O pecado

O pecado

OBJETIVO DO TEMA:

Sermos convencidos (não acusados) do pecado. Nosso pecado é a causa de todos os males.

Resultado de imagem para o pecado

Leia mais…

 

01 – Introdução

O Tema anterior tratou do amor de Deus.

Contudo, ante nossa própria realidade e ante o que nos rodeia, surgem algumas perguntas muito lógicas: se Deus nos ama, então por que, a nível pessoal, vivemos com tantas inseguranças, temores, invejas, insatisfações, desequilíbrios emocionais, desespero, angústia, tristeza e limitações, e não experimentamos o seu amor?

Se Deus nos ama, então por que, a nível comunitário, as famílias se desintegram, os filhos se rebelam contra os pais, há luta de gerações, competições e ódios de uns contra os outros? Se Deus nos ama, por que há guerra, a fome, a pobreza, a injustiça, a discriminação, a opressão e a falta de liberdade? Por que não vivemos no plano social o maravilhoso plano de amor, justiça e paz? Se Deus nos ama, por que não o experimentamos?

Por que nosso mundo não é um paraíso onde se viva em harmonia, paz e justiça?

 

02 – O pecado

O problema: antes de querer solucionar o problema, devemos conhecer claramente qual é o problema:

Quando nosso automóvel para, nós o levamos ao mecânico para que nos diga qual é a falha. Quando nosso relógio se quebra, pedimos ao relojoeiro que o conserte. Mas quando o que enguiça é a nossa vida, a quem devemos recorrer? Se o mundo não anda adequadamente, devemos perguntar ao criador do mundo o que é que está acontecendo. Ele nos diz em sua palavra: “todos pecaram e estão privados da Glória de Deus.” (Rm 3,23)

Melhor dizendo: o que impede que em nosso mundo se manifeste o amor de Deus e se realize o seu plano de felicidade, paz e união chama-se PECADO. O pecado é a causa de todos os males que afligem a humanidade. Deus fez cair um dilúvio de amor sobre nós, mas nós estamos como que metidos dentro de um cristal que nos permite ver chover, sem que fiquemos molhados. O pecado é esse impedimento que não nos permite experimentar o amor de Deus. Desde que no paraíso Satanás enganou a nossos primeiros pais, fazendo-os crer que por suas próprias forças poderiam alcançar a felicidade e realização humana, começou todo o desastre em que vivemos:

o homem se afastou de Deus, fonte de vida;

separou-se de sua mulher, acusando-a de ser culpada;

inimizou-se com a criação que se rebelou contra ele.

03 – As conseqüências

Desde então começaram os ódios, rancores e ressentimentos. Imediatamente o mais forte (Caim) matou o menor (Abel). Começaram as guerras, as injustiças a ânsia pela riqueza e todos os males que existem no mundo.

O problema é que somos pecadores e, portanto, afastados do amor de Deus. E o pior é que não podemos evitar isso: o pecado não é algo que possamos impedir que entre em nós, porque sai do fundo de nosso próprio ser (Marcos 1,14-15). Por que um limoeiro dá sempre frutos azedos e ácidos e não doces e apetitosos? Simplesmente porque tem raízes de limão e não pode dar senão limões. Assim também nós manifestamos frutos de pecado porque nossa raiz, o coração, é pecado.

Necessitamos de alguém que transforme o nosso coração. Nós somos pecadores e, precisamente, por isso pecamos. Por que nossa raiz é de pecado, aparecem logicamente frutos de pecado. Veja o que acontece conosco quando queremos alcançar a felicidade e a realização de nossa vida com nossas próprias forças:

  • quando buscamos isto por caminhos falsos: desordem sexual, alcoolismo, drogas, ativismo, ânsia de riquezas, poder, fama, etc…
  • quando confiamos em falsos redentores: materialismo, humanismo sem Deus, comunismo ou capitalismo, etc..
  • quando cremos em ídolos falsos: satanismo, bruxaria, curandeirismo, controle mental, meditação transcendental, conhecimento do futuro, etc…
  • quando dependemos de nós mesmos: o cumprimento de uma lei, nossa própria justiça, nossas boas obras, etc…

Somos cegos, incapazes de encontrar o caminho, e nenhuma outra pessoa pode nos ajudar, porque, como nós, é também cega. Necessitamos de um poder do alto que não temos. Necessitamos de alguém que desamarre o laço do pecado…

O pecado é basicamente, não crer em Deus, não confiar Nele, porque confiamos mais em nós mesmos. Crer mais em nós mesmos que Nele. Preferir-nos a nós e negarmos a Ele. Não querer depender de sua vontade. Viver a vida por nossa própria conta. É ter ídolos em nossa vida; e, por ídolos, havemos de entender tudo o que, de alguma forma, substitui a Deus.

Pecado é tudo que não provem da fé me Deus (Rm 14,23); toda a atitude e atividade que não brota da fé. Os pecados são todas as formas concretas pelas quais manifestamos que estamos crendo mais em nós mesmos, em nossos caminhos e meios para conseguir a felicidade e nossa realização pessoal. Ódios, injustiças, roubos, abusos sexuais, assassinatos, egoísmo, aborto e orgulho são frutos do pecado. O pecado causa mais dano ao homem que a Deus, por isso Ele não quer que pequemos, por que nos ama muito. Em resumo, o pecado é separar-nos de Deus, que é a Vida, é portanto, entrar na morte: Rm 6,23.

 

03 – Reconhecer que somos pecadores

O homem é de natureza pecadora, por isso peca. Por isso não pode modificar-se a si mesmo. Por suas próprias forças não é capaz de renovar-se, de tornar-se nova criatura, de mudar seu coração, de solucionar o problema de sua existência. O homem não pode salvar-se a si mesmo, porque todo aquele que quer salvar sua vida a perde. Nenhum homem pode salvar-se por si mesmo.

O homem tem um problema que não pode solucionar. Esta é a pior de todas as afirmações que podemos ouvir, e no entanto, é a verdade. Nenhum jornal ou noticiário jamais publicaram uma notícia tão má quanto esta. No dia em que o homem quis ser Deus no paraíso, afundou-se no absurdo. No dia em que o homem quis construir a torre de Babel, para alcançar o céu, fracassou, o homem não pode chegar até Deus!

É certo que somos pecadores, mas temos uma vantagem: só os enfermos podem ser curados e só os mortos podem ser ressuscitados.

Ler a parábola do Fariseu e do Publicano: Lc 18,9-14 e dar-se conta de como só o que confessa suas limitações é que pode receber a ajuda necessária.

 

 

 

O texto que segue deve ser distribuído aos participantes

 

ORAÇÃO DIÁRIA COM A BÍBLIA

 

3a. Semana:        O pecado

Orientação e motivação para a semana

 

O que impede que em nosso mundo se manifeste o amor de Deus e se realize seu plano de felicidade, paz e união chama-se PECADO. O pecado é a causa de todos os males que aflige a humanidade.

O pecado é separar-nos de Deus, que é a Vida e entrar na morte. É preciso reconhecer as limitações e saber que só os enfermos podem ser curados e só os mortos podem ser ressuscitados. Precisamos de alguém que tire do nosso coração todas as raízes de pecado. Deus, como uma mãe amorosa, nos espera com um abraço caloroso, oferecendo a cada um de nós, a experiência do seu amor. Esse amor do qual o pecado nos afasta.

 

Textos para a oração diária durante a semana

 

1o. dia – Lucas 15,11-24

2o. dia – Salmo 51 (Salmo 50 na Bíblia da Ave Maria)

3o. dia – Marcos 7,14-23

4o. dia – Efésios 4,17-32

5o. dia – 1 João 1,7-10;2,1-2

6o. dia – Salmo 32 (Salmo 31 na Bíblia Ave Maria)

Leave a Reply


6 + 1 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas