HOJE É DIA DE PENTECOSTES! (ATOS 2.1-4)

Pentecostes: O que significa na Bíblia? Aprenda o significado de pentecostes na Antiga e Nova Aliança e seu significado para nós HOJE.

Resultado de imagem para hoje é dia de pentecostes

Que possamos hoje viver pentecostes não como apenas um evento história (Antiga Aliança), como um ACONTECIMENTO, uma experiência profunda do Espírito Santo sendo derramados em nossos corações como no dia de PENTECOSTES, para nos dar a graça da Salvação, e a força de Cristo que nos liberta do pecado e nos leva a plenitude do propósito de Deus para seus filhos.

Quando chegou o dia de Pentecostes… Todos ficaram cheios do Espírito Santo ( Atos 2.1 a-4 a)

Quando falamos de Pentecostes temos que compreender que existem dois significados: O pentecostes do Antigo Testamento e o Pentecostes do Novo testamento.

No Antigo testamento Pentecostes era uma das três grandes festas onde o povo hebreu celebrava e recordava momentos importantes da história da Salvação e deveriam ser passados de geração a geração. A rigor eram essas três festas: Páscoa (ou festa dos pães ázimos), Pentecostes  (ou festa das semanas) e Tabernáculos (ou festa das tendas) eram as três grandes festas de peregrinação do Antigo Israel.

A festa de Pentecostes era celebrada cinqüenta dias após a páscoa (daí a expressão grega pentecostes), essa festa aparece como denominação grega da festa das semanas (cf Ex 34,22) em 2 Mac 12,332 e Tb 2,1. Na festa eram oferecidos pães de farinha nova assados com levedura. É uma festa de caráter agrícola.

Por isso pentecostes era conhecida como a festa das semanas (pois era realizadas sete semanas depois da páscoa): ”E celebrarás a Festa das Semanas ao SENHOR, teu Deus, com ofertas voluntárias da tua mão, segundo o SENHOR, teu Deus, te houver abençoado” (Deuteronômio 16.10).  E também das primícias (pois também era relacionada com ofertas das colheitas) “Também tereis santa convocação no dia das primícias, quando trouxerdes oferta nova de manjares ao SENHOR, segundo a vossa Festa das Semanas; nenhuma obra servil fareis” (Números 28.26).

Um dado importante é que as tábuas da lei foram dadas a Moisés no dia da festa de Pentecostes. Assim os judeus dispersos pelo mundo inteiro subiam a Jerusalém para comemorar com uma grande festa a entrega das tábuas da Lei a Moisés sobre o monte Sinai;

Sabemos que tudo que foi escrito no Antigo testamento foi revelado para que fosse revelado a plenitude, agora que sabemos qual é o significado de pentecostes na antiga aliança podemos compreender no novo.

Na nova aliança Cristo leva a plenitude a festa de pentecostes.

1º Deus inverte a lei das primícias, na Antiga Aliança era o homem que ofertava o primeiro fruto da colheita a Deus, na nova Aliança é Deus quem oferta aos homens o primeiro fruto da Salvação: O ESPÍRITO SANTO!

A partir de pentecostes o Espírito Santo começa a ser derramado em plenitude até a volta de Cristo Jesus. Pedro toma uma profecia de Joel para explicar o que esta acontecendo em pentecostes aos Judeus e diz: Nos últimos dias… (cf Atos 2.17), esses últimos dias representam “HOJE” até a volta de Cristo.  Por isso hoje é dia de pentecostes, o Espírito Santo não foi derramado em pentecostes e ponto final, só para os apóstolos como dizem algumas seitas, mas começou a ser derramado em pentecostes, é continuo e perene.

2º Pentecostes se torna a celebração da nova lei. Não escrita mais em tabuas de pedra como a primeira dada a Moisés no sinal, mas agora Deus escreve sua lei em nossos corações, (Ez 36.26) Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.  Deus nos dá o Espírito Santo, poder e graça de Deus para que possamos vencer, o pecado que é a transgressão da lei, consequentemente o diabo e a morte. Aleluia! Por isso somos suas cartas vivas, templos do Espírito Santo “Vós sois a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos os homens” (II Cor. 3.2).

Que possamos hoje viver pentecostes não como apenas um evento história (Antiga Aliança), como como um ACONTECIMENTO, uma experiência  profunda do Espírito Santo sendo derramados em nossos corações, para nos dar a graça da Salvação, e também um coração novo, puro, santo e agradável a Deus.

Duvidas sobre o Batismo no Espírito Santo?

Deixe seu comentário que responderemos no que for possível. Deus abençoe!

 

 

Leave a Reply


1 + 3 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas