A Carta à Igreja em Sardes (Estudo Apocalipse)

O vencedor vestirá vestes brancas (Ap 3.5) . A Igreja de Sardes nos alerta, podemos pensa que “estamos vivos” por causa das obras, mas estamos morrendo lentamente pela falta de uma verdadeira conversão. Devemos lembrar do preço que Ele pagou por nossa redenção e buscar de todo coração uma verdadeira conversão antes que seja tarde.

Resultado de imagem para vestes brancas apocalipse

confira o estudo na integra

A cidade de Sardes era importante e rica quando foi capital do reino de Lídia ao tempo do rei Creso (550 a.C.), mas entrou em decadência nos séculos que se seguiram, sofrendo duas grandes invasões por negligência das suas sentinelas. Quando esta carta foi redigida, prevalecia nela o culto ao imperador romano.

Contam os historiadores que os soldados persas observaram um soldado de Sardes descer os rochedos e, depois, subiram pelo mesmo caminho para tomar a cidade de surpresa durante a noite. Assim, a cidade inexpugnável caiu quando o inimigo chegou como ladrão na noite! Em 334 a.C., a cidade se rendeu a Alexandre o Grande. Em 214 a.C., caiu outra vez a Antíoco o Grande, o líder selêucido da Síria. Durante o período romano, pertencia à província da Ásia, mas nunca mais recuperou o seu prestígio. Era uma cidade com um passado glorioso e um presente de pouca importância em termos políticos e comerciais.

Ao Anjo da Igreja em Sardes (Apocalipse 3.1-6).

(v.1) Ao anjo da igreja que está em Sardes, escreve: ‘Assim fala aquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas: – Conheço a tua conduta. Tens fama de estar vivo, mas estás morto.

Aquele que tem os sete Espíritos de Deus (v.1): Sete representa a totalidade e a perfeição divina. Diante do trono de Deus, “ardem sete tochas de fogo, que são os sete Espíritos de Deus” (Ap 4.5). Os sete olhos do Cordeiro “são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra” (Ap 5.6). Os olhos de fogo indicam a ciência de Deus que sabe tudo e vê tudo, nada em Sardes seria escondido de Jesus.

As sete estrelas (v.1): Jesus não somente vê, ele também controla. Ele segura os mensageiros das igrejas na sua mão direita (1.16,20). Pode ver, julgar e até castigar conforme a sua infinita sabedoria.

Conheço tua conduta  (v. 1): Como nas outras cartas, aquele que estava no meio dos candelabros conhecia perfeitamente as obras e os corações das igrejas.

Tens fama de estar vivo, mas estás morto:

O homem vê aparência, Jesus vê o coração (1 Sm 16.7) A igreja de Sardes teve a reputação de ser ativa e viva, mas Jesus sabia que estava quase morta. Ele não fala de perseguição romana, nem de conflitos com falsos judeus. Não cita nenhum caso de falsos mestres seduzindo o povo ao pecado como nas cartas anteriores. Ele fala de uma igreja aparentemente em paz e tomada por indiferença e apatia. A boa fama não ocultou a verdadeira natureza desta Igreja dos olhos do Senhor que nada passa despercebido.

(v.2) Vigia! Reaviva o que te resta, e que estava para morrer! Pois não acho perfeitas aos olhos do meu Deus as tuas obras.

Vigia! Sardes conhecia o preço na negligência, por desatenção dos sentinelas a cidade de Sardes  caiu aos seus inimigos em guerra. Na vida Cristã somos exortado a vigilância para não perdemos a guerra. Muitos textos nos exortam a vigilância, pois o diabo nos rodeia como um leão que ruge tentando nos devorar (Mateus 26.41; 1 Pedro 5.8). Falsos mestres procuram devorar os fiéis (Atos 20.29-31). A Igreja como as dez virgens não poderia cochilar mas ficar atenta, com as lamparinas acessas diante da imanente vinda do noivo ( Mateus 25.1-120. Não devemos descuidar, porque não sabemos a hora que o Senhor virá.

Reaviva o que te resta, e que estava para morrer! (v. 2): Uma última tentativa de resgate, o Senhor não quebra o caniço já rachado, não paga o pavio que fumega (cf Isaías 42.3).

A igreja em Sardes estava quase morta, mas ainda havia esperança de salvar alguns… por isso a exortação.

Pois não acho perfeitas aos olhos do meu Deus as tuas obras. (v.2):

O Senhor não reprova a ausência de obras, mas a essência das mesmas. É possível defender a doutrina de Deus sem amar ao Senhor (Ap 2.2-4). É possível obedecer mandamentos de Deus sem inteireza de coração, sem busca pela santidade. É possível fazer coisas certas com motivos errados. Os homens podem ver as obras; Deus vê os corações.

Lembra-te daquilo que tens aprendido e ouvido. Observa-o! Converte-te!  (3):

Como a Igreja de Éfeso a Igreja de Sardes é chamada a uma anamisene, é chamada a fazer uma releitura de sua experiência de salvação. Quando nos esquecermos da palavra de Deus e da salvação do pecado, facilmente caímos na escravidão (cf Gl 5.1;13).  Por isso somos chamados a rever as motivações do porquê começamos para não desistirmos ou desviarmos no decorrer do caminho “lembra e converte”.

(v.3) Se não estiveres vigilante, virei como um ladrão, sem que tu saibas em que hora vou te surpreender!

A figura de um ladrão encontrando pessoas despreparadas é comum nas Escrituras. Jesus empregou esta ideia várias vezes no seu trabalho entre os judeus (cf Mateus 24.43; Lucas 12.39) e os apóstolos imitaram este exemplo nas suas cartas (1 Tessalonicenses 5.2-4; 2 Pedro 3.10). No Apocalipse, Jesus prometeu vir como ladrão, encontrando despreparadas as pessoas que não vigiavam (cf Ap 16.15).

(v.4) Todavia, aí em Sardes existem algumas pessoas que não mancharam suas vestes. Estas vão andar comigo.

No meio de uma igreja quase morta, Jesus encontrou algumas pessoas fiéis! Uma reserva moral no meio da sociedade corrompida, aqueles que se conservaram como o sal, conservando seu sabor.

Uma outra reflexão é que todos passaremos por um julgamento individual (cf Ap 2.23; Ap 22:12). Cada um receberá uma recompensa segunda a sua obra. Embora as cartas fossem destinadas a Comunidade em sua totalidade as mensagens não deixavam de ter seu caráter individua. A salvação não é coletiva; é individual.

O vencedor vestirá vestes brancas, e não apagarei o seu nome do livro da vida, mas o apresentarei diante de meu Pai e de seus anjos.

(V.5) O vencedor vestirá vestes brancas. 

Toda a comunidade no batismo recebeu uma veste branca. No entanto só aqueles que não se mancharam (fidelidade ao batismo); iriam receber uma nova veste branca, veste que representa a vitória final sobre o pecado. “Linho finíssimo, resplandecente e puro…são os atos de justiça dos santos” (19.8).

(v.5) O vencedor… A mesma promessa feita aos puros em Sardes se aplica geralmente ao vencedor. Terá vestiduras brancas de pureza e vitória. As pessoas de vestiduras brancas participam da grande festa de louvor ao Cordeiro em (cf Ap 7.9).

(v.5) D e não apagarei o seu nome do livro da vida.

“Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos estão sujeitos, mas alegrai-vos de que os vossos nomes estejam escritos nos céus.” (lc 10.20).

O “Livro da Vida” é mencionado várias vezes na Bíblia (cf Ap 13.8; Ap 20.12,15;). Paulo disse que as pessoas que cooperavam com ele no evangelho tinham seus nomes escritos no Livro da Vida (cf Filipenses 4.3). Jesus disse que os nomes dos vencedores que se mantêm puros não seriam apagados deste livro.

Em contraste, os que não forem fiéis e rejeitarem a profecia (Apocalipse) não terão seus nomes escritos no Livro da Vida (cf Ap13.7-8; Ap 17.8). No julgamento descrito em Ap 20.11-15, esses são condenados ao lago de fogo. Por outro lado, na cidade iluminada pela glória de Deus, somente entram aqueles cujos nomes são inscritos no Livro da Vida (cf Ap 21.27).

Mas o apresentarei diante de meu Pai e de seus anjos. (v. 5): Jesus prometeu confessar diante do Pai todo aquele que confessa o nome dele diante dos homens. Prometeu, também, negar os nomes daqueles que se envergonharem dele (cf Mateus 10.32-33).

Concluindo: Quem tem ouvidos, ouça (6): Todos devem prestar atenção!

 

Conclusão

A Igreja de Sardes nos alerta, podemos pensa que “estamos vivos” por causa das obras, mas estamos morrendo lentamente pela falta de uma verdadeira conversão. Devemos lembrar do preço que Ele pagou por nossa redenção e buscar de todo coração uma verdadeira conversão antes que seja tarde.

Leave a Reply


6 + 9 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas