A fé e a conversão

A fé e a conversão

OBJETIVO DO TEMA:

Ter um encontro pessoal com Jesus Salvador pela fé e pela conversão.

Resultado de imagem para A fé e a conversão

leia mais…

01 – Introdução

Se Jesus já nos salvou, por que então não experimentamos todos os frutos da salvação em nossa vida e em nosso mundo?

Certamente Ele já nos salvou e deu a Vida Nova. Mas o que faz falta é que aceitemos e recebemos o que Jesus já conquistou para nós.

Um irmão lhe envia um documento (testamento) pelo qual lega todos os seus bens para você com a única condição de que terá de ir até onde ele está para tomar posse deles. Ele já lhe deu. São seus, mas para você poder fazer uso deles deve ir ter com seu irmão. Jesus é seu irmão que o convida a participar de sua herança de Filho de Deus. Ele já lhe deu a capacidade de viver como tal. Só precisa ir a Ele para fazer sua a Vida Nova com que Ele o presenteou.

Que devemos fazer para viver a vida de Jesus? Perguntou aquela multidão a Pedro na manhã de Pentecostes. Toda aquela gente se havia dado conta de que os Apóstolos, juntamente com Maria, viviam a vida humana de tal forma que incitavam os outros a que desejassem viver também do mesmo modo. A resposta de Pedro foi simples: creiam em Jesus, convertam-se de seus pecados e então poderão viver a vida do Filho de Deus ressuscitado. Fé e conversão é a única coisa de que nós necessitamos para viver a vida de Deus trazida por Jesus.

02 – A fé 

A fé é um meio indispensável para nos relacionarmos com a salvação de Jesus. Certamente só Jesus salva, mas o meio pelo qual a salvação chega até nós é a fé: “Tendo sido, pois, justificados pela fé, estamos em paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por quem tivemos acesso, pela fé, a esta graça, na qual estamos firmes e nos gloriamos na esperança da glória de Deus” Rm 5,1-2. “Pela graça fostes salvos, por meio da fé, e isso não vem de nós, é o dom de Deus…” Ef. 2,8.

A única coisa que nos pede o Divino Lixeiro é que ponhamos nosso lixo no devido lugar: aos pés da cruz para que, com seu sangue redentor, seja destruído. Ponha o lixo em seu lugar: abaixe agora a sua cabeça, feche seus olhos e perceba a cruz redentora de Jesus e no silêncio de seu coração reze entregando ao Senhor, todos os seus pecados (pausa em silêncio).

Sem dúvida, não basta entregar o negativo e pecaminoso de nossa vida. É preciso também entregar todas as coisas em que pusemos de alguma forma nossa esperança, para esperar unicamente a salvação que vem de Deus. Quando Simão Pedro se afundava nas águas do mar da Galiléia, pediu ajuda a Jesus. É certo que Pedro sabia nadar perfeitamente, pois era pescador; mas preferiu ser salvo pela mão de Jesus, e abandonou-se completamente. Se o pecado nos fez romper nossa relação com Deus, agora que, por Jesus, fomos reconciliados com Ele, temos que romper completamente com o pecado e com tudo o que nos liga a Ele. É necessário que nós decidamos que jamais queiramos regressar à escravidão do pecado e queimemos todos os meios que possam nos ajudar a retornar.

A fé é a certeza de que Deus vai agir conforme suas promessas porque Ele é fiel. Esta fé, que é um dom de Deus, é ao mesmo tempo nossa resposta à iniciativa de Deus, e dizemos-lhe: “Sim, creio em Vós e aceito cem por centro Aquele que vós enviastes a este mundo para salvar-nos”. É confiança, dependência e obediência a Jesus Salvador, morto e ressuscitado, que é o único mediador entre Deus e os homens.

Portanto a fé não é crer em algo, mas em Alguém; e entregar-se a essa pessoa sem limites nem condições. Tampouco é concordar intelectualmente com coisas que não entendemos, mas é ter confiança em Deus, é ser dependente dele e de seu plano de Salvação. A fé não é um sentimento, nem se mede por emoções; não é também auto-sugestão. É uma decisão total do homem que envolve todo o seu ser e compromete todo a sua pessoa: Rm 10,9-10. Quando Paulo fala de coração e boca está se referindo tanto ao mais íntimo como ao mais externo do homem. Quer dizer, a fé tem de ser tão profunda quanto manifesta.

A fé, portanto, nos leva a agir conforme o que cremos, mudando nosso modo de viver. De outra forma não é fé, mas sentimento, ideologia ou crendice.

Quando cremos em Jesus de verdade nós nos deixamos crucificar com Ele, morrendo a tudo aquilo que não nos deixa viver. Esse tipo de fé nos permite ver o invisível e esperar contra toda a esperança, já que tudo é possível ao que crê.

Atenção: a fé em que Jesus já nos salvou não nos permite buscar outros meios de salvação. É necessário, portanto, que renunciemos a qualquer outro meio de salvação que não seja Cristo, já que não há outro nome dado aos homens pelo qual possamos encontrar a Salvação (At. 4,12).

Para experimentar plenamente a salvação de Deus é necessário esperá-la com a segurança que emana da confiança em Deus cumpre o prometido. “Seja feito para vós segundo a vossa fé”, disse Jesus aos dois cegos que logo recobraram a vista (Mt 9,29). Por outro lado, o esperar em Jesus significa confiar e depender somente Dele e de  mais ninguém.

A fé é como o canal que faz com que a Água viva da salvação chegue até nós, como o fio que transporta a força da obra de Cristo até nós.

03 – Conversão

A forma mais concreta como se manifesta a fé é mediante a conversão. Tem-se dito sempre que a conversão é uma mudança de vida, mas isto não quer dizer que se reduz a uma mudança de moral. A mudança de moral é conseqüência da mudança de vida, e a conversão é muito mais profunda que uma simples mudança de conduta.

O Divino Lixeiro: Jesus é o divino lixeiro que veio para varrer todo o nosso lixo: miséria, doenças e pecados, nossas tristezas e angústias; problemas e desespero; falta de sentido na vida e tudo o que nos impede de viver. Tudo isso é lixo em sua vida e Jesus, o Divino Lixeiro, quer varrê-lo hoje. “Ele levou as nossas enfermidades e carregou as nossas doenças (Mt 8,17). Ele é o Divino Lixeiro que leva nosso lixo para destruí-lo completamente jogando-o no fundo do mar. (Miquéias 7,18-19)

04 – Abrir o coração

Este é o momento de convidar Jesus a entrar em seu coração e proclama-Lo seu Salvador pessoal.

“Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo” (Ap 3,20).

Jesus está à porta do coração de cada um de nós e nos convida a participar de sua Vida Nova. Espera apenas que lhe abramos a porta. ele está chamando. Certamente nunca irá forçar a porta. Só entrará se abrirmos voluntariamente. Ele tem estado em sua porta outras vezes. Escute a voz dele. Não endureça seu coração. Convide-o a entrar. Não poderá nada com isso. Abra a porta do seu coração e convide Jesus a entrar no mais profundo de seu ser.

Tantas outras vezes você tem aberto seu coração a tanta gente ou sistemas que lhe prometem a felicidade. Dê hoje uma oportunidade a Jesus. não perderá nada exceto tristezas e angústias. Não perderá nada exceto as cadeias que o escravizam. Você tem à sua porta a grande oportunidade de sua vida.

Não deixe passar ao largo. Aproveite hoje. Dê a Jesus a oportunidade de manifestar-lhe tudo o que Ele é e tem para você. Digamos a Jesus, agora no Cenáculo, que o convidamos a viver em nosso coração, que entre e faça parte da nossa vida, que seja Ele o centro de nossa existência.

O texto que segue deve ser distribuído aos participantes

 

ORAÇÃO DIÁRIA COM A BÍBLIA

 

5a. Semana:        A fé e a conversão

Orientação e motivação para a semana

Hoje, proclamo com minha boca o que creio firmemente em meu coração:

Tu és o único Salvador deste mundo, Senhor. Tu és o meu Salvador pessoal. Creio em Ti, confio em Ti e peço-te que me dês agora a Nova Vida em abundância que tu ganhaste para mim com tua morte na cruz e tua gloriosa ressurreição.

Quero ter um encontro pessoal contigo e tua salvação. Sei e confio em que tu nunca decepcionas o que crê e confia em Ti. Reconheço que sou um grande pecador, proclamo que tua misericórdia e perdão são maiores que meus pecados.

Textos para a oração diária durante a semana

1o. Dia: Lucas 18,9-14

2o. Dia: Lucas 7,36-50

3o Dia: Mateus 16,13-20

4o Dia: Tito 3,3-7

5o Dia: João 8,1-10

6o Dia: Isaías 53,1-7

Leave a Reply


3 + 4 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas