Por que Jesus rezava tanto?

Os Evangelhos nos revelam que Jesus possuia uma intensa vida de oração. Além de rezar as três vezes por dia como um bom Judeu, Jesus rezava em todas as ocasiões e frequentemente passsava noites inteiras em oração.

Naqueles dias, Jesus foi à montanha para orar. Passou a noite toda em oração a Deus. (Lucas 6,12)

Mas afinal por que Jesus rezava tanto? confira na íntegra.

Ao ler esse texto e tantos outros da vida cotidiana de Jesus podemos cair na tentação de pensarmos: “Mas ele era Deus, pra ele era fácil!”

Esse pensamento se reproduz por muitos não só em relação a oração, mais a tentação, sabedoria, até mesmo a agonia da Cruz, pensamos que Jesus não padeceu os sofrimentos que passamos nos mesmos elementos por que o Senhor é Deus.

O concílio de Calcedónia 451 d C, em um dos seus dogmas definiiu que Cristo é 100% homem e 100% Deus,  ou seja a divindade de Cristo não aniquilou a sua humanidade. Como diz Paulo a Filipenses, com sua encarnação Cristo realizou uma kénosis, um despojamento total da glória de ser como Deus, Cristo se esvaziou de seus atributos divinos tais como; transcendência, onisciência, onipotência, onipresença, sua total Glória e esplendor.e se fez semelhante a nós em tudo com excessão do pecado (veja  Filipenses 2,5-11).

No mistério da Kenosis de Cristo podemos encontrar uma das respostas de por que Jesus rezava tanto.  Mas o que é kenosis?

Kenosis (ke/nwse – ekénose, ekenõsen) é um conceito da teologia que trata do esvaziamento da vontade própria de uma pessoa e a aceitação do desejo divino de Deus.  É encontrado no novo testamento como o esvaziamento do Senhor Jesus. 

Na doutrina da Trindade esta relacionado a sua divindade, mas precisamente ao deixar de lado seus atributos divinos sem perder sua natureza divina. Jesus deixa de depender de seu poder divino para depender do Espírito Santo.  Na encarnação o Senhor sendo ilimitado (infinito em sabedoria, substância e poder), torna-se limitado. Antes vivia em sua transcendência(em si mesmo na forma das três pessoas da trindade) agora sujeita-se ao tempo e ao espaço (criação). Antes é o todo poderoso, torna-se um humilde servo como é retratado nos Evangelhos.

Assim Jesus nos ensina que em nossa condição humana e limitada, somos totalmente dependentes do Pai e o único meio de possuirmos vitória é por meio da ação poderosa do Espírito Santo e não existe melhor forma de receber o Espírito Santo do que quando estamos em oração.

Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu saberá dar o Espírito Santo aos que lhe pedirem!” (Lucas 11,13)

Para alguns o exemplo do esvaziamento de Cristo é de “tirar de nosso coração tudo aquilo que nos prende ao mundo (kenosis)”, para que possamos nos encher de Deus.  Que possamos vencer como o Senhor nossas limitações, preguiças e desculpas, para construir uma vida profunda interior!

#AoraçãoNãoétudosó100%

 

Leave a Reply


1 + 4 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas