A conversão é um combate permanente

(Ex 17,11) Enquanto mantinha a mão levantada, Israel vencia, mas quando abaixava a mão, vencia  Amalec.

Nós vamos aprender nesse texto que toda a vida cristã é um combate permanente. Um combate entre “a carne e o Espírito”. O coração de Moisés deseja permanecer em oração, mas os seus braços pesam e se Moisés não luta até o por do sol, até o fim, seus desejos carnais o arrastarão para perdição e Amalec vencerá o combate.

É o mesmo combate que Jesus enfrenta no Getsemani quando encontra os discípulos estão dormindo e os exorta: “Vigiai e orai, para não cairdes em tentação; pois o espírito está pronto, mas a carne é fraca”. (Mateus 26,41).

J

Esse é um combate em que não a tréguas, não podemos dormir, descansar, mas é necessário lutar até o fim. A busca pela santidade é uma luta que começa no batismo sacramental e precisa ir até o fim.  Nesse sentido a escritura nos exorta a perseverar até o ultimo suspiro de nossas almas:  (cf Hb 4,1-4  ênfase no versículo 4.) “Vós ainda não resististes até ao sangue, na vossa luta contra o  Pecado”.

Esses tempos li uma frase muito interessante :  “A maior luta de Paulo foi não voltar a ser Saulo” ou seja o homem velho, ainda vive dentro de nós e até o ultimo segundo vai gritar, para negarmos a salvação e voltar a vida velha.

 

Não é atoa que Paulo diz: Portanto, quem julga estar de pé tome cuidado para não cair. (1 Cor 10,12). E ainda em (Gálatas 3.3) Sois assim tão insensatos? A ponto de, depois de terdes começado pelo Espírito, quererdes terminar na carne?

Entenda que a luta pela conversão será até o fim!

Nesse combate temos que resistir há três inimigos:

O primeiro é o diabo –  Ele é o tentador, ele é o leão que ruge ao nosso derredor procurando a quem devorar. (cf 1 Pd 5,8).

Vamos tomar (Mateus 16, 21-23 ênfase no versículo 23)  Jesus, porém, voltou-se para Pedro e disse: “Vai para trás de mim, satanás! Tu estás sendo para mim uma pedra de tropeço, pois não tens em mente as coisas de Deus, e sim, as dos homens!”

O diabo irmão Hage em nossa mente, de uma forma sutil, afinal ele é astuto.  O diabo nos combate na maneira de pensar, e ele se opõe a tudo que nos leva a cruz, a obediência a Deus, a renuncia dos prazeres. A conversão é uma metanóia, mudança permanente de mentalidade.

O segundo inimigo que precisamos combater são as paixões desordenadas, ou seja nossas maiores fraquezas, vícios e hábitos que nos  escravizam  no pecado.

Por exemplo: A fraqueza de Judas era o dinheiro, o diabo entrou na mente de Judas e o convenceu a entregar Jesus por 30 moedas.

Já a fraqueza de Pedro era o seu impulso  instintivo:  Pedro no auge da sua empolgação disse: A quem iremos só tu tens palavras de vida eterna, Eu te seguirei até o fim…  Jesus o alertou antes que o galo cante três vezes tu me traíras… O que aconteceu?  Pedro negou Jesus.  Tome cuidado com sua empolgação.

Você já fez um auto exame para descobrir quais são suas maiores fraquezas?  

É preciso, por que elas são o seu ponto fraco, é nela que o inimigo vai agir.

E o terceiro é o próprio pecado –  Infelizmente não somos cheios do Espírito Santo o suficiente para compreendermos qual é o tamanho da gravide de nossos pecados.  Olhe as paginas do livro dos atos dos apóstolos  e você vai ver que junto com a experiência do batismo no Espírito Santo apossava deles o temor  (Atos 2,43; 19,17-20)  Meu irmão não existe avivamento sem quebrantamento de coração, lagrimas, arrependimento, renuncia.  O pecado original nos cegou, brincamos com o pecado, não levamos a sério , não vivem os em alerta.

O livro do Eclesiastes  21, 1-3

1Filho, pecaste? Não tornes a fazê-lo; e suplica pelas faltas passadas, para que te sejam

perdoadas. Foge dos pecados como de uma cobra: se deles te aproximares, te morderão.

Seus dentes são dentes de leões, que tiram a vida das pessoas. Por isso o reino dos céus é dos violentos , aqueles que estão dispostos a lutar até o sangue e perseverar até o fim.

Para concluir deixo sete pontos para que possamos vencer esse terrível combate:

1º Nunca confie em si mesmo.

Esteja sempre desconfiado  (Jr 17,5) “Maldito o homem que confia no ser humano, que na carne busca a sua força e afasta do SENHOR seu coração!

 

2º Fuja de todas as situações que podem te levar a pecar.

É interessante quando a bíblia fala do diabo ela diz:  Resisti ao diabo e ele fugirá de voz (Tg 4,7). Mas quando fala do pecado ela diz: Foge.  Normalmente fazemos ao contrário, fugimos do diabo e resistimos ao pecado. Por isso caímos.

 

3º  Ascese e disciplina –

Precisamos mortificar a carne, não podemos dispensar de nossa espiritualidade a mortificação, o jejum, penitências.

  1. Oração- #Aoraçãonãoétudosó100% A força do cristão. (Mateus 26,41).
  2. A eucaristia – A eucaristia é força e sustento na caminhada.
  3. Confissão, o sacramento da misericórdia, pecou… Busque a confissão, e recomece seus caminho de santificação.
  4. Seja totalmente dependente o Espírito Santo. Moisés não deu um passo sem ter a certeza que o Senhor estava com ele. Vamos tomar (Ex 33.1-4;15). Moisés não queria a presença de um anjo, Ele queria a presença de Deus “se o Senhor não for eu não sairei daqui.” Aleluia!

Deus esta nos chamando para vivermos em outro nível espiritual já tiramos as sandálias dos pés (a primeira conversão)  agora  é tempo de ficar na sua presença para que nossa face fique resplandecida na sua presença.   Aleluia!

Leave a Reply


2 + 2 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas