Maria Madalena e Maria mãe de Tiago foram ao encontro do Senhor!

É domingo! O dia está quase clareando! O mundo está prestes a receber a maior noticia de todos os tempos: Cristo ressuscitou! O Imaculado Cordeiro vive e triunfa aleluia! Dizia São Boaventura: “Ó Jesus, ressuscitado dos mortos por divino poder, abristes para nós a eternidade e nos ensinastes os caminhos da vida…” (São Boaventura, O lenho da vida 34-35, Obr. Mist., pp. 113-114).

 Alegremo-nos e regozijemo-nos, porque não pode existir tristeza num coração que crê no Senhor que está vivo: “Ressuscite eu convosco Senhor”

Texto de reflexão: Mateus 28,1-8

leia mais…

Em Mt 28, 1 diz: “Após o sábado, ao raiar do primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria vieram ver o sepulcro”.

O sol ainda não havia nascido, e as santas mulheres, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e Salomé, já estavam a caminho do sepulcro onde o corpo de Nosso Senhor havia sido colocado. Elas levavam aromas para ungir o corpo do Senhor Jesus.

Elas tinham seguido a Cristo Jesus quando vivo, e não queriam deixá-lO agora que estava morto. As piedosas mulheres foram “de madrugada” (Mc 16, 2) ao túmulo de Nosso Senhor. E as mesmas irão experimentar a promessa que o Senhor revela em sua palavra: “Amo aqueles que me amam, e os que por mim madrugam me encontram’ (Pr 8,17).

Aprendamos dessas mulheres a buscarmos o Senhor desde cedo; não iniciemos as nossas atividades sem antes rezarmos fervorosamente: “É a ti que eu suplico, Deus! De manhã ouves minha voz; de manhã eu te apresento minha causa e fico esperando…” (Sl 5, 4).

Sobre o anjo: “O seu aspecto era como o do relâmpago e a sua roupa, alva como a neve”. Era um sinal externo do prodígio divino que tinha tido lugar. Cristo tinha ressuscitado; o túmulo já estava vazio.

Em Mt 28, 5-6 diz: “Mas o Anjo, dirigindo-se às mulheres, disse-lhes: ‘Não temais! Sei que estais procurando Jesus, o crucificado. Ele não está aqui, pois ressuscitou, conforme havia dito. Vinde ver o lugar onde ele jazia.

Havia no túmulo uma grande pedra que por elas seria impossível ser removida, mas por intervenção divina a pedra foi descolada. Está claro que Nosso Senhor recompensa aquele que O busca com perseverança e confiança, façamos o mesmo todos os dias.

Desceu um anjo e o mesmo lhes disse: “Sei que estais procurando Jesus, o crucificado”. Quem procura Jesus crucificado aquele que deu a vida por nossos pecados e se arrepende dos mesmos o proclamando como Salvador também encontrará o Senhor ressuscitado. Então elas recebem a Boa nova do Evangelho: “Ele não está aqui, pois ressuscitou, conforme havia dito.

Ao verem o túmulo vazio, saíram correndo com os corações cheios de alegria e de temor, para ir anunciar aos demais discípulos que ainda estavam nas trevas da ignorância.

Em Mateus 28, 6-7 diz: Ide já contar aos discípulos que ele ressuscitou dos mortos, e que ele vos precede na Galiléia. Ali o vereis. Vede bem, eu vo-lo disse!’ Elas, partindo depressa do túmulo, com medo e grande alegria, correram a anunciá-lo aos seus discípulos”.

“A nossa missão de cristãos é proclamar essa realeza de Cristo, anunciá-la com a nossa palavra e as nossas obras. O Senhor quer os seus em todas as encruzilhadas da terra… Estes cristãos devem, pois, levar Cristo a todos os ambientes em que as suas tarefas humanas se desenvolvem: à fábrica, ao laboratório, ao cultivo da terra, à oficina do artesão, às ruas das grandes cidades a aos caminhos da montanha” (São Josemaría Escrivá, É Cristo que passa, 105).

É uma contradição monstruosa dizer ser seguidor de Cristo, e viver adormecido no túmulo do pecado.  O Senhor está vivo! Acorda tu que dormes!

Se acreditamos que o Senhor ressuscitou verdadeiramente, por que vivermos dentro do túmulo do pecado e do indiferentismo missionário?

 “São necessários arautos do Evangelho, peritos em humanidade, que conheçam a fundo o coração do homem de hoje, participem das suas alegrias e esperanças, das suas angústias e tristezas, e ao mesmo tempo sejam contemplativos, enamorados de Deus. Para isso são precisos novos santos (…). Devemos suplicar ao Senhor que aumente o espírito de santidade na Igreja e nos envie novos santos para evangelizar o mundo de hoje” (João Paulo II, Discurso ao Simpósio de Bispos Europeus, 11-X-1985).

Cristo ressuscitou! O sepulcro está vazio!

Corramos ao seu encontro, experimentaremos as intervenções divinas que arrancam as pedras impossíveis de serem removidas. Ao encontrarmos o ressuscitado também saíamos ao encontro daqueles que ainda permanecem nas trevas proclamando o nome do nosso Amado, aleluia! Jesus ressuscitou!

Leave a Reply


2 + 3 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas