Jovens de Fogo (Lucas 12,49 a) “Eu vir lançar fogo a terra”.

Inspiração profética: Se fores aquilo que Deus quer, colocareis fogo no mundo!

O que Deus tem preparado para nós é muito grande, algo que os olhos nunca viram, os ouvidos nunca escutaram e o coração humano nunca imaginou é o que Deus tem preparado para os que o Amam (cf. I Cor 2, 9).

Jesus tem o desejo de incendiar nossos corações com o fogo transformador do Espírito Santo. Isso para que possamos ser como brasas vivas, no meio desse campo tão seco que é a juventude contemporânea.

A Problemática da Juventude:

Uma triste realidade a se considerar, o jovem está cada vez mais longe de Deus. “os jovens são vítimas da influência negativa da cultura pós-moderna”(DAp 318)¹ especialmente dos meios de comunicação, trazendo consigo a fragmentação da personalidade, a incapacidade de assumir compromissos definitivos, a ausência da maturidade humana e o enfraquecimento da identidade espiritual.

Os valores estão sendo invertidos, vivemos uma grande crise moral, que é resultado de uma crise maior, que é a da fé.  Eis o grande desafio de nossos tempos, suscitar no coração dessa juventude a fé autêntica, que gera sentido pleno de vida, e não uma mudança apenas moral ou religiosa.

A solução: “VAI E INCENDEIA!”   

O Objetivo primário dessa palavra é “Incendiar!”   

        A renovação nasceu como um fogo no canavial com ênfase na evangelização de juventude e recuperação de dependentes químicos. A juventude do século XXI também precisa estar debaixo desse fogo, precisamos ser essa brasa que transforma almas e as leva aos pés da cruz de Cristo.

        O jovem de hoje tem uma grande carência de lideres, de referencias. É grande a presença de jovens que ainda não participam da Igreja, e que por isso “gemem e sofrem esperando a manifestação dos Filhos de Deus”, exigindo um maior compromisso dos jovens Cristãos com a Evangelização.

Acredito que podemos ser essas referencias, primeiro por que fomos levantados por Deus, segundo por que carregamos em nossos corações o precioso fogo de Cristo, que anima e move a Igreja. Podemos implantar um modelo de vida que leve o jovem a maturidade de Cristo. Santos que não deixam de serem jovens inseridos em todas as realidades com o objetivo de tocar fogo no mundo inteiro.

Que essa palavra gere em nossa juventude:

  1. Convicção e paixão por nosso Senhor Jesus Cristo.
  2. Comprometimento com a vida de Santidade e Missão.
  3. Lideres com ousadia e total dependência do Espírito Santo.

       Uma missão tão difícil exige um poder sobrenatural, os jovens de fogo precisam ser dependentes do Espírito Santo. (cf Atos 1,8), esse poder é simbolizado na Escritura como fogo. Diziam os Padres da Igreja: “Tudo aquilo que o Espírito Santo toca ele transforma” como o fogo que é devorador, destruidor, purificador, iluminador.

A juventude de hoje, precisa ser tomado por esse fogo de tal maneira que nossos maiores anseios e convicções sejam transformados no anseio maior de Deus para nós que é a SANTIDADE.

Que Deus abençoe a todos. Paz e pentecostes!

Leave a Reply


4 + 6 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas