O conteúdo da Evangelização (Atos 4,31)

(Atos 4,31) “Quando terminaram a oração, tremeu o lugar onde estavam reunidos. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus”.

O conteúdo da Evangelização é a palavra de Deus! E a palavra de Deus revelada como conteúdo de toda a Evangelização é a pessoa de Jesus Cristo, leia mais…

diz a Carta aos Hebreus:

Muitas vezes e de muitos modos, Deus falou outrora aos nossos pais, pelos profetas. Nestes dias, que são os últimos, falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também criou o universo (Hb 1,1-2).

Tudo aquilo que deveria ser revelado aos homens chegou a sua plenitude em Jesus, ele é a palavra definitiva de Deus aos homens que foi comunicada aos homens por meio de uma dupla revelação:  oral (tradição) e escrita (Sagrada Escritura).

Essa palavra só pode ser interpretada corretamente pelo magistério da Igreja. Por isso o Senhor levou os discípulos (Pedro, Tiago e João) as futuras colunas da Igreja, os preparando para uma grande mistério de revelação: A experiência da transfiguração, onde estavam ALÉM dos três discípulos três grandes personagens da história da salvação: Moisés, Elias e Jesus. Moisés representando a lei, Elias os profetas e Jesus a totalidade de toda a revelação de Deus.

A medida que Jesus Cristo é transfigurado, Moisés e Elias desaparecem, e diante dos apóstolos permanece apenas Jesus Cristo, então os discípulos ouvem do alto do céu:  (Lucas 9,35-36 a) “Este é o meu Filho, o Eleito. Escutai-o!” Enquanto a voz ressoava, Jesus ficou sozinho.

Nossa missão como Evangelizadores é revelar Jesus Cristo aos homens, fazer que possam ouvi-lo, conhece-lo, ama-lo. Para receberem  a salvação por meio da fé, em Cristo Jesus.

Mas esse anuncio precisa ser claro e inteligível, precisamos estar bem capacitados para dar com clareza e convicção a razão de nossa esperança a todos aqueles que nos pediram  (veja 1 Pd 3,15).

 E os apóstolos fizeram isso através de dois elementos: O kerigma e a Catequese.

O kerigma é o anuncio explicito da pessoa de Jesus Cristo (primeiro anuncio). A catequese é o ensino progressivo da fé, o aprofundamento do primeiro anuncio.

Esses dois elementos são de suma importância: O kerigma gera a vida nova, a catequese leva a perfeição.  Nesse contextos podemos compreender a exortação de São Paulo aos colosenses (Cl 2,6-7).

Assim como acolhestes o Cristo Jesus, o Senhor, assim continuai caminhando com ele. Continuai enraizados nele, edificados sobre ele, firmes na fé tal qual vos foi ensinada, transbordando em ação de graças.

Na revelação desse mistério temos um ponto central, chamado pelos apóstolos São Pedro e São Paulo de pedra angular:  (Atos 4,11 e  Ef 2,20-21).

– Pedra angular: Na antiguidade as construções era alicerçadas em uma pedra, nela toda a construção era bem travada, e sobre ela todo edifício era edificado. A pedra angular.

Qual seria a pedra angular da Evangelização, dentro do kerigma?

A salvação em Jesus (cf Atos 4,12) “Em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome dado à humanidade pelo qual devamos ser salvos”.

A salvação em Jesus se desenvolve em outros sete temas do kerigma.

  1. O primeiro é um ascendente: O amor de Deus (veja João 3,16);

– O amor de Deus atinge seu ápice quando envia seu filho como o salvador da humanidade. (Rm 5,8)

Mediante a catequese podemos fazer algumas conclusões a respeito do amor de Deus:

  1. O amor de Deus é incondicional, pessoal, imutável, é a essência do próprio Deus (1 João 4,8). Essa é a grande revelação que Jesus veio nos trazer, que Deus é nosso pai e nos ama.
  2. O segundo é um elemento descendente: O pecado!

Qual foi a resposta livre do homem diante de todo esse amor que foi revelado?

Rejeição, desobediência, indiferença… O que a Sagrada Escritura denomina como pecado.

– Mediante a catequese podemos fazer algumas conclusões a respeito do pecado:

  1. b) O pecado é um ato de ofensa a Deus, um ato de desamor, descrédito para com sua palavra. Dizia São Francisco: “O amor não é amado”.

O mesmo é a consequência de todos os males e perversões desse mundo.  Mediante ao pecado o homem esta destinado a ira de Deus, a condenação eterna.

—————————————————————————————————————-

  1. Mas existe uma solução todo esse caos realizado por causa do pecado: Jesus!

Mateus 1,21 –  O nome de Jesus revela sua identidade e missão “Salvar” salvar no hebraico significa curar, libertar, devolver dignidade, trazer plenitude…

Jesus devolve a dignidade de filhos nos salvando do pecado.

– Só Jesus salva!  Ele nos salvou pagando um alto preço (1 Pd 18-19).

—————————————————————————————————————-

  1. Tomamos posse da obra de redenção de duas formas: Fé e conversão.

– A fé é adesão racional e livre do verbo encarnado, palavra de Deus. Em toda sua obra de redenção e sua doutrina.

– A conversão é o movimento interior de nossa alma mediante a verdade revelada:  Arrependimento dos pecados e busca de santificação diária.

O homem ‘salvo” deve viver permanentemente nessa condição, para receber a vida eterna.

—————————————————————————————————————-

  1. Nessa condição nos tornamos novas criaturas, e recebemos o Espírito Santo!

A missão de Jesus não se resume em apenas nos salvar mediante o perdão dos nossos pecados, mas consiste em derramar o Espírito Santo.

– No batismo somos inseridos na vida da graça.

– Somos revestidos da força do alto.

– Somos capacitados para amar e servir a Deus.

– Nos tornamos testemunhas de Jesus (Atos 1,8).

—————————————————————————————————————-

  1. O Batismo no Espírito Santo, nos converge para uma realidade: A comunidade.

– O Espírito Santo é dado para formarmos o corpo de Cristo.

– Nela Ele opera através dos frutos, dons e carismas. Qualificando para ser o sinal visível do Cristo ressuscitado no mundo.

– Na comunidade estarão aqueles que serão remidos quando o Cristo voltar para restaurar toda obra criadora de Deus.  Por isso somos exortados a não se afastar da comunidade (veja Hb 10,25);

—————————————————————————————————————-

  1. Toda esse revelação atinge seu ápice com a parusia: A volta de Cristo!

 Como somos lembrados a cada vez que mergulhamos no mistério da eucaristia:

 (1 Cor 11,26).

O kerigma conclui com temas escatológicos:

– O julgamento particular e final: As ovelhas serão, separada dos bodes, o joio do trigo.

– Aqueles que praticaram a impiedade: Serão lançados no fogo do inferno.

– Aqueles que praticarem a palavra receberão o prêmio à vida eterna.

Concluo essa meditação exortando que a Igreja foi instituída o Cristo  para revelar todo esse plano de salvação. Deus escolheu salvar o mundo pela loucura da pregação!

É necessário que o homem conheça a verdade para entrar no caminho da salvação. Para isso precisamos anunciar a palavra de Deus corajosamente!

Voltemos ao texto inicial “Quando terminaram a oração, tremeu o lugar onde estavam reunidos. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus”.

Vamos rezar, que o Senhor nos encha do Espírito e nos encoraje a anunciar sua palavra!

Leave a Reply


6 + 8 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas