Nós vimos o Senhor (João 20,24-29)

  • João usa essa a expressão “vimos o Senhor” por três vezes para falar do encontro que os discípulos por três vezes fizeram com o Ressuscitado (João 20,8; Jo 20,18; Jo 20,25).

O “ver” para João significa fazer uma experiência com o Senhor vivo, essa experiência acontece por meio da ação poderosa do Espírito Santo. Quando os discípulos testemunhavam a Tomé “Nós vimos o Senhor” eles se referiam ao cenáculo, onde estavam trancados por medo dos judeus, e de repente Jesus apareceu no meio deles ressuscitado dissipando todo o medo, soprando sobre eles o Espírito Santo (Jo 20,22).

Essa experiência produz uma convicção inabalável no crente, a mesma convence do mistério do Cristo ressuscitado e ao mesmo tempo ressignifica a vida, dando novo sentindo: Os discípulos sentindo a presença de Jesus, virão seus medos dissipados, seus corações repletos de paz e alegria pois os mesmos estavam repletos do Espírito Santo.

Tomé não estava com eles quando a experiência aconteceu por isso permaneceu incrédulo. Mas antes de julgarmos Tomé como um homem de pouca fé, precisamos compreender duas coisas:

  1. Tomé se chama Gêmeo (v,24) –  joãos faz uma crítica a Comunidade, sempre existe outro incrédulo.
  2. Até mesmo um apóstolo precisa fazer a experiência do Batismo no Espírito para crer verdadeiramente.

A experiência do Batismo no Espírito Santo no Cristianismo é fundamental, essencial e precisa ser normativa, sem ela permaneceremos incrédulos como Tomé que não estava no cenáculo. Tomé cometeu um pecado grave, não acreditou no testemunho da Igreja.

Hoje o cristianismo sofre de uma crise existencial, essa crise antes de ser moral aflorada por graves escanda-los é uma crise espiritual, uma crise de fé. A maioria dos cristãos vive uma espiritualidade tíbia, light, mas baseada em tradições do que convicção, falta temor, santidade, fervor, convicção.

Por  isso aquilo que Tomé disse: Se eu não tocar, não acreditarei… Deve ser repetido inúmeras vezes por todos nós, é necessário tocar para crer. Ou como diz João:

 “O outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo, entrou também, viu e creu”. (João 20,8).

Esse ver não se aplica ao sentido natural, racional, mas espiritual, experimentar sua presença viva no coração. Esse toque na Renovação Carismática é chamado de Batismo no Espírito Santo.

O Batismo no Espírito Santo produz, como diz o Papa Paulo VI:

–    O gosto por uma oração profunda, pessoal e comunitária;

–    Uma volta à contemplação e uma ênfase colocada na palavra de Deus;

–    O desejo de entregar-se totalmente a Cristo;

–    Uma grande disponibilidade às inspirações do Espírito Santo;

–    Uma leitura mais assídua da Escritura;

–    Uma ampla abnegação fraterna;

–    Uma vontade de prestar uma colaboração aos serviços da Igreja.

Peça hoje essa graça. Jesus que esta vivo, soprará o Espírito Santo em seu coração e você testemunhará: Eu vi o Senhor!

Leave a Reply


2 + 3 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas