DONS CARISMÁTICOS

 “A respeito dos dons espirituais, irmãos, não quero que vivais na ignorância”. 1Cor. 12,1

O Espírito Santo é um dom por excelência. E é ele que devemos aspirar com todas as fibras do nosso ser: o doador, mais que os dons. Com Ele virão todos os dons, assim como com a árvore temos os frutos, e com a roseira temos as rosas.

Resultado de imagem para dons carismaticos

Leia mais…

É de suma importância salientar a finalidade dos dons que o Espírito Santo nos concede. Essa finalidade situa-nos dentro do grande mistério da comunhão dos santos, dentro do espírito de fraternidade que a filiação divina exige, dentro dos interesses de um único corpo, do qual fazemos parte: o Corpo Místico de Cristo.

Os dons são-nos concedidos para a construção, a edificação da comunidade cristã, para o fortalecimento do indivíduo; para que cada um fique equipado para o serviço de Deus e do próximo, ao qual Deus o chamou, e nas circunstâncias em que o colocou. Por eles o indivíduo se aperfeiçoa.

Comparando: não é um tesouro de pedrarias que recebe para o seu uso e gozo exclusivo, mas um adubo que deve ser partilhado. Esse adubo embelezará, sim, o seu jardim interior: “Venha o meu amado ao seu jardim e saboreie os seus frutos deliciosos” (Cantares 4,16); mas fortificará também a seara alheia, para que a messe seja grande e abundante para Cristo.

Daí se depreende até que ponto chega o amor cristão, essa ordem de Cristo, de “nos amarmos uns aos outros” (Jo 15,17), dever que São Paulo nos recorda: “Vós mesmos aprendestes de Deus a amar-vos uns aos outros” (1 Tes 4,9). Nada é só para nós. Mas é no dar; no partilhar que nos enriquecemos cada vez mais.

Em primeiro lugar, é preciso explicar quais e o que são esses dons do Espírito Santo de que se trata aqui. Na sua primeira Carta aos Coríntios Paulo os enumera. Os capítulos 12 a 14 falam claramente e é preciso lê-los com atenção.

Não nos referimos aos sete dons que acompanham o Divino Espírito sempre que nos é dado, e que visam o fortalecimento e aperfeiçoamento de cada um. São esses aqueles dons que aprendemos no nosso catecismo: sabedoria, entendimento, fortaleza, ciência, conselho, piedade e temor de Deus.

Os dons carismáticos, embora visem simultaneamente o nosso aperfeiçoamento pessoal, são, contudo, concedidos para a edificação do Corpo de Cristo, o bem geral da Igreja. ” …que tudo se faça em vista da edificação!” (1 Cor 14,26).

Continua….

Leave a Reply


5 + 7 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas