INTRODUÇÃO AO EVANGELHO DE LUCAS

Confira na íntegra um estudo sobre a vida e do Evangelho de São Lucas, o médico das almas e dos homens!

Resultado de imagem para lucas e paulo

O Evangelho de S. Lucas ocupa o terceiro lugar entre os Evangelhos canônicos, e isso em ordem de lugar e de tempo também, segundo a tradição mais certa.

São Lucas escreveu duas grandes obras, o Evangelho de Lucas e o livro de Atos dos Apóstolos, podemos ver claramente na introdução de suas obras que são assinadas por ele. (Veja Lucas 1,4 e Atos 1,1) as duas obras são uma continuação, o Evangelho narra a vida, missão, doutrina e obras de Jesus, os Atos dos Apóstolos narram a continuação da obra de Jesus que é delegada a sua Igreja.

Mas afinal quem foi São Lucas?

Temos três afirmações nas escrituras

As primeiras a respeito de suas obras (Lucas 1,1-4 e Atos 1,1).  Depois das afirmações de São Paulo (Cl 4,14) Lucas era um médico. Foi cooperador de Paulo (2 Tm 4,11).

Segundo a tradição recolhida por Eusébio (Hist. Ecles., III, 4-6):

Lucas nasceu em Antioquia, era de família pagã, grego de estirpe e por educação, possuía, além do domínio da língua grega que aprendera na infância, também uma boa cultura, como se pode ver pelos seus escritos. Converteu-se por volta do ano 40. Estudou medicina e estava bem colocado entre as pessoas cultas do mundo grego romano.  Pertenceu a segunda geração de Cristãos, não foi discípulo direto de Jesus (testemunha ocular). Sua profissão era a medicina, como atesta S. Paulo (Col 4,14). Conheceu e abraçou a religião de Cristo, talvez por obra dos primeiros pregadores do Evangelho em Antioquia (cf At 11,19-26).

Com S. Paulo, que jamais diz tê-lo gerado para Cristo, Lucas o encontrou, pela primeira vez, em Trôade, na segunda viagem missionária do grande Apóstolo (Atos 16,6-8), (pelo ano 50 d. C.) quando Paulo estava para fazer a travessia da Ásia, com destino à Grécia. Daí por diante, esteve quase continuamente ao seu lado (executando, nas várias ausências, missões confiadas pelo próprio Paulo), qual discípulo afeiçoado e colaborador zeloso no ministério sagrado da palavra. “Somente Lucas está comigo”, escreve tristemente o Apóstolo, prisioneiro pela segunda vez, em Roma, na 2ª Epístola a Timóteo (4,11) que é como que o seu testamento espiritual. Não se sabe pois com certeza onde nem até quando o evangelista viveu depois do martírio de S. Paulo.

Em que ano foi escrito?

O Evangelho de Lucas é escrito um pouco depois do Evangelho de Mateus depois da destruição do templo (ano 70 d C). Lucas exorta a Comunidade sobre as consequências dessa realidade: (veja Lucas 21,20-24).

Para quem foi escrito:

Seu Evangelho foi escrito para um grande amigo de Lucas chamado Teófilo, seu objetivo era atingir os novos convertidos gentios (não judeus), gregos e romanos.

Podemos ver claramente essa intenção com a narração do servo centurião (Lucas 7).

Jesus fica surpreso com a fé do Servo centurião, (centurião era um soldado oficial do exercito Romano) um não israelita que mostra sua fé em Jesus. (Lucas 7,1-9), Jesus o elogia: “Ao ouvir isso, Jesus ficou admirado. Voltou-se para a multidão que o seguia e disse: “Eu vos digo que nem mesmo em Israel encontrei uma fé tão grande”.

Como nasceu sua obra?

 

O próprio Lucas diz-nos (1,3) ter realizado indagações e ter recolhido informações a respeito dos atos e das palavras de Jesus, justo dos que os haviam presenciado. Em Lucas temos como grande destaque as narrações da infância de Jesus, seu nascimento e sua infância traços claros de que Jesus conheceu Maria a mãe de Jesus e de pessoas próximas que conviveram com o Senhor (Lucas 1,5-2,52)… Mas o Evangelho foi escrito com base nas pregações de São Paulo seu grande discipulador.

Característica de sua obra:

  1. A universalidade da salvação!

Lucas enfatiza a infinita misericórdia de Deus que não se cansa de perdoar enquanto não vê toda a miséria de nosso pecado dissolvida. Podemos colocar como centro de sua obra o capítulo quinze do Evangelho:

As três parábolas dos perdidos: A ovelha, a moeda e o filho perdido.

Nelas Lucas revela que o Pai é misericordioso, que se alegra com a volta dos pecadores, Lucas assim como Paulo em suas cartas revela que as portas da salvação esta aberta aos gentios (pagãos).

Lucas da uma grande ênfase a compaixão de Jesus por aqueles que sofrem:  (Lucas 7,11-13).

Essa teologia é abordada em outros três temas fundamentais:

  1. O perdão dos pecados: (Lucas 5,17-25).
  2. A oração: Lucas como nenhum outro Evangelista apresenta Jesus como um homem de profunda vida interior: (Lucas 3,21; Lucas 5,15-16; Lucas 6,12; Lucas 9,28; Lucas 11,1-2).
  3. E a perseverança: (Lucas 24,49-53).

 Essas quatro vertentes são os temas que de mais relevância se revestem neste Evangelho.

Leave a Reply


7 + 6 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas