Somos uma geração eleita (1 Pd 2,9)                          

Somos uma geração eleita (1 Pd 2,9)  –  Esboço para pregadores

(1 Pd 2,9) Mas vós sois a gente escolhida, o sacerdócio régio, a nação santa, o povo que ele adquiriu, a fim de que proclameis os grandes feitos daquele que vos chamou das trevas para a sua luz maravilhosa.

O apóstolo Pedro como o primeiro Papa de Cristo escrevendo a todos aqueles que acreditaram em Cristo por meio da pregação do Evangelho e a experiência do Batismo,  nos traz um grande conhecimento do mistério da Igreja, gerada pelo sacramento do Batismo:

Cinco consequências dessa revelação. Confira na íntegra!

1º Somos geração eleita! (veja Ef 1,4). No antigo testamento Deus escolheu Israel como seu povo. No novo testamento todos aqueles que creem em Cristo foram escolhidos de antemão para ser a sua Igreja (veja João 15,16).

2º Somos o sacerdócio régio –  Os sacerdotes são aqueles que fazem a mediação entre os homens de Deus. Eles faziam sacrifícios pelos pecados e reconciliavam os homens com Deus. Cristo é por excelência o grande sacerdote,  o unido mediador entre Deus e os homens (1 Tm 2,5), mas nele através do batismo nos tornamos sacramentos de salvação para aqueles que estão longe de Deus.

3º A nação santa –  No meio de uma geração perversa, por causa dessa eleição nos tornamos a reserva moral da sociedade.  (Ex Abraão intercedendo por Sodoma e Gomorra).

4º  O povo que foi adquirido por um alto preço-  E como fomos adquiridos?   1 Pd 1,18-19 “Pelo precioso sangue de Jesus Cristo.  Somos preciosos para Deus (Isaías 53,4).

5º  Os convocados para a missão – a fim de que proclameis os grandes feitos daquele que vos chamou das trevas para a sua luz maravilhosa.

Essa é a essência da Igreja ser missionaria (veja Mateus 28,19 e Mc 16,15).

Leave a Reply


2 + 5 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas