A ultima refeição  (1 Reis 17.7-16)

Como viver na providência de Deus?

Imagem relacionada

Nessa mensagem aprenderemos duas lições uma consoladora e uma exortativa. Confira na íntegra.

 

Passados alguns dias, porém, a torrente secou, pois não chovia mais na região. Em Sarepta,(v.8).

O contexto é dramático:  Os céus estavam trancados e não chovia mais em toda região.

A escassez de chuva era reflexo do juízo divino por causa dos pecados e da Idolatria em Israel. Deus levantou o profeta Elias para profetizar ao seu povo e o ministério do profeta começa ordenando uma dura sentença:

“Juro pela vida do Senhor, Deus de Israel, a quem sirvo: nestes anos não haverá nem orvalho nem chuva, senão quando eu disser!” (1 Reis 17.1).

Essa escassez de água trouxe para toda região a miséria, podemos observar em todo mundo onde estão situados os lugares mais miseráveis do mundo? Onde há escassez de água, nesse contexto  os mais pobres foram atingidos.

Deus manda o profeta à casa de uma viúva;    Qual era a situação das viúvas nos tempos bíblicos?

As viúvas participavam na classe dos mais pobres, o contexto em que vivia os Israelitas era e extremo machismo e a mulher não podia trabalhar tendo renda fixa e não tinha autonomia.  As viúvas ficavam desamparadas, Deus ordenou em sua lei que era devem dos homens cuidarem das viúvas e dos órfãos mas os Israelitas não observavam a lei como deveriam (cf Dt 10.18).

Essa era a situação da viúva:

Elias pôs-se a caminho e foi para Sarepta. Ao chegar à porta da cidade, viu uma viúva apanhando lenha. Ele chamou-a e disse: “Por favor, traze-me um pouco de água numa vasilha, para eu beber”. Quando ela ia buscar água, Elias gritou-lhe: “Por favor, traze-me também um pedaço de pão em tua mão!” Ela respondeu: “Juro, pela vida do Senhor teu Deus, não tenho pão. Só tenho um punhado de farinha numa vasilha e um pouco de azeite na jarra. Eu estava apanhando dois pedaços de lenha, a fim de preparar esse resto para mim e meu filho, para comermos e depois esperarmos a morte”( V.10-12).

Agora que coloque no lugar do profeta Elias, Deus lhe da uma ordem: 

Depois, a palavra do Senhor veio a ele, dizendo:  “Põe-te a caminho, vai para Sarepta, na Sidônia, e fica morando ali, pois ordenei a uma viúva desse lugar que te dê sustento”. (v.8-9)

Uma viúva deveria sustenta-lo, mas essa viúva esta desesperançada, cansada, ao ponto de desistir diante a realidade ao qual vivia. Para ela só restava-lhe a ultima refeição e esperar com seu filho a morte.

Mas nessa ultima refeição Deus envia o profeta.

O que aprendemos nessa lição?

  Nas ultimas horas, e sobretudo nas horas mais difíceis Deus sempre vem, o Senhor nunca desampara os que nele esperam.

Gosto muito do relato de Jesus andando sobre as águas. Diz o texto que os discípulos estavam na madrugada no meio do mar, e de repente vem uma terrível tempestades, ao ponto de mesmo os discípulos serem pescadores experientes os mesmos estavam apavorados e sabiam que iam perecer.

Mas diz o versículo 15: Nas ultimas horas da noite, Jesus veio até os discípulos andando sobre as Águas (Mateus 14.15).

O mesmo acontece com Abraão em Gn 22, quando ele estende o punhal para sacrificar Isaac um anjo aparece  e Abraão vê um cordeiro que foi providenciado por Deus. Abraão da o nome da montanha de Yhwh-Yireh ou seja o Senhor Deus proverá (Gn 22,14).

Deus prove Deus proverá, a sua misericórdia nunca faltará.

Dizia um Santo da Igreja: Bela é a situação da Igreja quando ninguém mais sustenta a não ser Deus. Crer na providência divina é compreender que Deus nos ama e nunca vai nos desamparar, Ele pode até demorar porque o tempo dele é diferente do nosso mais podemos ter essa certeza ele não falhará.

Diz o Salmista no meio do seu sofrimento: Por que minha alma esta triste?… Espera em Deus, porque ainda hei de louvá-lo. (Salmo 42.6).

Quando é que a providencia divina se manifesta?

Quando não temos mais recursos, forças, quando estamos entregando os pontos pois sentimos incapazes e fracos. A bíblia nos ensina que é na fraqueza que o poder de Deus se manifesta.

(APLICAÇÃO) – Como você esta hoje? Talvez seu coração esta como o coração daquela viúva, triste, abatido, desanimado, sem forças…  Vendo seus recursos e forças indo embora, esperando apenas a morte chegar.

É nesse momento que o Espírito Santo consolador vem ao nosso coração para dizer: Espere um pouco mais, aguente um pouco mais… Jesus esta vindo, a sua benção vai chegar, o amor de Deus não falhará.

Paulo diz em Filipenses 4.19  O meu Deus proverá magnificamente, segundo a riqueza, no Cristo Jesus, a todas as vossas necessidades.  Aleluia!

Essa reflexão nos leva a duas dimensões:

1ª Temos uma consolação, o nosso Deus esta conosco ele é Yhwh-Yireh Deus providenciará.

2º Aplica ao mesmo tempo uma exortação: Aqueles que acreditam na providencia divina devem acreditar também no principio da obediência.

Voltando ao texto: (v. 9) “Põe-te a caminho, vai para Sarepta, na Sidônia, e fica morando ali, pois ordenei a uma viúva desse lugar que te dê sustento”. 

Pergunto ela tinha recursos?

Não, restava-lhe a ultima refeição, ela tinha todos os direitos de não entregar o pouco que tinha nas mãos do profeta, mas ela não abriu mão do principio da obediência ela festa o que Deus havia lhe mandado.

A providência de Deus vai manifestar justamente em sua obediência. (v.12-16)

 Ela respondeu: “Juro, pela vida do Senhor teu Deus, não tenho pão. Só tenho um punhado de farinha numa vasilha e um pouco de azeite na jarra. Eu estava apanhando dois pedaços de lenha, a fim de preparar esse resto para mim e meu filho, para comermos e depois esperarmos a morte”. Elias replicou-lhe: “Não te preocupes! Vai e faze como disseste. Mas, primeiro, prepara-me com isso um pãozinho e traze-o. Depois farás o mesmo para ti e teu filho. Pois assim fala o Senhor, Deus de Israel: ‘A vasilha de farinha não acabará e a jarra de azeite não diminuirá, até ao dia em que o Senhor enviar a chuva sobre a face da terra’”.  A mulher foi e fez como Elias lhe tinha ordenado. E comeram, ele, ela e sua casa, durante muito tempo. A farinha da vasilha não acabou, nem diminuiu o óleo da jarra, conforme o que o Senhor tinha dito por meio de Elias.

Essa palavra obediência significa VERDADEIRA FÉ E CONVERSÃO!

Você quer ser abençoado? Ter uma vida prospera vivendo o sobrenatural de Deus?

Busque uma conversão sincera em seu coração. Rompa com atitudes que não agradam a Deus, busque viver sua palavra de todo coração, seja generoso, abençoe o próximo sobretudo os mais pobres, de presentes, faça ofertas de coração a Igreja e os irmãos.

(Lucas 6.38) Dai e vos será dado. Uma medida boa, socada, sacudida e transbordante será colocada na dobra da vossa veste, pois a medida que usardes para os outros, servirá também para vós”.

(Pr 19.17) Quem se compadece do pobre empresta ao Senhor, que lhe restituirá o equivalente.

Se formos generosos as comportas do céus estarão abertas para nós e no tempo da adversidade nunca faltará a providência de Deus.

 

 

 

 

Leave a Reply


1 + 7 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas