Formação de lideres: Autoridade espiritual

Autoridade espiritual

A autoridade espiritual faz toda diferença no exercício da liderança Cristã, podemos perceber claramente quando há unção e quando não a unção em um ministério de um líder. Nesse meditação refletiremos sobre três elementos:

  1. O que é autoridade? E de onde emana sua fonte?
  2. Por que devemos exercer a autoridade espiritual?
  3. Como adquirir autoridade espiritual?

Jesus no Evangelho de São Mateus 28,18 diz: “Toda autoridade me foi dada no céu e na terra”.

  1. O que é autoridade?

Autoridade é poder delegado.  Jesus reconhece que tudo vem do Pai. Sua autoridade não vem dos homens, mas vem de Deus. “Rm 13.1 Toda autoridade vem de Deus”

Sendo assim, autoridade espiritual é o poder nos dado pelo próprio Deus.

Esse poder foi dado a Cristo no batismo (cf Lucas 4,18)  “O Espírito do Senhor esta sobre mim e me ungiu” e confirmada aos discípulos pelo Pai  “Este é meu filho amado, escutaí-o” (Marcos 9.7).

(O Documento Puebla 257) diz: A Igreja, enquanto Povo de Deus, reconhece apenas uma autoridade: Cristo Jesus, Ele é a fonte da vida, unidade e cabeça da Igreja.

Se quisermos realizar as obras do Senhor, a missão que Ele nos confiou, é preciso estarmos em profunda comunhão com ele, liderando a partir dos seus princípios, em total submissão a sua vontade.

  1. Por que devemos exercer a autoridade espiritual?
    1º Por que estamos inseridos em um combate espiritual

Vemos em Efésios 6.12 que “a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim, contra principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes”.

Todo Cristão precisa travar uma luta espiritual contra três inimigos:

1º  O diabo  (Opositor ao projeto de Deus).

2º  As paixões desordenadas (Pecado).

3º  O mundo – (Mentalidade mundana, avessa a palavra de Deus). 

Somos chamados a evangelizar, ou seja fazer com que o mundo seja submetido ao reino de Jesus, a começar pelos nossos corações.

E isso não é fácil porque estamos inseridos em um grande combate espiritual. 

 

Porque podemos liderar sobre duas formas: Com autoridade espiritual ou sem autoridade espiritual.

 Quando a autoridade de um líder não vem do alto, não é autoridade é autoritarismo.

O autoritarismo gera medo, o medo gera escravidão, insatisfação, mágoas, e falta de comprometimento de servos novos, mediocridade.

A autoridade espiritual é uma espécie de investidura que o Senhor nos da, para realizarmos sua obra e permanecermos firmes em seu Nome.

 Nada podemos fazer sem ela!  (cf Mateus 10.1)

 

Aqui entro no terceiro ponto:  Como adquirir autoridade espiritual?

 

 Há pelo menos cinco condições para que a autoridade espiritual exista e funcione. Também chamadas de colunas da autoridade espiritual que são:

1)retidão, 2)fé, 3)obediência, 4)unção,  5)relacionamento com Deus.

1º Retidão de coração A retidão é a virtude de seguir, sem desvios.

Precisamos ser íntegros, justos, retos no caminho do Senhor, não podemos criar atalhos, nem burlar as leis do Senhor. Por mais que você erre, nunca perca o desejo de fazer o certo, aquilo que é a lei do Senhor.

Na bíblia temos o exemplo de Saul que deixou de ouvir a Deus, para ouvir o povo, e agindo por suas paixões desordenadas, perdeu a unção que estava sobre ele. E Ezaú que trocou a benção por um prato de lentilhas.  Convenhamos  é melhor você perder amigos, emprego, promoções, namorada do que perder a unção, então tenha um coração reto.

2ª Fé: A segunda coluna da autoridade espiritual, a fé é a chave que abre o nosso ser para que a glória de Deus se realize em nós.

Jo 11,40 já não te disse: Se creres verás a glória de Deus!

3º A obediência (Atos 5,32)

Não existe autoridade espiritual sem obediência, a Deus e  a Igreja. As forças do inferno não prevaleceram contra a Igreja. Onde não há obediência não há virtude.

Ver slide Onde não obediência não há virtude, não há bem, não há amor; e onde não há amor , não há Deus, e sem  Deus  não se chega ao paraíso. Tudo é uma escada: se faltar um degrau, caímos. (Santa Teresinha).

A obediência nos coloca na direção de Deus-

Nós precisamos andar em obediência, não adianta fazer sacrifício, ter vida de oração, sem disposição para obedecer (1 Sm 15,22)

A 4º coluna para a autoridade espiritual é a unção.

Vamos ver que no inicio do ministério de Jesus em Lucas 4,18 ss Ele cita a profecia de Isaías 61. O Espírito do Senhor esta sobre mim e me ungiu para…

A unção é a manifestação do poder de Deus que garante a eficácia de nossas obras.  O evangelho de Marcos termina falando sobre a unção que estava sobre os discipulos:

(Mc 16,20) Então, os discípulos foram anunciar a Boa Nova por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra pelos sinais que a acompanhavam. Os sinais acompanhavam, ou sejam eles testificavam a pregação dos discípulos.

Um dia Paulo cheio de si foi pregar aos atenienses na sabedoria humana, e sua pregação foi um desastre. A palavra diz que alguns apenas se converteram. Então ele dobrou o Joelho e começou a rezar pedindo a unção, quando ele volta a corintos ela revela da onde vinha a eficácia de seu apostolado. ( cf 1 Cor 2.4-5)

5. O Relacionamento com Deus

(Atos 10.37-39) Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judéia, a começar pela Galiléia, depois do batismo pregado por João: 38 como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder.

Por toda a parte, ele andou fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo diabo; pois Deus estava com ele.

O segredo de Jesus era seu relacionamento com o Pai. A grande pergunta que precisamos fazer antes de agir é: Deus está comigo?

O livro a alma de todo apostolado chama de ocupações malditas tudo que nos tira da comunhão com Deus,  por que se Deus não estiver conosco… Seremos como os 7 filhos de Ceva (Cf Atos 19.12-13) vamos passar apertado nas mãos do inimigos e não veremos Deus agir.

 

Leave a Reply


8 + 2 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas