas vieram combater contra os israelitas em Rafidim. O inimigo vem combater contra a comunidade, e só  em comunidade podemos vence-lo.

O intercessor precisa estar inserido na comunidade.

Nessa ótica quero te mostrar alguns textos interessantes:  (Lucas 22,33)

“Simão, Simão! Satanás pediu permissão para peneirar-vos, como se faz com o trigo.  Eu, porém, orei por ti, para que tua fé não desfaleça. E tu, uma vez convertido, confirma os teus irmãos”.

Nesse texto Jesus revela a Pedro que Satanás pede permissão a Deus para destruir sua fé.  Pedro esperava que Jesus disse-se a ele que não.  Mas qual foi a resposta de Jesus? orei por ti, para que tua fé não desfaleça.

Esse texto nos ensinas algumas lições:

Se quisermos viver a vida no Espírito precisamos preparar a nossa alma para provação (Eclo 2,1).  Deus permitirá que até mesmo o diabo se levante contra nós para que possamos alcançar uma conversão mais profunda, afinal não foi isso que aconteceu com Jesus no inicio do seu ministério até o fim?   Seremos atacados.  Mas…

Não precisamos temer as tribulações porque Deus nos garante junto com a prova um intercessor, que estará sempre junto ao Pai orando por nós. Jesus. “Eu orei por ti”  Como é bom  quando sabemos que um irmão intercedeu por nós  e Deus nos deu um livramento!

Jesus não terminou a sua missão, ele intercede  por nós em nossas lutas para nos dar vitória no meio da provação. (cf Hb 7,25)   Por isso, ele tem poder ilimitado para salvar aqueles que, por seu intermédio, se aproximam de Deus, já que está sempre vivo para interceder por eles.

Assim vamos ver que a batalha contra Amalec só pode ser vencida por meio da intercessão comunitária.

Primeiro a intercessão que vem do céu (Jesus representa a vara do poder divino), mas como Moisés não conseguia manter a comunhão com Deus diante as forças do inimigos e suas mãos pesavam e abaixava, o Senhor envia Aarão e Ur para batalha.

Assim compreendemos um intercessor sem a comunidade não é capaz de vencer o demônio. Por mais que ele tenha intimidade com Deus, se ele não tiver uma comunidade o inimigo o vencerá.

No filme do Padre Pio, tem uma cena que é fantástica, um dos bispos que o perseguia diz: “ A Igreja não precisa de você ” o Santo diz: “ Mas eu preciso da Igreja”.

Se soubéssemos o poder da oração comunitária iriamos valorizar muito mais nossas assembleias de oração, os sacramentos da Igreja, nossa pertença a comunidade Javé Nissi.

Vamos rezar, pedindo a Deus que derrame seu fogo, incendiando a sai Igreja. Aleluia!

Leave a Reply


7 + 6 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas