INTRODUÇÃO A DANIEL

Quem foi Daniel?

Resultado de imagem para daniel na cova dos leões

Confira um breve resumo o livro de Daniel!

Daniel era um jovem judeu descendente de uma nobre família do reino de Judá, (veja Dn 13,45), o mesmo conforme narra o primeiro capitulo foi deportado para a Babilônia no ano 605 a.C. Por suas faculdades foi agregado com outros jovens em um processo de formação na corte real. Na babilônia recebeu o nome de Baltassar (1,7).

Daniel se destaca por que não se corrompeu a cultura pagã e rejeitou até mesmo os manjares do rei, pois não queria se contaminar (Dn 1,7-8).  Essa radicalidade agradou o coração de Deus que o capacitou com uma sabedoria extraordinária, Daniel recebeu o dom de interpretar sonhos e visões (2,17-35;4,2;5,13-16).

Daniel foi contemporâneo dos reis: Nabucodoosor II e seu filho Baltazar, e dos reis Ciro e Dário da persa, entre o século 600 e 500 a C, mas segundo historiadores sua obra abrange um período bem maior onde alude nos capítulos 7-12 a terrível perseguição do rei  Antíloco IV EpÍfanes perseguidor dos judeus no tempo dos Macabeus ( 175 -164), alias o nome de Daniel é citado (1 Mc 2,60) Daniel, pela sua integridade, foi libertado da boca dos leões.

O seu livro é trabalhado em três partes:

  1. Parte narrativa (1-6)

Onde narra a vida de Daniel e seus companheiros na Babilônia (cap 2) . O sonho da estátua dos pés de barro (cap 2). Episódio dos três jovens na fornalha (cap.3). O sonho da grande arvore (cap 3-4). Banquete da Baltazar (cap.5) Daniel na cova dos leões (cap.6).  Os sonhos do rei.

  1. Apocalipse da Daniel (8-12)

A parte apocalíptica apresenta uma compreensão ampla da história.  O estilo apocalítico como vimos no estudo de Ezequiel é uma revelação (Deus dá a conhecer: Apocalipse- revelação) Daniel vê as perseguições contra aqueles que permanecem fiéis a lei, e revela que no fim a vitória será dos justos, Deus é o senhor da história.

Destaques:

– A visão do carneiro e do bode (cap 8).

– As setentas sementas (cap 9).

– O anjo revelador e os sucessores de Alexandre; Antioco epífanes (cap 10-11).

– A ressurreição dos justos (cap 12).

  1. Meditação exortativa a fidelidade

A história de Susana e a estátua de Bel (ídolo pagão).  Cap 13-14. A história de Susana é uma crítica a hipocrisia daqueles que esperam de Deus grandes coisas mas não são fiéis nas pequenas coisas. Susana uma mulher casta é assediada pelos anciãos que a assediam.

  1. O tema geral

O tema geral do livro é a fidelidade.

Daniel rejeitou os manjares do rei. Não se dobrou a estátua de ouro e foram jogados na fornalha.  E  não abandonou a oração, por isso foi jogado na cova dos leões.

Nas três situações Deus de forma poderosa o livrou das situações. Mostrando que o verdadeiro Deus não é semelhante aos deuses dos pagãos que tem boca e não falam, tem pés mas não andam. Deus é Deus em Jerusalém e na Babilônia, Ele é Senhor da história e está em todos os lugares. Aleluia!

Leave a Reply


6 + 1 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas