A Carta à Igreja em Tiatira –  Ap 2.18-29 (Apocalipse estudo).

Tiaria é uma Igreja em crescimento mas que precisa ser purificada!  “As tuas obras recentes, mais numerosas ainda que as do início”.

Resultado de imagem para A Carta à Igreja em Tiatira - Ap 2.18-29 (Apocalipse estudo).

confira esse ensino na íntegra…. (Apocalipse estudo).

  1. A CIDADE DE TIATIA (v.18).

Na cidade de Tiatira estava situada uma das sete Igrejas da Asia menor  que estamos estudando no Apocalipse. A mesma se encontrava  no caminho entre Pérgamo e Sardes. Atualmente, chama-se Akhisar na Turquia. Um importante detalhe é que a primeira pessoa convertida por Paulo na Europa, era de Tiatira, uma mulher chamada Lídia (cf Atos 16.14), mas não temos mais nenhuma informação sobre esta igreja. O que sabemos da igreja vem das referências no Apocalipse.

De acordo com historiadores a mesma  era conhecida pela produção de púrpura, uma tinta usada em tecidos,  além de roupas, artigos de cerâmica, bronze, etc…  Essa era  a profissão de Lídia (cf Atos 16.14).  Lídia era uma cidade que cultuava muitas deusas, entre elas a deusa Diana (cf Atos 19.34), além de um santuário a sibilas: Sibilas são um grupo de personagens da mitologia greco-romana. São descritas como sendo mulheres que possuem poderes proféticos sob inspiração de Apolo. A grande influência das figuras femininas na cultura religiosa de Tiatira pode ter facilitado o trabalho de Jezabel, a mulher que seduzia os discípulos e incentivava a idolatria e a prostituição.

(v. 20) Mas tenho contra ti que toleras essa mulher, Jezabel, que se diz profetisa, mas ensina e seduz os meus servos a se prostituírem e a comerem carne sacrificada aos ídolos.

Por isso o Senhor exorta que no meio da Igreja Satanás habita com seu trono. Ele tinha sinagogas em Esmirna (2.9) , Filadélfia (3.9), Pérgamo (2.13). Em Tiatira, agia sobre influência de Jezabel, profetisa que incentivava as pessoas a conhecerem as “coisas profundas de Satanás”.

  1. QUEM ERA JEZABEL?

A alusão a Jezabel vem do Antigo Testamento, Jezabel foi a esposa do rei Acab, rei de Israel. Ela foi uma rainha muito ruim, que promoveu a idolatria e matou muitos profetas. Jezabel foi condenada por Elias e outros profetas. Ela convenceu seu marido Acab a adorar o deus Baal e foi responsável por promover o culto de deuses pagãos em Israel (cf 1 Reis 2125-26).

Jezabel se tornou símbolo de crueldade, egoísmo e manipulação. Quando o Senhor fala sobre Jezabel ela esta condenando alguma mulher que dizia ser profetiza e que promovia a idolatria e a imoralidade sexual. Jezabel provavelmente não era o nome verdadeiro dela mas ela tinha as caraterísticas de Jezabel.

Quando as pessoas falam de “espírito de Jezabel”, significa alguém que manipula para conseguir o que quer. Essa pessoa ensina coisas erradas e desvia pessoas do evangelho, promovendo o pecado. É uma pessoa perigosa e destrutiva. Provavelmente está debaixo da influência de um demônio.

  1. JESUS É O FILHO DE DEUS (V.18)

O Filho de Deus – A grande revelação que encontramos nos Evangelhos (cf Mc 1.1) é uma expressão comum no Novo Testamento, especialmente nos livros de João, como descrição de Jesus Cristo. Os servos fiéis são descritos, também, como filhos de Deus (cf João 1. 12) aqui, a expressão obviamente se refere a Cristo, esta expressão aparece somente aqui no Apocalipse. .

Olhos como chama de fogo (18): Os olhos de fogo simbolizam a ciência de Deus, que tudo vê, julga, prova, transforma e purifica  (cf  Ap 1.14).

Pés semelhantes ao bronze polido (18): Simbolizam a firmeza e autoridade de Cristo que aniquila, pisa na cabeça dos inimigos (cf Ap 1.15).

  1. O LOUVOR A IGRJA DE TIATIA

Como veremos em todas as Cartas Jesus conhece e elogia as qualidades da Igreja de Tiatira (v.19):

“ Eu conheço a tua conduta, teu amor e tua fidelidade, teu serviço e tua perseverança, e as tuas obras recentes, mais numerosas ainda que as do início”.

A Igreja de Tiaria era uma Igreja e crescimento, suas últimas obras eram mais numerosas do que as primeiras. Ao invés de esfriar, ela se tornou cada vez mais ativa no serviço a Deus.  Um dos sintomas da experiência do Batismo no Espírito Santo é o dinamismo missionário, o amor deve nos levar as obras, Santa Teresinha do menino Jesus dizia: Quando uma alma é inflamada pelo fogo divino é impossível que a mesma fique inativa.  A fé que agrada a Deus é a fé ativa que se mostra pelas suas obras (cf Tiago 2.14-17). Os servos de Deus devem ser “sempre abundantes na obra do Senhor” (1 Coríntios 15.58), pois Deus nos criou para boas obras (Efésios 2.10).

O Senhor elogia nesse crescimento, três elementos fundamentais na vida de todo Cristão (v.19):

“Eu conheço a tua conduta, teu amor e tua fidelidade, teu serviço e tua perseverança”

  1. O Amor – Ao contrário da Igreja de Éfeso, Tiara mesmo em crescimento permaneceu no amor.  O amor é cultivado pela vida interior: Oração, leitura da palavra, sacramentos, vida fraterna e missão (cf Atos 2.42).
  2. Fé –   Paulo fala da fé que conduz a fé (cf Rm 1.17). A fé de todo Cristão deve ser purificada e levada ao crescimento,  muitos Cristãos estagnam na fé e até mesmo deixam a mesma morrer (Apostasia),  por dois extremos: Excesso de intelectualismo  “o conhecimento incha” (cf 1 cor 8.1) e o contrário superficialidade na doutrina, muitos são levados como palha pelos ventos contrários de  falsas doutrinas (cf Ef 4.14). É preciso crescer na fé.
  3. Perseverança – O bom solo produz fruto com perseverança (Lucas 8.15). A tribulação produz perseverança (Romanos 5.3-4; Tiago 1.3-4,12). Mesmo debaixo de muita tribulação e perseguição, Tiatira crescia abundantemente.

 

  1. EXORTAÇÕES:

Jesus viu, também, problemas na igreja em Tiatira. Ele fez uma crítica severa:

Tenho, porém, contra ti… (20): O problema principal da igreja em Tiatira era o RELATIVISMO, ao contrário da Igreja de Éfeso que não suportava os maus, Tiatira era tolerante, faltava zelo em relação a aquela que desvirtuava a muitos desvirtuando através de imoralidade e idolatria como citei no tópico 2.

A igreja em Tiatira, possivelmente estava enfatizando o amor ao ponto de esquecer da pureza de doutrina, tolerava esta falsa mestra. O amor deve sempre andar com a verdade, um não pode viver sem o outro, uma verdade sem caridade mata, mas a caridade sem verdade leva a hipocrisia e libertinagem.

Eu lhe dei prazo para se converter, mas ela não quer converter-se de sua prostituição (v 21).

Jesus é paciente… Ele não arranca o joio imediatamente mas deixa-o cresce-lo para não arranca-lo com o trigo.  Ele espera o tempo certo para exercer o seu juízo. Ele deu tempo suficiente para Jezabel se arrepender, mas ela não quis.

Eis que a prostro de cama… ( v.22):  Esta não é a cama da prostituição (ela já se deitava naquela cama de livre vontade), mas a cama de doença e sofrimento. Jesus forçaria esta mulher e seus cúmplices a se deitarem na cama de tribulação, consequência do pecado.

Matarei os seus filhos (v. 23):  A palavra “filho”, frequentemente, se refere às pessoas que seguem o ensinamento ou o exemplo de alguém. Assim, os descendentes de Abraão são aqueles que praticam as mesmas obras (cf João 8.39) e os filhos do diabo são aqueles que imitam as obras dele (João 8.44). Da mesma maneira, é provável que os filhos de Jezabel sejam aqueles que seguem os ensinamentos e praticam as obras dela. Se não se arrependerem, Jesus dissiparia com essa mentalidade e seguidores.

Todas as igrejas conhecerão… (v. 23):  O castigo divino tem vários propósitos. Um destes, obviamente, é o castigo dos culpados. Neste caso, Jesus prometeu aniquilar a filosofia dos líderes  praticaram a idolatria e a prostituição, caso não se arrependessem. Mas há um segundo motivo atrás deste castigo a repreensão. O castigo  serviria de alerta para outros. As igrejas entenderiam que Jesus realmente sabe de tudo que acontece, e que ele julga retamente segundo as obras de cada um. Observamos a importância da disciplina divina para deter o pecado dos outros. Veja alguns exemplos: Ananias e Safira (Atos 5.11); A correção pública de pecadores (cf 1 Tm 5.20). Nós devemos aprender as lições dos pecados do passado, e considerar as consequências da desobediência.

  1. CONSOLAÇÃO E ENCORAJAMENTO:

 

(v. 24) A vós, porém, os outros em Tiatira, que não seguis essa doutrina e não quisestes conhecer as ‘profundezas’ de Satanás – como dizem –, não vos imponho outra obrigação.

O encorajamento aos demais de Tiatira (v. 24): Ele já falou sobre os filhos de Jezabel. Agora ele encoraja os outros, os discípulos fiéis que não aceitam a doutrina dela e não participam do conhecimento das “coisas profundas de Satanás”. Algumas pessoas não buscavam as “profundezas de Deus” (1 Cor 2.10) pois queriam conhecer as profundezas do diabo. Pode ser uma referência à busca de conhecimento profundo (mas não da revelação da palavra de Deus) típica dos gnósticos.

(v.25) Mas segurai bem o que tendes, até que eu venha.

O que a Igreja de Tiarira tinha?

A pureza que não foi manchada pela pressão dos falsos mestres  como o de Jezabel. Aqueles que se manterem fieis o Senhor dará uma grande recompensa:

Ao vencedor (v 26): O vencedor é aquele que guarda as obras de Cristo até ao fim.

1ª Autoridade sobre as nações (26).

Os vencedores dominariam sobre as nações com o poder do Ungido de Deus (compare a linguagem deste texto com Salmo 2.8-9). Jesus daria aos fiéis o privilégio de participarem deste vitorioso reino messiânico (cf Ap 5.9-10).

2ª  Eles receberiam a estrela da manhã (28): Jesus é a estrela da manhã (Ap 22.16) Qual maior recompensa para o vencedor do que chegar ao eterno dia iluminado para sempre pela luz de Jesus?

Quem tem ouvidos, ouça (V. 29): Como nas outras cartas, Jesus encerra está com um apelo aos ouvintes. Prestem atenção!

Leave a Reply


3 + 3 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas