A Promessa do Pai

A Promessa do Pai

Resultado de imagem para A Promessa do Pai

OBJETIVO DO TEMA:
Apresentar o Espírito Santo que, ao mudar nosso coração, nos capacita para viver a Vida Nova.

01 – A Promessa
Antes de sua morte Jesus disse aos seus discípulos umas palavras misteriosas: “No entanto, eu vos digo a verdade: é de vosso interesse que eu parta, pois, se eu não for, o Paráclito não virá a vós. Mas se eu for, vo-lo enviá-lo-ei a vós”. (Jo 16,7).
Quando ressuscitou, Jesus apareceu aos seus discípulos falando-lhes de coisas referentes ao Reino de Deus, deu-lhes a ordem de não se afastarem de Jerusalém, mas esperarem a Promessa do Pai, da qual tanto lhes havia falado durante seu ministério. Citar: Lucas 24,49; Atos 1,5; Atos 1,8.
Quando Jesus falava da vinda do Espírito Santo chamava-a “A Promessa do Pai”. Tratava-se, portanto, de um compromisso de Deus com os homens através de Jesus. Jesus tinha vindo trazer uma vida nova, mas ela não poderia ser vivida sem o Espírito Santo e um Coração Novo, se Deus não cumprisse antes a Promessa feita através dos profetas Ezequiel e Jeremias: Ez 11,19-20 e Jeremias 31,33. O coração do homem só pode ser mudado por Deus. É preciso, pois, a renovação interior do homem pelo Espírito de Deus que o transformará.
A novidade do Evangelho não é Jesus dando uma nova lei, mas dando-nos seu Espírito para que Ele, Jesus, possa viver em nós. Dá-nos seu Espírito não só para que o conheçamos, mas para que possamos viver sua vida, tendo um procedimento, não segundo a carne, mas segundo o Espírito.
A novidade do Evangelho não é uma lei nova, mas um Espírito Novo que Jesus glorificado envia aos seus para que possam viver a vida de filhos de Deus. Jesus não só nos deu o direito de sermos filhos de Deus, mas nos capacitou com seu Espírito, Espírito de filiação divina, para que vivêssemos como tais (Romanos 8,15; Gálatas 5,6).
A obra da Salvação não consiste somente em sermos perdoados de nossos pecados, mas na transformação de nosso coração pecador em um coração como o de Jesus. Para quem vive no Espírito, a única lei é a lei da fé que dá a vida. Ele não evita as coisas más porque estão proibidas por uma lei, mas porque são más em si. Não age coagido ou pressionado por uma lei exterior; mas acima de tudo, por um princípio de vida nova que o leva a evitar o mal porque é mal, e a fazer o bem porque é bem.
O Espírito vem transformar o coração do homem. Assim, aquele que atua animado pelo Espírito o faz em virtude da própria exigência do amor que habita nele e não pela força de uma imposição exterior.
A ação do Espírito no homem o faz modificar todos os seus apetites, critérios e valores. Já não segue os desejos da carne. O homem espiritual, habitado pelo Espírito, transformado pelo Espírito, deseja, quer e faz as obras do Espírito. Se vivemos segundo o Espírito não daremos satisfações às obras da carne: Gl 5,17-18.
A diferença entre o que vive segundo a carne e o que vive segundo o Espírito é que o primeiro é escravo das obras da carne e manifesta frutos de fornicação, impureza, libertinagem, orgia e coisas semelhantes. Ao contrário, o que é guiado pelo Espírito manifesta os frutos do Espírito: amor, alegria, paz, aceitação do sofrimento, compreensão, bondade, fidelidade, mansidão e equilíbrio (Gl 5,19-23).
O que vive animado pelo Espírito de Cristo tem os mesmos sentimentos, critérios e valores de Cristo porque tem o mesmo Espírito de Cristo: o Espírito Santo. É uma renovação tão profunda e total da pessoa que São Paulo não encontrou outra forma de expressar esta belíssima realidade senão dizendo que somo “criaturas novas” (Gal 6,15).
Esta é a obra central do Espírito Santo: fazer-nos criaturas totalmente novas. O Espírito Santo vem para mudar o homem, fazendo-o à imagem e semelhança do próprio Jesus. Portanto, sua ação não é acidental ou opcional, É absolutamente necessária. Sem o Espírito Santo de Jesus, não podemos pertencer a Ele.

02 – O Cumprimento da Promessa:
Passados alguns dias de sua ressurreição, Jesus cheio do Espírito Santo, cumpriu sua promessa: enviou do céu a torrente do Espírito sobre seus discípulos que estavam em oração com sua mãe Maria. Conta o livro dos Atos dos Apóstolos At 2,1-4.
Jesus sempre cumpre o que promete. Passará o céu e a terra, mas Jesus não deixará jamais de cumprir uma de suas palavras. Como havia prometido tantas vezes aos seus discípulos, enviou do céu o Espírito Santo.
Pentecostes não foi outra coisa senão Cristo glorificado, cheio do Espírito Santo, que abriu seu coração para derramar seu Espírito sobre os seus e assim transformá-los em novas criaturas. Tão generosa e abundante, porém, foi a doação do Espírito que o próprio Jesus havia chamado do “Batismo no Espírito Santo”.
Batizar (Baptizein) significa submergir, estar totalmente inundado, cheio. O Batismo no Espírito Santo em Pentecostes foi uma plenitude do Espírito Santo que inundou os Apóstolos de tal forma que os encheu completamente. A efusão do Espírito Santo recebida por eles foi total. A raiz de seu Batismo no Espírito Santo mudou totalmente as coisas para eles:
a) conheceram verdadeiramente a pessoa e a missão de Jesus: o Espírito Santo lhes revelou quem era Jesus e lhes mostrou a verdadeira dimensão salvífica para a qual o Pai o havia enviado. Ensinou-lhes o profundo significado das palavras do Mestre. Levou-os até à verdade completa: ao conhecimento perfeito da Verdade, de Cristo Jesus, que é a Verdade e a vida (Jo 15,26;16,13).
b) transformou seus corações: a efusão do Espírito mudou seus corações de pedra em corações de carne, deu-lhes o mesmo coração de Jesus (At 4,32). Os discípulos começaram a ter os mesmos sentimentos, interesses e critérios de Cristo. desde então Jesus vivia neles pela presença do seu Espírito.
c) Jesus, centro de sua vida: já não buscavam ser servidos, mas servir; ser amados, mas amar; ser compreendido, mas compreender. Deste modo experimentaram a verdade daquela palavra de Jesus que havia dito: “Há maior felicidade em dar que em receber”(Atos 20,35).
d) começaram a testemunhar com palavras poderosas: naquela mesma manhã, Pedro tomou a palavra em nome de toda a comunidade e, com um discurso, converteu três mil pessoas. Era a obra do Espírito que havia transformado aqueles homens. Começaram a experimentar uma força nova, a força do Alto, que os fazia falar em outras línguas, curar enfermos, ressuscitar mortos e toda classe de sinais, prodígios e milagres que manifestavam palpavelmente a presença de Cristo Salvador no meio deles (At 4,30-31).
e) o nascimento da Igreja: fruto também do Batismo do Espírito Santo foi o nascimento da Igreja, da comunidade de crentes em Jesus. O Espírito Santo não é só a alma e o motor da Igreja, é o seu criador. Só os que tem o Espírito de Cristo podem pertencer a Ele. A Igreja de Jesus está animada por um só e único Espírito, o Espírito de Jesus que é o Espírito Santo.

03 – A vida nova no Espírito Santo
A Vida de comunhão, harmonia, paz e amor que reinava entre os Apóstolos era de tal maneira nova e atraente que convidava todos a viverem-na também.
Vede como se amam!” diziam os pagãos quando viam os cristãos cheios do amor do Espírito Santo. Não havia entre eles nenhum necessitado, porque ninguém chamava seus aos bens materiais, mas os colocavam a serviço dos irmãos. Os bens deste mundo eram partilhados e distribuídos de um modo cristão, isto é, servindo aos mais necessitados (At 2,44).
A vinda do Espírito Santo inaugurou uma nova era na vida da humanidade. A era do poder de Deus no meio dos homens, a era da Graça e a era dos adoradores em Espírito e em Verdade.
Glorificavam a Deus: desde esse momento começaram a dar graça a Deus sempre e por tudo. A graça do Senhor lhes bastava. Tudo consideravam lixo em comparação ao conhecimento e ao amor do Senhor Jesus.
Pentecostes, cumprimento da Promessa de Deus aos homens não é outra coisa senão Jesus glorificado, cheio do Espírito Santo, que dá seu Espírito aos que crêem Nele.

*A seguir a motivação e os textos para a oração diária

ORAÇÃO DIÁRIA COM A BÍBLIA

7a. Semana: A Promessa do Pai
Orientação e motivação para a semana

Deus prometeu seu Espírito não só para testemunhar com poder que Jesus havia ressuscitado e estava na glória do Pai, mas para torná-lo presente no seio da Igreja e no coração dos cristãos, fazendo-os viver, amar, servir e orar a Jesus através de cada um.
O Espírito Santo é uma força interior no homem que o muda e o transforma radicalmente. É tão arraigada no próprio homem que chega a confundir-se com o espírito do homem. Jesus explicou que o Espírito Santo deve nos ensinar todas as coisas. Ser nosso consolador e advogado, completando assim a obra que Jesus já começou em nós.

Textos para a oração diária durante a semana

1o. Dia: João 16,5-7.13-15 4o. Dia: Atos 2,37-39
2o. Dia: Atos 1,3-8 5o. Dia: Ezequiel 36,25-27
3o. Dia: Lucas 11,9-13 6o. Dia: Romanos 8,14-17

 

Leave a Reply


1 + 6 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas