“Maria escolheu a melhor parte”

Você já percebeu que o Evangelho de hoje (Lucas 10.38-42) Marta e Maria, tem como contexto de forma proposital o ensino do bom Samaritano?  Onde o sacerdote e o levita pecam gravemente porque em nome da oração deixam de exercer misericórdia com aquele que sofre?

Afinal o que seria o mais importante: Rezar ou agir?

Resultado de imagem para marta e maria

CONFIRA NA ÍNTEGRA

Durante muito tempo, Marta foi considerada como figura e imagem da vida ativa, enquanto Maria encarnava o símbolo da vida contemplativa. No entanto, para a maioria dos cristãos que devem santificar-se no meio das sua tarefas seculares, esses dois tipos não podem ser considerados dois modos apostos de viver o cristianismo. Em primeiro lugar, porque não teria sentido uma vida de trabalho, mergulhada nos negócios, no estudo, ou preocupada pelos problemas do lar, que se esquecesse de Deus; por outro lado, porque haveria sérios motivos para duvidar da sinceridade de uma vida de oração que não se manifestasse num trabalho realizado com maior perfeição e com uma caridade mais fina, porque aquele que reza, não consegue ficar parado.

A chave para compreender o Evangelho acima é entender que o discipulado não pode ser apenas uma parte, ou a “melhor parte” mas ele deve ser completo. Não podemos agir sem rezar, pois sem mim nada podeis fazer (Jo 15.5 b) diz o Senhor, ensinava Santo Agostinho: Não podemos falar de Deus se não falamos com Deus, nossas palavras seriam vazias.  Mas por outro lado, não podemos fazer da oração uma alienação, usando de desculpas para não sairmos em missão sobretudo aqueles que mais necessitam.

O discípulado se completa em dois elementos: Estar e ir, todo discípulo é chamado para essa dupla  missão permanente.  Para isso o Senhor nos chama de forma prioritária: “Depois, subiu ao monte e chamou os que ele quis. E foram a ele. Designou doze dentre eles para ficar em sua companhia. Ele os enviaria a pregar, com o poder de expulsar os demônios” (Marcos 3,13-15).

Como ensina o documento de Aparecida quando usa por tantas vezes o termo “discípulos missionários”

Portanto a oração deve nos levar a missão e a missão deve nos levar a oração. Precisamos voar como águias e precisamos dessas duas asas, sem uma delas não conseguimos sair do chão.

Mas porque então Jesus disse que Maria escolheu a melhor parte?

Como nos ensinava no projeto Timóteo a formadora Fatima Godoy  Jesus disse isso porque a oração é a cereja do bolo!

“A melhor parte”: A oração nos coloca em intimidade com o Senhor, dele recebemos a provisão para servi-lo com eficácia.  Ele nos alinha a vontade de Deus, purifica nossas intenções, restaura nossas forças, nos da visão, unção, dinamismo… “Nada se ao valor da compara a oração’ dizia São João Crisostomo.

Vamos ver que os discípulos aprenderam bem essa lição, assim eles diziam diante das preocupações e tarefas diárias, “Nós atenderemos sem cessar à oração e ao ministério da palavra.” (Atos 6.4), façamos o mesmo e viveremos um discípulado integral.

Deus abençoe a todos!

Leave a Reply


8 + 6 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas