APOCALIPSE ESTUDO (CAPITULO 1)

Feliz o leitor e os ouvintes se observarem as coisas nela escritas, porque o tempo está próximo.”  (Apocalipse, 1.3)

Mergulhando na Sagrada Escitura, vamos fazer uma  meditação sobre o capitulo de Apocalipse trazendo pontos importantes para o entendimento. Aperte  os cintos e viaje conosco.

 

APOCALIPSE ESTUDO (CAPITULO 1)

Resultado de imagem para joão cai morto apocalipse

Leia mais….

Vamos ler (Ap 1.1-3) “Revelação de Jesus Cristo, que lhe foi confiada por Deus para manifestar aos seus servos o que deve acontecer em breve. Ele, por sua vez, por intermédio de seu anjo, comunicou ao seu servo João, o qual atesta, como palavra de Deus, o testemunho de Jesus Cristo e tudo o que viu. Feliz o leitor e os ouvintes se observarem as coisas nela escritas, porque o tempo está próximo.”  Apocalipse, 1 – Bíblia Católica Online

INTRODUÇÃO:

  • A palavra Apocalipse significa REVELAÇÃO, esse livro é uma revelação de toda história da Salvação.
  • A palavra revelar significa tirar o véu, uma vez tirado o véu mistérios que estavam ocultos são conhecidos.
  • Jesus revelou esse mistério aos seus servos (A Igreja). Jesus é o testemunha fiel (v.5) e comunicou através do seu anjo a João. Anjo significa mensageiro.
  • Esse João é o discípulo amado, João entre todos os discípulos que não foi martirizado. Mas pelo imperador Domiciano (d C 81-96), prendou o Apóstolo João na ilha de Patmos.

“Eu, João, vosso irmão e companheiro nas tribulações, na realeza e na paciência em união com Jesus, estava na ilha de Patmos por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.” Apocalipse, 1.9

 A Ilha de Patmos fica por volta de 55 Km da costa sudoeste da Turquia. Essa região era conhecida como Ásia Menor no tempo dos apóstolos, Patmos era uma ilha-prisão utilizada pelos romanos, foi na Ilha de Patmos que João teve as revelações que compõe o livro do Apocalipse.

Resultado de imagem para ilha de patmos

 

(Ap 1.2) Este dá testemunho de que tudo quanto viu é palavra de Deus e testemunho de Jesus Cristo.

João tem “visões” –  João vê no Apocalipse os acontecimentos que devem acontecer, isto é os acontecimentos do fim dos tempos, mas visto que este fim já aconteceu em Jesus e que o Cristão participa de modo especial no culto. Toda essa revelação que será apresentada a Igreja deve ser motivo de júbilos e não de terror, João vê Jesus Triunfando e vencendo Satanás (o dragão) no juízo filhos e sua noiva a Igreja o esperando ansiosamente.

Por isso: (v 3) Feliz o leitor e os ouvintes se observarem as coisas nela escritas, porque o tempo está próximo.”

O apocalipse é uma mistura de “exortação e consolação”.

EXORTAÇÃO:

 Exortação porque diz o tempo todo: Quem tem ouvidos ouça (cf Ap 2.7;11;29…. Ap 3,6;13;20,22;).

Essa grande repetição a necessidade de ouvir é uma exortação ao grande pecado de Israel que não ouvir a voz de Deus (cf Salmo 81.13) Se tivesse me ouvido.

O grande mandamento de Israel era justamente ouvir Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. (Deuteronômio 6.4).

CONSOLAÇÃO:  ao vencedor darei…

E consolação, ao vencedor darei: Ao vencedor darei como prêmio comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus’ (Ap 2.7). O vencedor não será atingido pela segunda morte’ (Ap 2.11).  (.v17)Ao vencedor darei o maná escondido e lhe darei uma pedrinha branca, na qual estará escrito um nome novo, que ninguém conhece, a não ser quem a recebe’…

Ao vencedor darei como prêmio comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus’ (Ap 2.7).

O vencedor não será atingido pela segunda morte’ (Ap 2.11).

(.v17)Ao vencedor darei o maná escondido e lhe darei uma pedrinha branca, na qual estará escrito um nome novo, que ninguém conhece, a não ser quem a recebe’…

DESTINÁTARIOS:

 (v 4) “João às sete igrejas que estão na Ásia: a vós, graça e paz da parte daquele que é, que era e que vem da parte dos sete Espíritos que estão diante do seu trono”

Para quem João Escreve?

(v.4) João, às sete igrejas que estão na Ásia. São elas: (v.11) a qual dizia: “O que vês, escreve-o num livro e envia-o às sete igrejas, a Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia”.

Essas Igrejas serão consoladas e exortadas nos Capítulos 2-3. Essas igrejas cristãs estavam localizadas na Ásia Menor durante a época do Império Romano e tinham um contato muito próximo com João.

VISÃO DO CRISTO GLORIFICADO

(v.5-7) A visão do Cristo (Glorificado) é apresentada longamente .

“e da parte de Jesus Cristo, testemunha fiel, primogênito dentre os mortos e soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, que nos lavou de nossos pecados no seu sangue e que fez de nós um reino de sacerdotes para Deus e seu Pai, glória e poder pelos séculos dos séculos! Amém. Ei-lo que vem com as nuvens. Todos os olhos o verão, mesmo aqueles que o traspassaram. Por sua causa, hão de lamentar-se todas as raças da terra. Sim. Amém.”

1.Como o Cristo (cf. v.5-7).

 As expressões utilizadas são tiradas de três Salmos (89,28,38);

Jesus com sua morte se manifestou como a testemunha fiel, e por sua ressureição se tornou “primogênito entre os mortos” e ‘príncipe dos reis da terra”. Ele pois é o único Senhor e os imperadores com pretensões divinas lhe são submetidos.

—————–

  1. Em seguida João revela em sua obra em nosso favor (6-7)

Tudo esta dito nele “Ele nos ama” é o filho do homem anunciado por Daniel para o julgamento (Dn 7.13), como rei transpassado de Zacarias (Zc 12,10); Aquele que João viu sendo transpassado aos pés da Cruz (Jo 19.37).

  1. A revelação da Santíssima trindade: (v 8) “Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que vem, o Dominador.”

A mensagem de João é enraizada no coração da Santíssimo trindade e cada uma das Pessoas da Santíssima trindade é evocada com riquíssimo simbolismo.

O nome dado a Deus desenvolve-se do Êxodo: Iahweh (cf 1.8;4-8) “Aquele que era, aquele que é e Aquele que vem” O verbo vem aplica-se a realidade de Jesus que virá, (v.5) como rei da terra para julgar o mundo.

  1. através de simbolismos (12-16):

“Voltei-me para saber que voz falava comigo. Tendo-me voltado, vi sete candelabros de ouro e, no meio dos candelabros, alguém semelhante ao Filho do Homem, vestindo longa túnica até os pés, cingido o peito por um cinto de ouro. Tinha ele cabeça e cabelos brancos como lã cor de neve. Seus olhos eram como chamas de fogo.Seus pés se pareciam ao bronze fino incandescido na fornalha. Sua voz era como o ruído de muitas águas. Segurava na mão direita sete estrelas. De sua boca saía uma espada afiada, de dois gumes. O seu rosto se assemelhava ao sol, quando brilha com toda a força.”

A visão do Senhor glorificado:

Imagem relacionada

Sete candelabros de ouro  – A Igreja e sua missão ( cf 20).  João vê Jesus agindo dentro das Igrejas (candelabros) que irradiam para o mundo a presença de Cristo Ressuscitado.

  1. Filho do homem: Jesus é o filho do homem profetizado pelo profeta Daniel (Dn 7.13). Justo juiz, quem vem para governar e realizar o julgamento final.
  2. Longa túnica: Cristo é o Sacerdote, único mediador entre Deus e os homens (cf 1 Tm 2.5), sua túnica é longa porque sua ação sacerdotal se entende até os confins da terra.
  3. Cingido o peito por um cinto de ouro: Realeza, Cristo é o Reis dos reis e Senhor dos Senhores.
  4. Cabeça cabelos brancos: Eternidade.
  5. Seus olhos eram como chamas de fogo: Trm a ciência de Deus para penetrar tudo, tem poder para prova os homens e os purifica-los.
  6. Seus pés se pareciam ao bronze fino incandescido na fornalha; Firmeza, sua autoridade.
  7. Sua voz Sua voz era como o ruído de muitas águas: É poderoso.
  8. A espada de dois cortes: O Evangelho, espada de dois gumes ( Hb 4.12).
  9. Rosto brilhante como sol: Fulgor de sua Santidade, transfiguração (cf Mt 17.2)

 (v 17 a) “Ao vê-lo, caí como morto aos seus pés.

João personifica as comunidades que estão mortas por causa do medo diante as perseguições do Império Romano.

(v.17) Ele, porém, pôs sobre mim sua mão direita e disse: Não temas! Eu sou o Primeiro e o Último, e o que vive. Pois estive morto, e eis-me de novo vivo pelos séculos dos séculos; tenho as chaves da morte e da região dos mortos”

Mas o ressuscitado traz paz e coragem, porque Ele é o Senhor da história primeiro e ultimo ( Alfa e Ômega) , o Senhor da vida ( tem as chaves da morte e da morada dos mortos.)

A narrativa segue descrevendo a pessoa de Jesus Cristo através de simbolismos (.

  • Jesus é aquele que venceu a morte;
  • A Sua voz faz calar os opressores imperadores Romanos.

(v.19) A missão de João

A missão de João é escrever a Boa nova, os cristãos não tem mais motivo para temer. A partir deste momento João se sente à vontade, Cristo é para as Comunidades a base segura. Nada poderá derruba-las. João após este encontro com Jesus assume a missão de conscientizar as comunidades. Convoca-as para a resistência, a lutarem e terem os olhos fixos no Senhor da história.

Fonte: Uma leitura do Apocalipse, coleção cadernos Bíblicos n.22, Edições Paulinas.

Notas de rodapé Bíblia Sagrada pag 1519

Bíblia Católica Online

Leave a Reply


3 + 8 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas