Vencendo a competição que nos é proposta (Hebreus 12,1-2)

O autor da Carta aos Hebreus compara nesse texto a vida Cristã como uma maratona “Corramos com perseverança na competição que nos é proposta” a mesma alegoria também tem em sua reflexão o Apóstolo Paulo quando no final de sua vida testemunha ao jovem Timóteo: Combati o bom combate terminei a minha corrida, guardei a fé (2 Tm 4,7).

Resultado de imagem para perseverança maratona corrida

Por isso a mesma exige um elemento fundamental de todo maratonista: A virtude da perseverança. Nessa meditação quero apresentar cinco lições que aprender de uma corrida de maratona para nossa exercer a perseverança na competição que nos é proposta.  Leia mais….

1º Em toda corrida existe um prêmio!

Todo batizado é inserido nessa prova, onde somos chamados a perseverar para ganhar a vida eterna. Nós somos cidadãos do céu (veja Fl 3,20). Não podemos desistir, parar no meio do caminho, Jesus nos exorta: “Só aqueles que perseverarem até o fim serão salvos” (Mateus 24,13).

Quando Elias por causa das tribulações da caminhada de fé pensou em desistir, Deus enviou um anjo que lhe disse: Levanta-te e come, ainda tens um longo caminho a percorrer (1 Rs 19,7).

2º Não podemos pegar atalhos, temos que correr conforme as regras.

Para ganharmos o prêmio, precisamos lutar diariamente por uma vida de Santidade, (Hb 12,14) Procurai a paz com todos e a santidade, sem a qual ninguém verá a Deus.  Se o céu é nossa meta, a busca pela santidade é o caminho a seguir.

3º Nessa corrida nunca corremos sozinhos, existe uma nuvem de testemunhas em torno de nós.

No capitulo 11, a carta fala sobre os heróis da fé, milhares de homens e mulheres que venceram inúmeras dificuldades por meio da fé. Além do exemplo daqueles que já triunfaram e hoje estão vivendo como a Igreja triunfante tem em torno de nós muitos santos, irmãos de comunidade que passam diariamente por semelhantes provas e não desistem por causa das dificuldades.

Você sabe por que os santos foram colocados no altar?

Para que possamos ver o exemplo de suas vidas, pessoas simples, pecadoras como nós, mas que não desistiram de lutar.

4º Precisamos vencer os obstáculos:

O texto nos fala de duas grandes tentações: O desanimo e o pecado.

A tradição da Igreja chama esse desanimo de tibieza. Um estado da alma onde não temos força, vontade e animo para buscar as coisas espirituais, onde abandonamos a disciplina e nos corrompemos as prazeres carnais.

Segundo é o pecado. O pecado nos enfraquece, escraviza, afasta de Deus.

Precisamos vencer esses obstáculos por meio da perseverança. Lute contra a tibieza e contra o pecado. “O santo não é aquele que não peca, mas aquele que não desiste de lutar diariamente pela vida de santidade” (João Paulo II).

5º Mantenha os olhos fixos em Jesus!

Mantenha o foco, mire sempre o alvo, volte seus olhos e coração para Jesus, independente das dificuldades, limitações, quando mantemos os olhos fixos nele avançamos…

Jesus sempre esta a nossa frente… Na Sagrada Escritura, Eucaristia, Oração, Comunidade, contemple o Senhor diariamente Ele é o alimento para nossa perseverança.

Dom Bosco dizia: O começar é dos homens, o perseverar é dos santos. Que possamos perseverar na competição que nos é proposta.

Leave a Reply


8 + 4 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas