RETIRAI OS ENFEITES (Ex 33,1-6) Não haverá avivamento enquanto não houver arrependimento sincero de coração.

O Senhor falou a Moisés: “Vai! Sai daqui com o povo que fizeste sair do Egito… Sobe para a terra onde corre leite e mel. Mas eu não subirei contigo, porque és um povo de cabeça dura; do contrário, acabaria contigo no caminho”. (Ex 33,1-6).

Poucas vezes na sagrada escritura vamos ver Deus irado como nesse texto. É como se sua paciência tivesse esgotado. claro que essa é uma visão do autor para revelar como duro é o coração dos hebreus que são ingratos e esquecidos, mesmo diante a tantos milagres, sinais e prodígios realizados no êxodo, e ainda sim eles fizeram o que é mau aos olhos do Senhor.

Deus estava profundamente irritado por que mau se ausentou para dar a revelação a Moisés o mandando subir ao monte por 40 dias (cf Ex 24,18) para refazer a aliança e o povo se corrompeu rapidamente, eles fabricaram um bezerro de ouro para adora-lo como verdadeiro Deus, e queriam apedrejar Moisés que os tirou do Egito. Abandonando a aliança e todas as suas promessas.

Que povo de cabeça dura!

Esse é o drama de todos nós rapidamente esquecemos do que Deus fez em nossas vidas e traímos a sua aliança.

Como entender que o mesmo povo que o proclamou rei hosana nas alturas, sentado no jumentinho em entrada triunfal em Jerusalém é o mesmo que pouco depois grita em alta voz: Crucifica-o? (cf Mt 21,9-10; Mt 27,21-26).

Como entender que um povo que acaba de receber a eucaristia logo depois profana o templo?

Algo que espanta São Paulo, quando nos recorda que somos templos do Espírito Santo, e se somos templos do Espírito Santo não podemos ter comunhão com o diabo.

As vezes nos questionamos de porque somos mornos, tíbios, de porque estamos nos afastamos do primeiro amor? a resposta é clara: Por causa da dureza de nossos corações!

No texto que estamos meditando vamos ver que diante dessa dureza de coração do seu povo, Deus se irrita e promete enviar um anjo, para combater todos os inimigos, por causa do juramento feito em seu próprio nome, de levar os hebreus a terra prometida, mas Ele mesmo não iria com eles por causa da conduta do seu povo.

Pois Deus não abençoa aqueles que não andam em obediência e não se submetem de coração integro a sua palavra.

Foi o que aconteceu com o povo hebreu, eles queriam caminhar com Deus carregando enfeites.

É o que Jesus exorta em (Mateus 6.24) Ninguém pode servir a dois senhores: ou vai odiar o primeiro e amar o outro, ou aderir ao primeiro e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao Dinheiro!

Podemos até enganar os homens e nos passarmos de santos, justos, mas diante de Deus nada fica oculto diante dos seus olhos, o salmista diz: “nem as trevas são escutas para ti” (Salmo 139,12).

Nós não temos dimensão do que é o pecado aos olhos de Deus, mas o pecado é uma ofensa direta a Ele, Deus abomina o pecado, ao ponto de virar a sua face diante dele (cf Isaías 59,1-2).

Assim aqueles que desejam caminhar com Ele, que desejam viver uma vida no Espírito, não podem comungar com o pecado, nem viver em intimidade com ele,  por mais que o justo peque sete vezes por dia, somos chamados a santidade, isso não acontece sem confissão, abandono, ascese, disciplina, luta contra o pecado. Precisamos lutar, por que a santidade atraí a glória de Deus, traz intimidade e comunhão com seu Espírito, e sem a santidade ninguém verá o Senhor.(cf Hebreus 12.14).

Diante dessa exortação, o povo de cabeça dura caí em sí, e um grande temor toma posse de Deus corações.

Ao ouvir esta ameaça, o povo pôs-se de luto e ninguém mais usou enfeites.(v.4).

Se analisarmos as escrituras vamos ver que em todos os grandes avivamentos algo semelhante acontece.  Quando Pedro saiu do cenáculo cheio do Espírito Santo e começou a pregar o Querigma dizendo que os judeus crucificaram o Senhor, aqueles homens também foram tomados de temor e diziam aos apóstolos: O que devemos fazer? (cf Atos 2,37)

Assim como Pedro não pensou duas vezes, assim fala o Senhor aos hebreus: Arrependam-se, convertam-se!

No texto que estamos meditando o Senhor diz: tirai os enfeites!

Uma palavra fantástica para compreendermos como precisamos de conversão, enfeites indica hipocrisia, máscaras, ausência de caráter.

Não podemos viver um teatro, não podemos mascarar nossa fé, não podemos vender um produto com embalagem bonita mais podre por dentro.

Deus não poderia andar com um povo que carregava enfeites.  Em toda escrituras vemos grandes exortações contra a hipocrisia.

Adúlteros, não sabeis que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Assim, todo aquele que pretende ser amigo do mundo torna-se inimigo de Deus. Aproximai-vos de Deus, e ele se aproximará de vós. Limpai as mãos, ó pecadores, e purificai os corações, homens ambíguos. Entristecei-vos, vesti o luto e chorai. Transforme-se em luto o vosso riso, e a vossa alegria,em desalento. (Tiago 4,4;8-9).

É o que Jesus tanto exortou os fariseus e escribas os chamando de sepulcros caiados!

Assim o Senhor avisa Moisés: “Dize aos israelitas: Sois um povo de cabeça dura; se por um instante subisse convosco, eu vos aniquilaria. Desfazei-vos, pois, dos enfeites, e eu saberei o que fazer convosco”.

Qual foi a reação dos hebreus?

Ao partirem do monte Horeb, os israelitas desfizeram-se dos enfeites. (Ex 33,6).

Enquanto não desfizermos dos enfeites, Deus não caminhará conosco, podemos até estrebuchar de rezar, fazer cercos de Jericó, inúmeras vigílias, mas se não nos convertermos não teremos comunhão com o Senhor.

O tíbio é aquele que não vê sua podridão, ele sempre julga o próximo, é como um mecanismo de compensação, ele tenta ofender os outros com aquilo que ele mesmo não vive. Agindo assim ele pode até ganhar o prestigio dos homens mas nunca terá a aprovação de Deus.

O Senhor fala a Moisés (v.2) Eu não subirei contigo!

É fácil perceber quando Deus não esta presente:

Em sua comunidade quantas almas foram ganhas para Cristo em um ano?

Qual foi a última reunião onde alguém chorou por seus pecados?

Louvou a Deus por suas maravilhadas operadas?

Recebeu dons espirituais genuínos?

Hoje corremos o risco de vivermos em uma renovação sem carismas… Porque Deus não esta conosco!

Diante a exortação o povo de cabeça dura se amoleceu, chorou, se arrependeu e retirou os enfeites!

Escute o que o Espírito Santo fala ao seu coração: Retirai os enfeites!

Não haverá avivamento enquanto não houver arrependimento de coração. O líder é aquele que tem o coração como de Moisés, eu não sairei daqui se o Senhor não for comigo!

Vamos rezar, que o Espírito Santo venha nos convencendo do pecado, do juízo e do julgamento.

 

 

Leave a Reply


5 + 6 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas