“Vós recebestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé?” (Atos 19.1-2)

Se fizéssemos uma pesquisa com todos aqueles que se declaram cristãos que segundo o IBGE são 87% da população Brasileira tomando a mesma pergunta de São Paulo aos cristãos de Éfeso  encontraríamos a mesma resposta.

Nem sequer ouvimos dizer que existe Espírito Santo!” 

Resultado de imagem para de joelhos pedindo oração

Confira na integra

Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo atravessou o planalto e chegou a Éfeso. Aí encontrou alguns discípulos e perguntou-lhes:  “Vós recebestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé?” Eles responderam: “Nem sequer ouvimos dizer que existe Espírito Santo!”  (Atos 19.1-2)

“Vós recebestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé?” Eles responderam: “Nem sequer ouvimos dizer que existe Espírito Santo!”

As pessoas até sabem que o Espírito Santo é Deus, que é a terceira pessoa da Santíssima trindade, mas poucos sabem sobre sua Pessoa de forma experiencial na atuação de seus dons e maravilhas.

Mas nesse texto podemos tirar algumas lições:

 

1º É possível responder se fomos Batizados no Espírito Santo ou não  Por isso Paulo perguntou-lhes: “Vós recebestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé?”

O Batismo no Espírito Santo é uma experiência concreta, podemos sentir, conhecer a Deus de uma forma nova.  Os primeiros Cristãos não tinham uma doutrina sólida sobre o Espírito Santo como temos hoje, o primeiro concílio da Igreja o concilio de Nicéia só foi realizado no ano 325, três séculos após a vivencia dos primeiros Cristãos. A Igreja primitiva não tinha uma sólida doutrina e formação sobre o Espírito Santo, mas eles tinham uma profunda experiência com o mesmo que o capacitavam para viver o Evangelho, anunciar o nome de Jesus com poder, e professar a fé até mesmo no martírio.

Penso que é isso que tem nos faltado, uma experiência profunda com o Espírito Santo que nos transforme radicalmente.

2ª É possível experimenta-lo de maneira imediata:  (v.6 a) Paulo impôs-lhes as mãos, e o Espírito Santo desceu sobre eles.

Não é necessário uma preparação, ter grande conhecimento, estudo… Essa experiência é para todos das pessoas mais simples a intelectuais, é para pessoas que estão há muitos anos engajadas na Igreja e para aqueles que vivem em profundo estado de pecado.

Incline seu coração para Jesus e peça sinceramente a Ele o derramamento de sua poderosa graça, seja perseverante nessa oração, profetizo que em quer momento a graça de Deus alcançara sua vida.

 

 

Leave a Reply


6 + 2 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas