Sem mim nada podeis fazer e ponto final!

Sem mim nada podeis fazer e ponto final!

Sem o socorro da graça, nada de bom podemos fazer: “Sem mim nada podeis fazer” (Jo 15, 5).

Nota Santo Agostinho sobre estas palavras, que Jesus Cristo não disse: “nada podeis cumprir”, mas, “nada podeis fazer”. Com isso, quis Nosso Senhor dar-nos a entender que sem a graça, nem mesmo podemos começar a fazer o bem.

leia mais…

O Concílio de Trento diz: “Se alguém disser que, sem a prévia inspiração do Espírito Santo e sem o seu socorro, o homem pode crer, esperar, amar, ou fazer penitência como deve, com o fim de obter a graça da justificação, seja anátema”.

Não cometa o erro dos Pelagianos que diziam que o homem pode salvar-se por si mesmo. Pelágio nunca falava da oração, a Igreja o condenou como herege.

Ensina Santo Tomás: “Depois do batismo, a oração 20 contínua é necessária ao homem para poder entrar no céu. Embora sejam perdoados os pecados pelo batismo, sempre ainda ficam os estímulos ao pecado, que nos combate interiormente, o mundo e os demônios que nos combatem externamente”. A razão alegada pelo Doutor Angélico, e, que nos deve convencer da necessidade da oração, é a seguinte: “Para nos salvar, devemos combater e vencer”. “Aquele que combate nos jogos públicos não será coroado, se não combater legitimamente” (2Tm 2, 5). Sem o auxílio de Deus, não poderemos resistir a tantos e tais inimigos. Ora, este auxílio divino só se consegue pela oração. Logo, sem oração, não há salvação.

O mesmo santo Doutor, quando diz que todas as graças que o Senhor, desde toda a eternidade, determinou concedernos, não as quer conceder a não ser por meio da oração. A mesma coisa ensina São Gregório: “Pela oração, merecem os homens receber o que Deus desde a eternidade, determinou conceder lhes”. “A oração é necessária, diz Santo Tomás, não para que Deus conheça as nossas necessidades, mas para que nós fiquemos conhecendo a necessidade que temos de recorrer a Deus, para receber oportunamente os socorros da salvação.

Portanto com afirma Santo Afonso de Ligório quem reza se salva quem não reza se condena, ratificando as palavras do Senhor “Sem mim nada podeis fazer” e ponto final, “kbçaum”.

Texto tirado do livro : A oração de Santo Afonso de ligório com grifos meus.

Leave a Reply


2 + 1 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas