Derrubando as muralhas de Jericó  (Josué 6,1-5,15;20) Pregação em áudio Mp3

O Livro de Josué é chamado de o livro das conquistas, sobre a liderança de Josué foram conquistadas 31 cidades, Israel venceu 31 reinos, sem ter um grande exercito grandes guerreiros e potência de armas ou experiência de combate. O autor ao relatar “A Conquista de Jericó“ tem como objetivo abordar como conteúdo “O Triunfo da Fé” Foi à fé de Israel que triunfou diante das poderosas muralhas de Jericó. (Hebreus 11,30) Pela fé, ruíram os muros de Jericó, após as voltas ao seu redor durante sete dias.

Jericó significa “a cidade das palmeiras” (Dt 34,3) Lugar de vitória – (Salmo 92,13) O justo crescerá como a palmeira. A cidade de Jericó foi à primeira cidade inimiga que o povo de Deus enfrentou no caminho para Canaã.

Nesse contexto os Israelitas entraram na terra prometida, mas ainda faltam muitas cidades que precisam ser conquistadas. Assim como nós que já temos o Espírito Santo, principio de Santidade, mas precisamos nos convertem em muitas áreas de nossas vidas.

No meio desse caminho existem grandes obstáculos e um desses obstáculos é Jericó com suas muralhas. As muralhas de Jericó representam tudo àquilo que é impedimento para que possamos cumprir o plano de Deus em nossa vida.

Por isso esse texto nos fala de combate espiritual, o inimigo coloca impedimentos para que possamos realizar o plano de Deus em nossa vida.

Esse texto nos ensina algumas lições fundamentais para que possamos vencer combates espirituais em nossa vida.

1ª O inimigo já esta entregue em nossas mãos: (v.2) O Senhor disse então a Josué: “Vê! Eu entreguei Jericó às tuas mãos, com seu rei e todos os valentes guerreiros.

A bíblia diz que em Cristo nós somos mais do que vencedores! (cf Rm 8,37). Ou seja, todas nossas lutas por mais dolorosas e difíceis que sejam já foram vencidas por Cristo na cruz! Na cruz com o derramamento do seu Sangue, ele destruiu toda maldição que estava sobre nós, nos redimindo do pecado, curando todas as nossas enfermidades e derrotou todos nossos inimigos, a saber: o pecado que é a origem de todos os males, o diabo que e a morte.

A vitória já é nossa pelo sangue de Jesus!

Mas talvez diante dessa palavra você esteja exatamente como Josué: Incrédulo.

  1. Josué via apenas uma grande muralha:

Alias essa muralha era humanamente impossível de ser penetrada, Jericó era uma cidade fortificada, os muros de Jericó tinham cerca de 9 metros de altura por seis de espessura, Jericó era vista como invencível por ter a proteção dos deuses cananeus. Além de ter um grande exercito e um rei mais preparado do que ele para batalha.

Talvez chegamos nesse cerco como Josué estamos vendo apenas o tamanho da muralha.

A muralha significa tudo aquilo que nos impede de tomar posse das bênçãos de Deus, as muralhas são os impedimentos, obstáculos que nos distanciam de viver o que Deus sonhou para nós.

Vamos dar nomes para algumas muralhas em nossas vidas:

  1. O pecado (Isaías 59,1-2). 2. Os dores da alma: Traumas, medos, a depressão, falta de perdão, solidão… 3.Os vícios. 4. Problemas familiares (casamentos em crise, preocupação com filhos, dividas)…

Poderíamos citar muitas muralhas que nos impedem de vivermos a benção que Deus tem para nós, mas o importante não é enxergarmos o tamanho da muralha, mas termos  fé para consquistar o que Deus já preparou para cada um de nós.

Quando Deus fala para Josué: “Vê” ele não estava falando dos olhos naturais, mas dos olhos espirituais. Em Efésios 1.18 “Que ele ilumine os olhos do vosso coração, para que conheçam a esperança a qual ele vos chama”

Pergunto quantos olhos você tem?

O homem carnal tem apenas dois, o homem espiritual tem quatro, dois exteriores e dois interiores, além do olho esquerdo e direito, ele tem o da fé e o da sabedoria, que lhe traz revelação.

Pergunto você consegue ver a sua vitória em nome de Jesus?

Se não você esta cego espiritualmente, a carta aos Hebreus diz: A fé é a certeza daquilo que ainda se espera, a demonstração de realidades que não se vêem.

A fé nos leva a ver além das realidades visíveis, ela nos leva a comtemplar realidades que ainda irão acontecer para glória de Deus. Enquanto Josué vê a muralha, Deus vê os Israelitas triunfando, as muralhas caindo no poder de Deus.

A fé é o combustível para que possamos ver os milagres de Deus operando no meio de nós, quando lazaro estava morto e Marta e Maria correm ao encontro de Jesus suplicando para suplicar o milagre, Jesus fala: Se creres, verás a glória de Deus (Jo 11.40).

Meu irmão a sua vitória virá pela manifestação de sua fé!

Quero mostrar alguns elementos para que as muralhas caiam por terra em nossas vidas.

Eles só vão vencer porque a arca da aliança esta com eles. Então antes da batalha o Senhor se revela a Josué para que o mesmo faça uma experiência com ele.

1º Precisamos fazer uma experiência pessoal com Deus (Josué 5,15)

Josué passa pela mesma experiência que Moisés antes de enfrentar o faraó “Tira as sandálias” reconhecer que estamos na presença de Deus, que só Ele é grande e todo poderoso.

Essa experiência com Deus se faz através da efusão do Espírito Santo, ele nos faz viver em comunhão com Deus e nos da força para combater o inimigo.  São João da cruz diz: quando uma alma esta unida a Deus o diabo teme como o próprio Deus.

Eu descobri que o diabo usa da estratégia de Maquiavel “dividir para conquistar” ele sabe que se estivermos unidos a Deus somos mais poderosos do que ele, então ele tenta de todas as formas nos afastar de Deus, quando uma alma se torna cheia do Espírito ele treme de pavor porque sabe que sua batalha já esta perdida.

O livro do Eclesiastes ensina como vencer a provação: (Ecle 3.3) Suporta as demoras de Deus, agarra-te a ele e não o largues, para que sejas sábio em teus caminhos.

  1. Obediência. (v.3) Vós, agora, todos os guerreiros, dai a volta ao redor da cidade, uma vez por dia. Assim fareis durante seis dias. E no sétimo dia dareis sete voltas a cidade.

O Senhor pede a eles um ato profético, a obediência tornará a fé dos Israelitas visível. Para vencer é preciso crer ou seja colocar a palavra de Deus em pratica.

Algumas coisas que Deus nos pede: Orar sem cessar, dar esmolas aos pobres, fazer ofertas na casa de Deus, fazer jejuns, perdoar… São atos proféticos que abrem as comportas do céu para nós.

  1. Colocar os sacerdotes na frente dos soldados.

Isso seria uma loucura em um combate de guerra. Não é atoa que a bíblia fala que os pensamentos dele estão acima dos nossos como o céu sobre a terra. Os soldados representam as forças humanas, os Sacerdotes a intercessão.

Nunca venceremos as muralhas por força de nossos braços, a nossa arma deve ser a intercessão. Interceder significa rezar por algo, ou alguém.

Tem um Santo que diz: Se no mundo existem muitas guerras é porque existem mais batalhas que oração.

Vamos ver na bíblia muitas curas aconteceram por meio de intercessão, foram manifestados diversos milagres de providencia material em casas de famílias que estavam vivendo de forma miserável. Mães e pais alcançaram curas e libertações para jovens. Casamentos foram restaurados, pessoas foram fortalecidas na fé por meio de intercessão, Pedro foi até liberto da cadeia por causa da intercessão da Igreja. (cf Atos 12.5) “Se nós orarmos meu irmão!

  1. Trocar as armas pelas trombetas

As armas são nossas palavras, o toque das trombetas significam nosso louvor e adoração.

(Nm 10.10) Tocareis as trombetas também nos dias de festa, nas solenidades e no início dos meses, por ocasião dos holocaustos e sacrifícios de comunhão. Servirão para que vosso Deus se lembre de vós – eu, o Senhor, vosso Deus”.

“Servirão para que vosso Deus se lembre de vós – eu, o Senhor, vosso Deus”.  O louvor e a adoração faz com que Deus se lembre de nós, o nosso louvor sobe ao alto, toca o coração de Deus profundamente.

O (Salmo 22.4) diz: Que o Santo de Israel habita no meio dos louvores do seu povo. Quer um conselho aprenda a louvar a Deus sem motivos, e você terá mil motivos para louvar a Deus. Que nossas orações não sejam apenas uma carta com pedidos de compra, mas uma carta de amor.

  1. Realizar um grande clamor diante da muralha. (v.20)

Irmãos nosso clamor tem poder de derrubar muralhas….  Creia, invoque o nome do Senhor e suas maralhas cairão, Aleluia!

2 Comments
  1. Reply Eva DosSantosAlves 22 de março de 2018 at 01:00

    O meu nome e Eva Dos Santos Alves eu quero que o senhor fasa sumir essa poera que eu vejo tambem vejo fumaça que sempre as sei horas ela comesa nao posso parar dentro de casa tenho uma perna que ten umas bolas pesso a cura dessa perna a minha vista q eu nao enchergo quase nada to pedindo a bensao pesso a saude minha para que eu sare

  2. Reply Suzimar de Fátima Valenciano 14 de maio de 2019 at 17:17

    Otimo estudo, amei <3

Leave a Reply


5 + 8 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas