“sem mim nada podeis fazer” (Jo 15.5)

Creio que dentre todos os textos das Sagradas Escrituras, nenhum fala da dependência de Cristo tão explicitamente quanto este. Não há possibilidade para argumentos e refutação, a afirmação é incontestável, não deixa brechas, dependemos absolutamente de Jesus Cristo, se nos mantemos de pé é por que sua graça opera continuamente em nós.

Resultado de imagem para "sem mim nada podeis fazer" (Jo 15.5)

leia mais….

Essa é a grande boa nova do Evangelho, o homem destinado a irá, inclinado por suas paixões desordenadas, agora pode se voltar a Deus, não por mérito, força ou iniciativa própria mas por que Deus toma a iniciativa e nos atrai por sua graça “ninguém pode vir a mim [Jesus], se o Pai que me enviou não o atrair” (Jo 6.44). Nenhum homem é capaz de dar um passo sequer em direção a Cristo, devido ao seu estado de pecaminosidade e miséria espiritual, no qual todos se encontram. É necessária uma obra sobrenatural e divina no coração do pecador, concedendo-lhe soberanamente arrependimento e fé. Quando alguém se volta para Jesus, é devido ao fato que o próprio Jesus graciosamente concedeu-lhe vida, “pois, assim como o Pai ressuscita os mortos, e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer” (cf Jo 5.21).

Uma vez salvos em Cristo pela graça, somos chamados a progredir em santidade para não perdermos a mesma, mas afinal como seriamos capazes da mesma sem a graça?

Se fizermos um exame sincero de coração, vamos constatar que sem o auxilio divino e suas grandes intervenções já estaríamos totalmente no pecado há muito tempo!

As tentações são muitas!  Vivemos em um mundo tenebroso, sedutor, cheio de enganos e pecados! Se o Senhor não mantivesse o nosso coração firmado, será que conseguiríamos nos manter de pé? É certo que não, é Deus quem nos santifica e nos mantém no caminho da vida, como Ele próprio prometeu: “porei o meu temor nos seus corações, para que nunca se apartem de mim” (Jr 32.40).

O apóstolo Paulo entendeu isto e nos mostrou que, apesar de nosso esforço na santificação, é Deus quem cria em nós o desejo e a capacidade de nos santificarmos: “Na verdade, é Deus que produz em vós tanto o querer como o fazer, conforme o seu agrado”  (Fp 2.13).

Por fim, há a garantia bendita de nosso Salvador, que disse: “porque eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último” (Jo 6.38-39).

Essa veracidade não deve nos levar ao “laxismo” o que seria abuso ou desperdício da graça, mas pelo contrário uma total dependência da graça, uma vez que entendemos que só nele temos vida “sem mim nada podeis fazer”.

Você crê realmente que sem a graça de Cristo nada conseguira fazer?

Se essa é uma verdade em sua vida deixo algumas perguntas:

Temos conhecido a Deus em Sua Palavra cada vez mais profundamente? Estamos aprendendo a amar o nosso próximo ardentemente? Temos exercido nossos ministérios com excelência? Nos dedicamos com fervor à uma vida de oração comprometida?

Jesus, somente Ele, é a fonte de toda graça e benção espiritual. Todos os tesouros e vitórias de Deus estão nEle, estando disponíveis a nós pela fé, por causa do Seu sangue precioso vertido na cruz em nosso favor. Meu irmão, sem Cristo você nada é, nada pode fazer, mas também saiba que com Cristo você é muito, e na Sua força você também pode fazer muitas coisas para Sua glória. Sem Cristo, nada; com Cristo, “tudo é vosso” (1 Co 3.22) e “tudo podeis” (Fp 4.13).

QUE JESUS POR OBRA DO SEU ESPÍRITO NOS FAÇA DEPENDENTES DA GRAÇA!

ALELUIA! Senhor Jesus!  Imploramos que nos ensine que, sem a tua graça nada podemos fazer. Que esta verdade esteja cravada em nosso coração e nos leve a um estado de humilhação perante Sua face, onde nos alegramos profundamente em sermos nada para que o Senhor seja, de fato, tudo em nossas vidas. Que esta humildade alegre tome conta de nós e expurgue toda soberba espiritual. Da mesma forma, que também reconheçamos que somente mediante Cristo temos acesso a todas as dádivas do alto, e Sua força nos capacita a glorificar Seu nome neste mundo. Que seu Espírito nos convença, vem visita-nos e nos encha perenemente com sua graça. Amem!

Leave a Reply


8 + 4 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas