Jesus tinha irmãos de sangue?

Jesus tinha irmãos de sangue?

Confira um breve comentário de São Jerônimo diante de uma das grandes heresias daqueles que lêem a Sagrada Escritura de uma forma fundamentalista ou seja sem considerar o contexto, cultura, linguagem,  o significado de uma palavra no original … e deturpam a verdade pregando heresias.

O que os Santos falam sobre a acusação de Maria ter tido outros filhos além de Jesus ?

Vamos ao texto  Bíblico ( Mateus 12, 46-47)

Enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem falar contigo”. (Mateus 12,46-47).

“É necessário ter presente que o nome de irmãos é entendido em quatro sentidos nas Sagradas Escrituras: há irmãos da natureza, nação, parentesco e afeto. Por natureza, como Esaú e Jacó ( Gn 25); por nacionalidade, assim todos os judeus se chamam de irmãos, como em Deuteronômio ( Dt 17:15); “Você não poderá estabelecer como rei sobre você um homem estrangeiro que não seja seu irmão.” Além disso, aqueles que são da mesma família são chamados de irmãos, como em Gênesis: “E disse Abraão a Ló: Não haja disputa entre mim e você, porque somos irmãos” ( Gn.13,8). Os irmãos afetuosos são, ou de uma maneira geral, ou de uma maneira individual. É assim que todos os cristãos são chamados irmãos de uma forma mais especial, como diz o Salvador: “Ide e dizei aos meus irmãos” ( Jo 20,17), e de maneira geral, porque todos os homens reconhecem um só pai e estão unidos entre eles. por um parentesco comum e assim se lê em Isaías: “Dizei aos que vos odiavam: Vós sois nossos irmãos” ( Is66,9). Agora pergunto: em que sentido os chamados pelo Evangelho são irmãos do Senhor? Por natureza? Mas a Escritura não diz isso nem os chama de filhos de Maria ou de José. Por nacionalidade? Mas isso é um absurdo, porque seria chamar alguns judeus de irmãos, e não o resto; sendo que todos os judeus que ali estavam presentes tinham direito à mesma denominação. É de acordo com o sentimento humano ou sobrenatural? Mas, neste sentido, quem melhor do que os Apóstolos, aos quais o Senhor deu instruções íntimas, merecesse ser chamado de irmão? Ou se todos (porque são homens) são irmãos, seria uma tolice anunciar como deles próprios a quem o esperava lá fora dizendo: «Olha, os teus irmãos estão à tua procura». Segue-se, então, que a palavra irmão deve ser entendida não no sentido de natureza, nem de nacionalidade.”

( São Jerônimo,  livro Catena Aurea Evangelho de São Mateus).

Voltemos ao Evangelho, Evangelho que não pode ser interpretado sem a tradição e o magistério.
Paz e pentecostes!!!

Leave a Reply


2 + 6 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas