Pregador ungido (1 Cor 15,10)

Quanto penso no tema pregador ungido, sou inclinado a pensar em São Paulo. Depois de Cristo ninguém Evangelizou mais que São Paulo. Ele mesmo fala:

(1 Cor 15,10) É pela graça de Deus que sou o que sou. E a graça que ele reservou para mim não foi estéril; a prova é que tenho trabalhado mais que todos eles, não propriamente eu, mas a graça de Deus comigo.

  • Paulo fez três viagens missionárias e Evangelizou dois continentes, a Ásia menor e a Europa.
  • Formou uma multidão de discípulos que ela chamava se seus cooperados no Evangelho.
  • Fundou muitas Comunidades por onde passava.
  • Escreveu 13 Cartas as quais encontramos na Sagrada Escritura.

Quando pensamos em São Paulo como esse grande Evangelizador temos a concepção de que São Paulo tinha um grande dom de oratória. Mas não é essa realidade que a Sagrada Escritura nos apresenta: veja (2 Cor 10,10) e ( 2 Cor 11,6).

Paulo tinha um grande conhecimento da Escritura, estudou aos pés de Gamaliel era um fariseu convicto, mas a eficácia de sua pregação não estava em sua capacidade de oratória, que aliás era fraca, em Atenas ele foi chamado de tagarela (cf Atos 17,18).

Mas afinal qual era o segredo de Paulo?

A resposta encontramos no início da primeira Carta aos Coríntios (1 Cor 2,1-5)

Irmãos, quando fui até vós anunciar-vos o mistério de Deus, não recorri à oratória ou ao prestígio da sabedoria. Pois, entre vós, não julguei saber coisa alguma, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado. Aliás, estive junto de vós com fraqueza e receio, e com muito tremor. Também a minha palavra e a minha pregação não se apoiavam na persuasão da sabedoria, mas eram uma demonstração do poder do Espírito, para que a vossa fé se baseasse no poder de Deus e não na sabedoria humana.

A pregação de Paulo era uma demonstração do poder do Espírito Santo ou seja debaixo de uma grande unção de Deus.  A sua pregação é uma demonstração do poder de Deus?

Através de seu ministério as pessoas tem se rendido aos pés de Cristo?  Os sinais tem acompanho sua pregação: curas, palavras de profecia, sabedoria? A sua pregação é uma pregação ungida?

O Papa Paulo VI na encíclica Evangelii Nuntiand parágrafo 75.

“Nunca será possível haver evangelização sem a ação do Espírito Santo… As técnicas da evangelização são boas; mas, ainda as mais aperfeiçoadas não poderiam substituir a ação discreta do Espírito Santo. A preparação mais apurada do evangelizador nada faz sem ele. De igual modo, a dialética mais convincente, sem ele, permanece impotente em relação ao espírito dos homens. E, ainda, os mais bem elaborados esquemas com base sociológica e psicológica, sem ele, em breve se demonstram desprovidos de valor”.

Diante dessa realidade precisamos nos formar em relação há duas realidades:

1ª O que é unção?  2º Como obter essa unção em nosso ministério.

Vamos tomar o Evangelho de Lucas 4,18 para saber o que é unção: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pois ele me ungiu, para anunciar a Boa-Nova aos pobres”

1ª O que é unção:  A unção é a potencialização da graça de Deus em nós para que possamos servi-lo. Quando o Espírito Santo nos unge Ele nos capacita para realizar a obra de Deus. Podemos chamar também de autoridade espiritual.

 Essa unção é sempre para: (o Senhor fala: pois ele me ungiu, para), São Tomás de Aquino falando das missões divinas, ensina que a cada nova missão o Espírito Santo nos concede uma nova unção.

Por isso São Paulo se gloriava de suas fraquezas, pois quando Ele estava fraco, ele se tornava forte, pois na fraqueza a força de Deus se manifestava.

Por isso não podemos dar desculpas: “Eu não sei falar”, “não tenho maturidade”, “o público tem mais formação do que eu” …  Nós temos a unção de Deus em nosso favor, o mesmo Espírito que capacitou Paulo e Pedro a anunciarem a palavra de Deus corajosamente está em nós.

O que nos falta é abrir a essa unção.

2º Como obter essa unção em nosso ministério?

A unção é um paradoxo, ela não é adquirida pelos méritos humanos. Em Atos 8,19 Temos o exemplo de Simão o mago que queria comprar o Espírito Santo, Pedro o repreendeu severamente.

Precisamos compreender que a unção é um dom de Deus, que Deus dispensa a quem Ele quer, como quer e quando quer.  Quando não compreendemos essa realidade fazemos do Espírito Santo um instrumento em nossas mãos, mas deve ser o contrário nós que devemos ser um instrumento nas mãos dele.

Mas por outro lado, essa unção vem por uma cooperação de nossa parte. Deus espera uma docilidade interior de cada um de nós para acolher a unção.  Quero apontar quatro elementos, facilitadores da unção:

1º Ter um coração contrito e humilhado (Salmo 51,19)

“Sacrifício para Deus é um espírito contrito; não desprezas, ó Deus, um coração contrito e humilhado”.

Ter um coração contrito “é ter um coração penitente” humilde, quebrantado, arrependido, obediente, manso, significa que você está disposto mesmo com suas fraquezas a buscar uma união diária com a vontade do Senhor que é a vida de santidade.

2º ter retidão de coração:  Precisamos olhar para nosso interior e perceber qual é a motivação que nos leva exercer o nosso ministério.  Eu Evangelizo para buscar a glória de Deus ou minha glória pessoal?   São Paul em Filipenses 1,14 diz que alguns pregar a Boa nova por inveja, orgulho, sem boa intenção. Quando não Evangelizamos para dar a glória a Deus, queremos escolher lugares para pregar,  ficamos tristes quando não rebemos elogios e o que é pior  ficamos com inveja do crescimento de outros pregadores em nossa comunidade.

3° Ter vida de oração:  o Espírito Santo é dado na oração. É na oração que o Espírito Santo nos dá a experiência da iluminação, ele nos dá a palavra inspirada, a direção para pregarmos em determinada situação.

 4º Pregar sempre a evidencia do Batismo no Espírito Santo!

Ronaldo Paraíba diz que quando pregamos e a experiência do Espírito Santo não acontece roubamos a glória de Deus, por que as pessoas se lembrarão de nós e não de Deus. Temos que ser como João Batista aqueles que apontam o Cristo: Aquele que tira o pecado do mundo e Batiza com o Espírito Santo.Reze em suas pregações não apenas para sua pregação impactar as pessoas, mas para que um grande Avivamento aconteça na assembleia, que haja manifestações carismáticas, vidas transformadas, e um grande louvor a Cristo. Que possamos ser esses pregadores ungidos, nesse tempo que somos chamados a anunciar corajosamente a palavra de Deus. Aleluia!

Leave a Reply


6 + 9 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas