João “De filho do trovão, a teólogo do amor”

A experiência e convivência com Jesus diária, fez João se sentir profundamente amado pelo mestre, essa experiência o foi transformando de o “filho do trovão” em “apóstolo do amor”. João era orgulhoso, ambicioso, ciumento, inseguro, mas quando experimentou o amor de Cristo viu seu coração de pedra ser lapidado por Aquele que nos conhece por inteiro e o chamou pelo nome para lhe dar uma nova história.  Leia mais….

Imagem relacionada

Texto base: João 1, 35-41

39 Ele respondeu: “Vinde e vede”! Foram, viram onde morava e permaneceram com ele aquele dia. Era por volta das quatro horas da tarde.

Irmãos em Cristo, dos quatro Evangelhos, o Evangelho de João foi o mais tardio, escrito entre os anos 90 e 100 d C. Em um período de profunda perseguição do império Romano sobre a Igreja de Cristo, onde os cristãos eram martirizados, jogados aos leões como espetáculos.

Chama-me muita atenção que João ao escrever o Evangelho mesmo depois de muito tempo, fez questão em escrever em mínimos detalhes, e entre todos os detalhes ele faz questão de mencionar o seu impactante encontro com Jesus. Revelando o exato momento que essa experiência aconteceu: v,39 “Era por volta das quatro horas da tarde.

Alguns historiadores dizem que João nessa experiência tinha um pouco mais de vinte anos de idade, portanto quase setenta anos se passaram, João já estava velho com quase 90 anos de idade,  e ainda recordava a hora exata de seu encontro com o Senhor:  “Era por volta das quatro horas da tarde”.

Essa experiência marcante determinou a vida desse jovem, um jovem como tantos outros que buscava um sentido para sua vida, que passava por problemas familiares, crises e dificuldades no dia a dia. Dificuldades que foram forjando seu temperamento, João na convivência com Jesus recebeu o apelido de filho do trovão.

Por três vezes encontramos no Evangelho que João tinha um temperamento muito forte. A primeira vez querendo clamar fogo do céu contra os samaritanos, que eram rivais dos judeus. A segunda vez tendo um ataque de ciúmes, quando um homem que não era dos grupos dos doze estava expulsando demônios em nome de Jesus, e a terceira quando pede para sua mãe ir falar com Jesus para que ele e seu irmão se sentassem um à direita e outro à esquerda de Jesus, quando o Mestre estabelecesse Seu reino. (veja Lucas 9,49; Lucas 9,54; Mateus 20,20-24);

Explosivo, ciumento, possesivo, dominado pelo desejo de poder e cobiça.  Esse é o mesmo homem que no final da sua vida ficou conhecido como o teólogo do amor. O “discípulo amado”, aquele que escreveu um dos versículos mais profundos da Sagrada Escritura (1 João 4,8) Quem não ama, não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é amor.

Esse versículo nos revela que através da continua experiência inicial João passou por um grande processo de cura interior, de amadurecimento, conhecimento de si e de Deus que mudou completamente a sua vida.

A experiência e convivência com Jesus diária, fez João se sentir profundamente amado pelo mestre, essa experiência o foi transformando de o “filho do trovão” em “apóstolo do amor”. João era orgulhoso, ambicioso, ciumento, inseguro, mas quando experimentou o amor de Cristo viu seu coração de pedra ser lapidado por Aquele que nos conhece por inteiro e o chamou pelo nome para lhe dar uma nova história.

Dessa meditação quero tirar três lições:

1-  O amor de Deus não é uma teoria, mas uma experiência concreta. Pessoal.

Deus ama você, e deseja que você o experimente! O conhecimento de Deus não vem por um esforço de nosso intelecto, mas pela abertura de nosso coração;

2-  Essa experiência quando se torna progressiva e continua, nos leva há um profundo conhecimento de nós mesmos, esse conhecimento é o ponto de partida para uma grande obra de cura interior em nossa vida.

3- Somente por essa experiência estaremos capacitados para amar sem medidas, até mesmo nossos inimigos. Só aqueles que são verdadeiramente curados estarão capacitados para amar.

Hoje Jesus faz um grande convite: “Vinde e vede” que possamos ter a ousadia de João que partir imediatamente para conhecer intimamente a Jesus.

Leave a Reply


7 + 3 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas