Você já arrumou a sua cama hoje?

(Atos 9,34) Pedro disse: lhe: Enéias, Jesus Cristo te cura! Levanta-te, arruma tu mesmo a sua cama!

Você já arrumou a sua cama hoje?

Parece até uma pergunta estranha e nada espiritual, mas a ordem de Pedro implicará a Eneias uma série de consequências, isso por que em seu leito de enfermidade ele já estava há oito anos; confira o (v.33).

confira esse ensino na íntegra Deus quer falar com você, chega de levantarmos todos os dias sem propósito, arrumar a cama é organizar a vida a partir  daquele que nos cura: Jesus Cristo, confira o ensino na íntegra.

 

Existia na vida de Enéias um habito diário, costumeiro causado por uma enfermidade, esses hábitos geraram vícios que devido há uma circunstância que esse jovem vivia.

Na cidade de Andradas existe uma mulher que psicologicamente determinou que estava paralitica, algumas pessoas relatavam que era coisa da cabeça e que até já viram a mesma andar dentro de casa. Mas como infelizmente ela foi se acostumando com ela situação e não quis mais andar, suas pernas foram inchando, se atrofiando e ela ficou impedida de andar por toda a vida, presa em uma cadeira de rodas.

Não sabemos qual foi à causa que fez Enéias ficar acamado por tantos anos, mas essa situação angustiante uma vez que se tornou um costume levou o mesmo a viver em uma zona de conforto.

Aqui aprendemos a primeira lição para “vivermos um grande avivamento” precisamos ter a disposição de sairmos da zona de conforto, romper com tudo aquilo que nos aprisiona e nos leva a rotina. Como dizia Santa Teresinha: ‘Eu não quero ser Santa pela metade”. 

Se você não se dispõe a mudar, Deus não te mudará, São Tomas de Aquino ensina que a graça supõe a cooperação da natureza, quando vou evangelizar no presídio exorto aos presos, se o seu coração não mudar, você pode um dia até sair daqui, mas logo irá voltar.

Ter a disposição para sair da zona de conforto é o primeiro passo para experimentarmos uma revolução em nossas vidas. Aqueles que não estão dispostos a essa mudança, infelizmente caem em quatro elementos da vida Cristã:

  1. PROCLASTINAÇÃO – Procrastinar é negligenciar, deixar para depois o que se deve fazer hoje.
  2. MEDIOCRIDADE – Ser medíocre é sem alguém que vive sempre abaixo da média, por isso o medíocre se torna alguém insignificante, ordinário, comum.
  3. HIPOCRISIA – A palavra hipócrita deriva do latim e do grego e significava a representação no teatro, dos atores que usavam máscaras, de acordo com o papel que representavam em uma peça. Muitos cristãos hoje são hipócritas vivem uma dicotomia entre a fé e a vida.
  4. A TIBIEZA –  A tibieza é um estado espiritual onde sentimos distantes de Deus, temos desanimo de rezar, não temos força para evangelizar, nos tornamos vulneráveis a qualquer tipo de tentação, nos tornamos cristãos apáticos, sem vida, sem sal, sem graça.                                                                                                            Em apocalipse 3,15-16 o Senhor fala dos tíbios quando diz: Oxala fostes quentes ou frios mas o morno eu vomitarei. Irmãos ser frios é não conhecer a Cristo! O Senhor diz que é melhor você ser um cristão frio, pecador  devasso, do que ser um cristão mundano, light, esses são aqueles que dão ânsia de vomito ao Senhor, ou seja são rejeitados da comunhão com Ele, mesmo se dizendo Cristãos, carismáticos, católicos.   São Pio V dizia: Todos os males do mundo são devidos aos católicos mornos.

Não podemos viver acomodados na zona de conforto, porque nela fazemos do nosso fracasso nossa rotina.

Não fazemos mais as coisas para Deus por prazer, mas fazemos por obrigação, habito costume. Vamos mecanizando a nossa maneira de exercer a espiritualidade e por isso o novo não acontece nem há progresso espiritual.  Isso aconteceu até mesmo com Maria e José. (cf Lucas 2,41-43).

Porque eles estavam habituados a fazer todos os anos como de costume, eles perderam Jesus e não perceberam. Muitos líderes estão perdendo o primeiro amor e não estão percebendo justamente por causa dessa zona de conforto que é a rotina.

Por isso precisamos tomar uma decisão, é preciso sair da zona de conforto!

  1. Então Pedro exorta: Levanta-te!

Essa é uma ordem imperativa, não é Pedro quem levanta aquele jovem, mas ele precisa decidir se levantar, uma vez que ele recebe a força por meio da pregação da palavra.  O mesmo acontece com cada um de nós, Deus nos da o seu Espírito, nela está todo o poder e graça para vivermos uma vida plena, mas o Espírito permanece em nós como um vulcão adormecido enquanto não começamos a tomar algumas atitudes.

Não pense que Deus vai operar maravilhas em seu coração sem o esforço de sua parte. Para ser de Deus e ter fome de Deus precisamos decidir por Deus, procurar os meios de colaborar com a graça que em todo tempo é derramada.

A Igreja sabiamente nos ensina vários meios de colaborarmos com a graça:

1º Evitar ocasiões que nos levam a pecar;

2º Ter uma vida de oração diária;

3º Jejum;

4º Fazer penitências voluntárias;

5º Buscar os sacramentos, principalmente a eucaristia e a confissão;

6º Procurar um diretor espiritual;

7º Buscar formação;

O problema é que muitos de nós ainda não compreendemos essa dinâmica da vida espiritual, queremos ter unção, queremos ver Deus agir, queremos pregar, dançar, servir… Mas não estamos dispostos a sacrificar o nosso EU.  Geração de Onã, queremos prazer sem sacrifício.

Não é atoa que a bíblia diz em (Efésios 5.14) Desperta tu que dormes, levanta dentre os mortos e cristo te iluminará.

Não existe milagre sem cooperação humana. Fala para quem esta do seu lado: Jovem levanta-te!

  1. Uma vez que você tem disposição de sair da zona de conforto e decide se levantar é necessário arrumar a cama. (cf Atos 9,34).

Um sociólogo diz que olhando para nosso quarto podemos perceber como nossa vida esta.  Geralmente o jovem que tem um quarto todo bagunçado é um jovem desorganizado, sem regras e sem disciplina, aquilo que é fundamental para crescermos na fé.

Nas clinicas de recuperação a primeira atitude que os dependentes químicos precisam ter depois de levantar é arrumar a sua cama, muitos sofrem porque eles não estão acostumados com a disciplina, quem usa droga não tem horário, organização. Aprender a arrumar a cama é o primeiro passo para vencer a dependência química, porque nesse ato começamos a aprender a viver uma vida com propósito.

O mesmo vale para nossa vida espiritual, arrumar a cama é ter um propósito, para ser um jovem cheio do Espírito Santo  eu preciso ter algumas atitudes em minha vida.

Precisamos saber dividir o nosso dia, com horários fixos:

– Para nossa espiritualidade: oração, leitura, missão.

– Precisamos ter um tempo para formação escolar, isso porque se você assumir o protagonismo de ser de Deus você será cobrado nas notas e no comportamento.

– Precisamos ter um tempo para devolver nossos relacionamentos, família, namoro, amizades.

– Precisamos ter um tempo para entretenimento, whatzapp, netflix…

O que acontece geralmente é que a maioria dos jovens vive uma vida sem proposito, como você não organização nem objetivo, você perde o seu tempo com futilidade.

Por isso o Senhor esta nos exortando a voltar ao primeiro amor, antes que ele arranque de nós o seu candelabro. (Ap 2,4-5) converte e volta a tua pratica inicial “arruma a tua cama” saia da zona de conforto, e comece a ter uma vida de propósito com Deus. Aleluia!

 

 

Leave a Reply


7 + 2 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas