A Salvação em Jesus

A Salvação em Jesus

OBJETIVO DO TEMA:

Apresentar Jesus morto, ressuscitado e glorificado como uma única solução para o mundo e cada indivíduo.

Resultado de imagem para A Salvação em Jesus

leia mais…

SÍNTESE DOS DOIS TEMAS ANTERIORES:

Deus nos ama, mas o pecado nos impede de experimentar esse amor. O homem por si só não pode salvar-se.

01 – A Boa Notícia

Se o homem era incapaz de chegar até Deus, Deus chegou até o homem. Se nós não tínhamos as forças necessárias para subir até Ele, Ele desceu até nós. Quando não havia esperança de solução, então brilhou uma luz nas trevas: Deus cumpriu sua promessa de salvação. (Jo 3,16-17)

Sim, há portanto, uma solução para o mundo e para cada homem: chama-se Jesus, cujo nome significa: Javé salva. Ele não só traz a Salvação de Deus, Ele mesmo é a salvação, o médico e o remédio ao mesmo tempo. É “Deus Conosco”, salvando-nos.

Jesus Cristo vence Satanás, nos salva do pecado e comunica vida divina

02 – Vence a Satanás

Desde o exato momento em que nossos primeiros pais pecaram, Deus nos prometeu a salvação. Disse à serpente: “Porei uma hostilidade entre ti e a mulher, entre tua linhagem e a linhagem dela. Ela te esmagará a cabeça… (Gn 3,15). Jesus descendente da mulher, esmaga a cabeça do inimigo. O príncipe deste mundo é derrubado, e nada pode contra Jesus. Jesus é o único vencedor de Satanás e de seu mundo tenebroso. Ânimo! Eu venci o mundo! (Jo 16,33).

03 – Salvação do pecado

Jesus é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo para que possamos viver em plenitude a vida em abundância. Sua missão não é só tirar os males e sofrimentos deste mundo, mas arrancar a raiz que origina todo este mal: O PECADO.

Perdoa o pecado

Por nosso pecado, todos estávamos inimizados com Deus e tínhamos com Ele uma dívida que não éramos capazes de saldar. Nós devíamos a Deus uma conta por havermos comido o fruto proibido, e, não tendo como que pagar, devíamos ir para o inferno. Jesus, porém, veio até nós, tomou o título de nossa dívida e pregou-a na sua cruz. O Pai ao ver tanto amor que seu Filho tinha por nós cancelou nossa conta. Portanto já estamos em paz com Deus, porque nada mais lhe devemos: Cl 2,13-14. Nossos pecados foram perdoados graças ao Sangue de Cristo que o pediu ao seu Pai quando estava pendurado na Cruz. O Pai sempre ouve e atende a oração do Filho, nada lhe pode negar. Portanto já estamos em paz com Deus e podemos nos aproximar Dele confiantemente pelos méritos de Cristo.

 

Esquece o pecado

Deus não só perdoou nossas culpas e pecados, mas esqueceu-as completamente. Quando Deus perdoa, perdoa para sempre, quer dizer, não se recorda nunca mais de nossos pecados perdoados. Jesus enviado do Pai, tomou nossos pecados e os jogou no fundo do mar. Ali ficaram sepultados para sempre, e é impossível retirá-los: Mq 7,19. Deus não tem uma lista negra com todos os nossos pecados a qual no será mostrada no final de nossa vida. Não. Os pecados perdoados por Deus já estão completamente esquecidos por Ele. Deus tem só uma coisa má: má memória para nossos pecados perdoados pelo sangue de seu Filho, jamais os recorda ou lança-nos em rosto.

Liberta do pecado

A obra da Salvação não se limita a tirar nossos pecados. Jesus não veio só para tirar ou perdoar o pecado, mas pra libertar-nos do pecado, quer dizer, capacitar-nos a não pecar mais. O pecado é uma escravidão, uma fraqueza que arrasta o nosso corpo. Fazemos o mal que não queremos, e não somos capazes de fazer o bem que deveríamos fazer, de tal maneira que gememos angustiados pela nossa libertação desta fraqueza que nos prende. Mas um dia Jesus, ao ver que nós não éramos livres, tomou esse pecado e o fez morrer na cruz, deixando-nos totalmente livres, graças a Ele, o Cristo Jesus, morto e ressuscitado. Desde então o pecado já não nos domina, já não temos que obedecer-lhe e fazer o que ele nos manda. O pecado já não tem nenhum poder sobre nós, nem estamos ao seu serviço, mas por amor servimos a Jesus, com quem agora estamos unidos (2Cor 11,2). Em Cristo Jesus fomos feitos novas criaturas: tudo o que era velho passou, o homem velho morreu, agora somos completamente novos. Para sermos livres é que Cristo nos libertou. Contamos agora com a força de Deus para vencer o pecado, e este perdeu todo o seu poder de influência sobre nós.

04 – Comunica vida divina:

Deus não enviou seu filho amado só para solucionar problemas ou romper grilhões de pecado, mas foi enviado especialmente para trazer vida e vida em abundância (Jo 10,10). Jesus é presença do amor do Pai para com os pecadores, para que ali onde há abundância de pecado superabunde o amor misericordioso de Deus (Rm 5,20). Ele viveu a vida humana em toda a sua plenitude e riqueza, ensinando-nos a verdadeira dimensão do ser criado à imagem e semelhança de Deus. Jesus dá o verdadeiro sentido à existência e instaura a paz em todas as suas dimensões.

A mulher adúltera: João 8,3-11: para ela há um futuro totalmente novo e aberto: “Vai e não peques mais”, disse-lhe Jesus. Encontrou paz consigo mesma.

O rico Zaqueu: Lucas 19,1-10: tirou a segurança em que sua vida se apoiava e lhe deu outra segurança mais firme e inabalável: a alegria de ser justo. Zaqueu foi libertado da cobiça e começou a viver em justiça e paz com todo o mundo. Encontrou a paz com os outros.

O ladrão arrependido: Lucas 23,39-43: para Jesus ninguém está condenado à morte, tudo tem remédio. O ladrão encontrou reconciliação com Deus através de Jesus crucificado. Encontrou a paz com Deus.

05 – Como se realizou nossa salvação

Jesus realizou de uma vez por todas a salvação total do homem e de todos os homens, através da sua encarnação, morte e ressurreição. Jesus é “Emanuel”, Deus conosco. Se Deus está conosco quem poderá estar contra nós? Nada nem ninguém nos pode separar do amor de Deus manifestado em Cristo Jesus. Jesus vestido da nossa carne, pela sua encarnação, se entregou voluntariamente à morte por amor a pecadores, para carregar o nosso pecado.

Ele tomou sobre si nossos pecados e, ao morrer na cruz, morreu com Ele nosso pecado. Dessa maneira nosso pecado ficou morto para sempre na cruz de Cristo. Na cruz de Jesus morreu tudo que não nos deixava viver como Filhos de Deus, e, por seu sangue, fomos resgatados, lavados e purificados. Ele suportou o castigo que nos traz a paz, e, por suas feridas, fomos libertados.

A obra salvífica de Jesus não terminou na cruz. Com a sua ressurreição, Jesus vence a pior de todas as conseqüências do pecado: a morte. Uma nova vida é possível. A alegria, a paz, a paciência, a compreensão, a liberdade, a justiça e a harmonia podem ser vividas neste mundo, porque Cristo ressuscitou.

06 – Conclusão

Jesus morto e ressuscitado é a solução de Deus para o mundo. Ele é a única solução. Não há outro caminho: “Pois não há sob o céu outro nome dado aos homens pelo qual devemos ser salvos” At 4,12. Ele é o único capaz de tirar todo o pecado do mundo e vencer a Satanás, suprimindo logicamente todas as conseqüências do pecado.

Em sua cruz deu sua vida por nós. Em sua ressurreição deu sua vida a nós. J esus não nos salva hoje. Jesus já nos salvou desde há dois mil anos por sua morte e ressurreição. Ele é a única e real esperança para o homem e o mundo. Se Jesus não nos salva hoje porque já nos salvou desde há dois mil anos por sua morte e ressurreição, certamente que sua salvação é para hoje e para cada um de nós. Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre, e ganhou a vitória sobre o pecado e todo o mal deste mundo. (Ef. 2, 1-7)

Obs.: Segue o texto de motivação e os textos para a oração diária

 

O texto que segue deve ser distribuído aos participantes

 

ORAÇÃO DIÁRIA COM A BÍBLIA

 

4a. Semana:        A salvação em Jesus

Orientação e motivação para a semana

Jesus morto e ressuscitado é a solução de Deus para o mundo. Em sua cruz deu sua vida por nós. Em sua ressurreição deu sua vida a nós. Em sua cruz morreu nosso pecado, e em sua ressurreição nos comunicou vida abundante, para que como Ele, vivamos como filhos de Deus. Sua Salvação é para hoje e para cada um de nós. Ele é o mesmo ontem, hoje, e sempre, e ganhou a vitória sobre o pecado e todo o mal deste mundo.

Textos para a oração diária durante a semana

1o. dia – Mateus 9,10-13

2o. dia – João 3,14-17

3o. dia – Efésios 2,1-7

4o. dia – Colossenses 2,13-15

5o. dia – Romanos 5,12-19

6o. dia – Colossenses 1,9-13

Leave a Reply


3 + 4 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas