Por que o Espírito Santo foi enviado ?

Confira seis motivos de porque o Espírito Santo foi enviado!  Legenda Áurea pag 451-452

Por que foi enviado – há seis causas cuja autoridade está em: “O Paracleto é o Espírito Santo, que meu Pai enviará em meu nome para ensinar a vocês todas as coisas” leia mais…

Primeira causa, Ele foi enviado para consolar os aflitos, pois Paracleto quer dizer “consolador”. Isaías, 61, diz: “O Espírito do Senhor está em mim para trazer consolo aos que choram em Sião” Gregório comenta: “O Espírito Santo é chamado consolador porque aqueles que gemem por ter cometido pecado são preparados por ele à esperança do
perdão, afastando de suas almas as aflições da tristeza”

Segunda causa, para ressuscitar os mortos, conforme Ezequiel, 37: “Ossos áridos, escutem a palavra do Senhor, pois é o Espírito que vivifica”
Terceira causa, para santificar os imundos, já que assim como é chamado Espírito porque vivifica, é chamado Santo porque santifica e purifica: “santo” significa “limpo”. 􀁡ando um salmo diz: “Um rio tranqüilo alegra a cidade de Deus”, indica que esse rio é a graça do Espírito Santo que purifica inesgotavelmente, e a cidade de Deus é a Igreja de
Deus, o tabernáculo do Altíssimo santificado por esse rio.
Quarta causa, para consolidar o amor entre os que estão desunidos pelo ódio. Pai é aquele que naturalmente ama, como lembra joão, 13:  “O Pai nos ama” Como Ele é nosso pai, nós somos seus filhos e portanto irmãos, e assim deve persistir uma amizade perfeita entre nós.
Quinta causa, para salvar os justos. 􀁡ando Jesus diz: “Meu Pai o 17 João 14,26. enviará em meu nome”, é porque esse nome significa Salvador, e se por causa deste o Pai enviou o Espírito Santo, foi para mostrar que este veio para salvar os povos.
Sexta causa, para instruir os ignorantes, como está dito: “Ele ensinará a vocês todas as coisas”.

Por isso clamemos a vinda poderosa do Espírito Santo paráclito, o consolador, Avivador, Santificador, gerador de comunhão, Salvador, pedagogo.  Aleluia !

Leave a Reply


1 + 8 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas