PEDRO CHEIO DO ESPÍRITO SANTO! (Atos 4.7-8)

Formação de pregadores – Anunciando com poder II

Nessa meditação refletiremos sobre duas consequências que o Apóstolo Pedro experimentou depois do dia de pentecostes em sua experiência missionária : a) O Espírito Santo nos impele a missão. b)  O Espírito Santo nos da poder para Evangelizar confira na íntegra.

Fizeram Pedro e João comparecer diante deles e os interrogaram: “Com que poder ou em virtude de que nome vós fizestes isso?”

Essa foi à pergunta dos homens do sinédrio os chefes anciãos e escribas, diante do milagre do coxo da porta formosa.  Com que poder vocês fazem essas coisas extraordinárias?  “Então Pedro cheio do Espírito Santo disse:” (Atos 4.8).

Quero fazer duas considerações:

1º  Pedro cheio do Espírito Santo disse:  Uma consequência imediata do Batismo no Espírito Santo é o “anuncio de Jesus ressuscitado”

Isso porque a boca fala daquilo que o coração está cheio (Lc 6,45). Se o Espírito Santo é o Espirito de Cristo (Rm 8,9);  o homem batizado no Espírito Santo tem a necessidade de anunciar o Nome de Jesus em todas circunstancias e ocasiões. Esse é o grito de Paulo em sua experiência pentecostal: “Ai de mim se não anunciar o evangelho!”

Esses dias em preparação ´para uma pregação, ouvi um trecho da ultima pregação do Padre Léo “Buscai as coisas do alto”

Ele dizia: O demônio com o câncer me tirou tudo, minha saúde, meu ministério, minha visão, ele somente tinha 40% da visão, minha comunidade, meu direito de ir e vir.  Tudo estava acabado. E em um dos momentos de muita dor, ele começou a invocar o Nome de Jesus e o Espirito Santo falou em seu coração. Ai de mim se eu não anunciar o evangelho.

E ele disse: Mas Jesus eu já fiz tudo, estou debilitado… Então Jesus falou em seu coração, buscai as coisas do alto, de dou mais um ano, para que você possa começar a escrever e pregar o evangelho com toda minha força.

O Padre Léo morreu no dia 4 DE JANEIRO DE 2007  –  Mas até hoje em 2019, ele continua na mesma unção, pregando e convertendo corações pelo mundo inteiro.  E vou falar algo maior, mais pessoas conheceram Jesus no ministério do padre Léo depois de sua morte do que em vida. Estudando a história comecei a observar que os Santos abalaram e abalam o mundo, mais em morte do que em vida. Ai de mim se eu não pregar o evangelho!

Anote isso: É a missão que torna nossa comunidade católica e apostólica.

Católica, ou seja, universal – A missão impede que a Igreja seja fechada em si mesmo, mas aberta até os confins da terra.

Apostólica, ou seja, enviada a difundir o evangelho por toda terra.

A Igreja existe para evangelizar – Ensina Paulo VI na encíclica Redemptoris missio, e evangelizar não é apenas anunciar o evangelho, mas estabelecer o Senhorio de Jesus sobre a terra.  Efetivando a palavra do Salmista (Salmo 33,12)  Feliz  a nação cujo Deus é o Senhor, o povo que escolheu como herança.

Por isso precisamos estar em combate, ganhando cada palmo de terra em nosso campo de missão.   Das escolas aos presídios, das praças as periferias, das zonas urbanas as zonas rurais;  até que todo homem reconheça Jesus como seu Salvador e Senhor.  Se sua comunidade tem hoje dez pequenos grupos, sonhe com mais dez. Se em sua comunidade não tem jovem, anuncie nas escolas, se não tem crianças, visite as creches.  Nós não temos desculpa, o Senhor nos deu o Espírito Santo.

2º Aqui quero meditar sobre um segundo elemento: (Atos 4,8)  Pedro estava cheio do Espírito Santo.

Existem duas maneiras de evangelizar:  Cheios de nós mesmos, ou cheios do Espírito Santo!

Uma grande tentação que todos nós temos é de evangelizarmos pela experiência que nós já temos. Mas dependente de nós, do que do Espírito Santo. O apóstolo Paulo caiu nessa tentação em Atenas:

Quando ouviram falar da ressurreição dos mortos, alguns caçoavam. Outros diziam: “A respeito disso te ouviremos ainda uma outra vez”. Assim, Paulo saiu do meio deles. Alguns, porém, aderiram a ele e abraçaram a fé, entre os quais Dionísio, o areopagita, uma mulher chamada Damaris e outros com eles (Atos 17.32-34).

Paulo confiou em sua capacidade intelectual, sua experiência, qual foi o resultado da pregação eloquente?   (Atos 17;32) Os atenienses caçoavam – (Mt 5,13) Se o sal perde o sabor para que serve?  Apenas para ser jogado fora e pisado pelos homens.

Pregação sem unção, é jogar perola aos porcos.  Paulo ficou em crise, e diante do fracasso volta  a corinto, com uma nova visão, é impossível evangelizar sem o poder do Espírito Santo. Então ele muda a rota de missão: Paulo deixou Atenas e foi para Corinto. (At 18,1).

Como Paulo chegou em Corinto:

 Irmãos, quando fui até vós anunciar-vos o mistério de Deus, não recorri à oratória ou ao prestígio da sabedoria. Pois, entre vós, não julguei saber coisa alguma, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado. Aliás, estive junto de vós com fraqueza e receio, e com muito tremor. Também a minha palavra e a minha pregação não se apoiavam na persuasão da sabedoria, mas eram uma demonstração do poder do Espírito, para que a vossa fé se baseasse no poder de Deus e não na sabedoria humana. (1 Cor 2,1-5);

Paulo chegou com medo, tremor, despojado de suas faculdades intelectuais, mas totalmente dependente do Espírito Santo. Como Evangelizadores recorremos a esse poder, o poder do Espírito Santo.

Resultado de imagem para pedro e paulo cheios do espirito santo

Sejamos espelho de Pedro e Paulo como pregadores do Evangelho peçamos ao Senhor o poder do Espírito Santo para sermos suas testemunhas até os confins da terra. Aleluia!

Leave a Reply


2 + 3 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas