CONHECENDO A VERDADEIRA ESSÊNCIA DE JESUS

Resultado de imagem para um jesus humano

 

Todos os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para escutá-lo (Lucas 15.1).

Se você compreender o significado desse versículo sua vida nunca mais será a mesma. Confira essa reflexão na íntegra, desejo te apresentar um Jesus tão humano e misericordioso que será impossível não querer se aproximar dele.

leia mais….

Tente imaginar a cena desse texto, Jesus sentado em um banco às pessoas passando, mas algo acontece com elas que as mesmas se sentem atraídas por para Jesus para ouvi-lo e detalhe essas pessoas que se sentem atraídas não são as pessoas de prestigio, nome, riqueza e religiosidade, mas os mais excluídos os pobres e pecadores.

Quem eram os pecadores?

Pecadores no contexto Bíblico eram todos aqueles que eram considerados castigados por Deus por doenças incuráveis, imperfeições físicas, desvios morais públicos, essas pessoas eram excluídas do convívio, do templo, do contato com Deus pelos religiosos e consequentemente por toda população.

Quem eram os religiosos?

Os religiosos em sua maior porcentagem eram os escribas e fariseus, aqueles que se julgavam perfeitos por serem conhecedores da lei, os mesmos se consideravam aprovados por Deus e buscavam o reconhecimento da sociedade, buscavam sentar nos primeiros lugares, rezavam davam o dizimo e jejuavam desejando serem vistos por todos.

Esses religiosos eram radicais no conhecimento da lei, mas a praticavam conforme suas  vontades, os mesmos impunham fardos pesados nas costas dos outros, mas os mesmos não carregavam. Os seus olhos eram justos aos olhos de Jesus, no entanto eram vistos como hipócritas.

Os pecadores tinham medo dos religiosos, eles julgavam, condenavam e não tinham misericórdia. Mas esse texto releva o contrário quando os mesmos viam ou ouviam Jesus, eles se sentiam acolhidos, consolados, confortados. O critério de Jesus para com os pecadores era outro: não escravizava, mas libertava, não condenava mais amava, não cobrava colocando fardos, coagindo, mas ensinava pelo exemplo. Os mesmos viam em Jesus um balsamo de misericórdia, sabedoria e cura, eles não tinham medo de se lançar nos braços de Cristo porque sabiam que seriam acolhidos por sua misericórdia incondicionalmente.

A porta do templo que era fechada para mesmos se tornava escancarada, pois no acolhimento estava o próprio Cristo que dizia a todos:

“Não são as pessoas com saúde que precisam de médico, mas as doentes. Ide, pois, aprender o que significa: ‘Misericórdia eu quero, não sacrifícios. De fato, não é a justos que vim chamar, mas a pecadores” (Mateus 9.12-13).

O sentido da palavra religião era completamente revelado. Religião no latim significa religare, religar o homem a Deus, agora até mesmo os pecadores e pobres podiam com ousadia se aproximar de Deus por que em Jesus eles tinham a ponte, o mediador, o intercessor o salvador.

Eles podiam deixar os fardos, a hipocrisia, os medos, os vícios, os traumas… Todos os males causados pelo pecado. Em seus ouvidos entrava uma palavra de autoridade, uma palavra que realmente libertava: o Evangelho de Jesus a palavra viva e eficaz de Deus.

O segredo de toda experiência era: se aproximar de Jesus para ouvir a sua palavra. Todas as maravilhas que vemos no Evangelho eram consequências dessa aproximação.

Disse no começo da reflexão que depois dessa reflexão sua vida nunca mais seria a mesma, e reafirmo se você fizer a sua parte: Se aproxime hoje de Jesus, deixe o Senhor falar em seu coração, não tenhas medo o Deus que te espera não irá te condenar, pelo contrário ele te acolherá, não se importando com o tamanho do seu pecado, se você chega sujo, descalço e sem esperança como o filho pródigo, o coração de Jesus é misericórdia e nele há espaço para todos, o Senhor deseja que sejamos todos sejam curados e transformados pelo poder de sua misericórdia.

Para refletir:

Como você tem se relacionado com Jesus: pela graça ou pela lei?

Existe hipocrisia em sua espiritualidade?

Qual é a verdadeira essência de Jesus para você?

Leave a Reply


3 + 6 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas